Fabiana Manfredi é a nova diretora de agências do Twitter Brasil – a executiva Fabiana Manfredi (@fabimanfredi) é a nova diretora de agências do Twitter Brasil. A executiva, que desempenhava a função de diretora de desenvolvimento de contas na empresa desde julho de 2015, será agora responsável pelo relacionamento com agências de publicidade para uso do Twitter em todo o seu potencial e de forma sempre alinhada com os objetivos de negócios das marcas. Em seu papel anterior, Fabiana conduzia a gestão do processo de implementação de campanhas, com otimização de resultados, análises de pós-venda, geração de insights estratégicos e treinamentos relacionados à plataforma. A executiva tem mais de 14 anos de experiência e, antes de ingressar no Twitter, foi diretora-geral de mídia na mcgarrybowen, tendo passado também pela DM9DDB. Em sua carreira em agências, atendeu clientes como Johnson & Johnson, Itaú, ABInbev, Telefônica/Vivo, Microsoft, Intel, Disney Parks, Bradesco, Lupo, Burberry, BRF, Cisco, entre outros.
O bom filho sempre a casa retorna – nesta segunda feira, dia 16 de janeiro, este velho e já famoso dito popular, se fez realidade. Nesta segunda, Nerilda Evangelista, retornou a mídia da Ampla Comunicação e também, Bebel Lacourt, retornou a Agência Fire, agora como gerenciando o tráfego da agência. Boa sorte, meninas…
ABlab nega conceitos da publicidade, enquanto fatura seus primeiros milhões – Fundada em 2015 por Paulo Fernandes, 36, e Hugo Collier, 30, a empresa utiliza a análise de uma montanha de dados para substituir a criação publicitária tradicional, baseada no insight e na criatividade de poucos. Além disso, a empresa dissolveu as hierarquias e trabalha na perspectiva da horizontalidade. “Somos uma agência de business inteligence que entrega publicidade, que é mais legal do que entregar relatórios”, diz Ricardo Martins,(foto) Diretor de Inovação da agência, e completa: “Transformamos a análise dos dados em campanhas de mídia, post, inovação”. Esta abordagem analítica, em oposição à tradicionalmente criativa, é um diferencial competitivo da ABlab.
ABlab nega conceitos da publicidade, enquanto fatura seus primeiros milhões – A agência funciona na perspectiva da horizontalidade. A premissa da gestão horizontal parece algo tirado de um trabalho de conclusão de curso de faculdade: uma empresa sem cargos, onde os profissionais escolhem de quais processos participar. Hugo era sócio da Conversion, uma agência de SEO (a técnica de tornar um site mais facilmente encontrável no Google), e Paulo já foi CEO da Riot Games e diretor comercial da Hive. Eles investiram 500 mil reais (recursos próprios) no novo negócio e lançaram a ABlab em agosto de 2015 propondo, de partida, este modelo alternativo de gestão de pessoas.
Na ABlab a gestão horizontal desde o dia 1 – Hoje, a empresa tem 27 clientes e 33 funcionários contratados em regime CLT trabalhando sem um gestor que lhes cobre as entregas. Alguns cargos até existem, Ricardo é CIO (o Chief Innovation Officer, chefe de inovação). Sua tarefa é garantir que a agência sempre se questione, que a proposta de inovação pelo digital seja prática e não só discurso. O trio de gestores com cargo se completa com Hugo e Paulo, que dividem o papel de CEO (o Chief Executive Officer, diretor executivo). Enquanto Hugo foca na estrutura interna, Paulo atua mais como comercial e relacionamento, voltado para fora da agência. Além da gestão, as áreas possuem líderes técnicos, que vão garantir a qualidade final do trabalho. Não possuem, porém, gerentes ou diretores com funcionários posicionados abaixo de si.
Na ABlab a gestão horizontal desde o dia 1 – A ABlab avalia seus profissionais pela “leitura do ecossistema”, que regula e seleciona quem está gerando valor ou não. Um dos papeis do Hugo é balancear as áreas e funções dos indivíduos dentro delas. Ele é o fiel do ecossistema: acompanha as reuniões das áreas e mensura a participação de cada um nos processos. A demanda dos 27 clientes é grande e a proposta horizontal, na prática, funciona assim: quem fecha o acordo é o comercial (até aí, similar à gestão tradicional). Quando isso acontece, gestores e líderes técnicos se unem para entender a demanda em detalhes. Com o trabalho quantificado, estes apresentam aa demanda às suas áreas: “entrou tal cliente com tal história, quem quer pegar?”. (A partir daqui, fica bem diferente). Os grupos espontaneamente se dividem, sem cobranças. A tarefa a ser entregue é responsabilidade do grupo, e cabe ao indivíduo se posicionar nos processos. É isso que eles chamam “ecossistema”. Desde o dia 1 até hoje, afirmam, está funcionando.
Mercado pet resiste ao cenário de crise e é a aposta dos empresários – Se o cenário econômico atual está desfavorável para negócios nos mais diversos setores, o mercado pet demonstra ser um dos poucos a manter resistência durante a crise brasileira. Em meio a essa conjuntura, os empresários perceberam uma área de atuação com diversas possibilidades de faturamento, criando novos produtos para concorrer no setor. Segundo números da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor cresceu 7,8% em 2015, chegando a R$ 18 bilhões. Considerado um dos mercados em expansão e com inúmeras oportunidades, a indústria pet brasileira passou a ser um grande chamariz para os empreendedores. Novos hábitos de compra e novos modelos de família têm influenciado diretamente esse setor.
Mercado pet resiste ao cenário de crise e é a aposta dos empresários – O Grupo Provale, conceituado pela produção de carbonato de cálcio, barita e única produtora de cimento branco do Brasil, é uma das empresas que está atenta às novidades de mercado e resolveu investir na criação de uma areia higiênica para gatos, chamada de Procats. Segundo o CEO da organização, Emílio Nemer Neto, o objetivo é trabalhar com um produto que atenda à demanda interna e ainda tenha como diferencial a possibilidade de ser exportado para América do Norte e Europa. “Nós constatamos que não existe no mercado mundial a produção de areia higiênica à base de carbonato de cálcio, que é um dos nossos principais produtos. E o segmento Pet Care, que engloba equipamentos, acessórios, produtos de higiene e beleza animal, no qual estamos investindo, é o que mais tem crescido depois do Pet Food, representando atualmente 8% do montante nacional”, explica o CEO.
Coca-Cola Brasil anuncia nova estratégia que unifica as três versões de Coca-Cola – A Coca-Cola Brasil apresentou nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, em São Paulo, os detalhes da nova estratégia mundial de marca única Coca-Cola, que começou com a unificação da publicidade de todas as versões de Coca-Cola e agora tem seu ápice com a mudança das embalagens, novidade que chega ao Brasil este mês depois de estrear em 14 países. Estiveram presentes à coletiva Marcos de Quinto, vice-presidente executivo global e líder global de marketing (CMO) da Coca-Cola Company, e Henrique Braun, novo presidente da Coca-Cola Brasil. Dentro da estratégia, está também o aumento da presença das opções – Coca-Cola regular, zero açúcar e com Stevia e 50% menos açúcares – nos pontos de venda: a empresa anunciou um incremento de 50% na distribuição das três versões em todo o país.
Coca-Cola Brasil anuncia nova estratégia que unifica as três versões de Coca-Cola – Os executivos afirmaram que o reposicionamento aumenta o foco sobre as versões com menos ou zero açúcar. “As novas embalagens das versões de Coca-Cola mudaram para responderem à estratégia de marca única que queremos seguir, não porque assim são mais bonitas. O vermelho no rótulo vai dar mais força e visibilidade às versões zero açúcar e com Stevia. Vai oferecer também mais opções ao consumidor, para que ele possa escolher tomar uma Coca-Cola com menos açúcar com o mesmo prazer do sabor original”, explicou De Quinto.
Coca-Cola Brasil anuncia nova estratégia que unifica as três versões de Coca-Cola – Com a estratégia, a empresa pretende ajudar as pessoas a encontrarem a Coca-Cola que desejam beber. “Vamos garantir bons resultados de negócio, ao mesmo tempo em que atendemos à demanda daqueles que querem equilibrar o consumo de açúcar. E a distribuição vai fazer toda a diferença. Hoje, as versões zero açúcar e Stevia e 50% menos açúcares não têm uma distribuição tão grande no mercado quanto a que a gente verá dentro dessa estratégia. Com o aumento da distribuição das três versões da marca Coca-Cola em 50%, vamos ter nos pontos de venda todas as opções”, garantiu Braun.
Embalagens mundiais de Coca-Cola – Até fevereiro, estarão nos mercados de todo o país as três versões de Coca-Cola em embalagens redesenhadas. O disco vermelho está no centro da identidade visual acompanhado da cor de cada uma: original, toda vermelha; zero açúcar, com preto; e Stevia e 50% menos açúcares, com verde. Foram 18 meses de processo criativo para a equipe global de design, em parceria com uma rede em todo o mundo, chegar ao novo visual. Projetos pilotos foram conduzidos em 14 países, nos quais várias aplicações da iconografia da Coca-Cola foram testadas até se chegar ao visual final, presente hoje globalmente. As agências incluem: BVD, de Estocolmo; Tátil, do Rio de Janeiro; SDL, também de Estocolmo; Moniker, de San Francisco; Hey Estúdio, de Barcelona; e United Design, em São Francisco.
Novo sabor de Coca-Cola zero açúcar – Mas a novidade não está apenas na embalagem. A Coca-Cola Zero, já disponível em todo o país, está com novo sabor, e passa a se chamar Coca-Cola zero açúcar. Sem adicionar ou alterar qualquer ingrediente, apenas com um novo equilíbrio de aromas, chegou-se a um sabor ainda mais atraente para as pessoas que desejam opções sem calorias.
Novas Escolhas, o Mesmo Prazer: campanha de marca única aposta na magia de Coca-Cola – Um garçom se aproxima da mesa de cinco jovens com latas de Coca-Cola original na bandeja. Não era o pedido dos clientes, mas, com truques de mágica, ele corrige o equívoco transformando uma Coca-Cola original em Coca-Cola zero açúcar, outra em Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares, e termina fazendo aparecer uma lata da original na bolsa de um deles. A estratégia de marca única aposta na magia de Coca-Cola para ampliar a conscientização sobre as características distintas das três versões e assim ajudar as pessoas a escolherem a Coca-Cola certa para a ocasião. No filme da campanha, entre uma mágica e outra, as diferenças vão sendo demarcadas. O enredo da campanha, estrelada por Justin Flom, mágico e influenciador digital residente em Los Angeles, reforça o conceito do novo posicionamento que começou em janeiro de 2016 com “Sinta o Sabor” e chega a segunda etapa com o slogan: “Novas Escolhas, o Mesmo Prazer”.
Agência DAVID assina a nova campanha de Coca-Cola – O comercial, com reações espontâneas dos participantes – que não são atores – apresenta as novas embalagens já com o icônico disco vermelho no centro da identidade visual unindo toda a família Coca-Cola. Nas variantes, o disco aparece acompanhado da cor de cada uma: original, toda vermelha; zero açúcar, com preto; e Stevia e 50% menos açúcares, com verde. Pela primeira vez, todas as versões de Coca-Cola estarão unidas por meio de uma roupagem única. A campanha completa de lançamento, criada pela agência DAVID em parceria com a agência Mutato na estratégia de conteúdo para mídias digitais, conta com filme e ações de merchandising em TV aberta, ações customizadas nas principais series de tv paga, divulgação em mídias sociais, ativações em pontos de venda e sampling.
FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA DAVID
TÍTULO: Taste the Magic
DURAÇÃO: 40″
PRODUTO: Coca-Cola, Coca-Cola Zero, Coca-Cola light, Coca-Cola Life
CLIENTE: Coca-Cola
DAVID ECDs: Joaquin Cubria/ Ignacio Ferioli
Head of Global Production: Veronica Beach
Produtor Executivo: Brenda Morrison Fell
General Account Director: Emanuel Abeijón
Account Directors: Lucila Castellani
Creative Director: Nacho Coste
Account Executive: Florencia Scrimaglia
Planning Director: Javier Quintero
Client Production: La verde Pro
Director: Martin Romanella
Production Agency: argentinacine
Executive Producers: Nano Tidone, Laura Passalacqua
Producer: German Escande
Postproduction: Aldo Ferrari
Postproduction House: Pickle House
Color: Pentimento
Sound Design: Elefante Resonante
Music: Taste the Feeling by Conrad Sewell
Client Supervisors: Luis Gerardin, Guillermo Gimenez y Brotons, Alberto Velasco, Diego Luis, Sol Jares Cánovas, Jennifer Dolan
ADAPTAÇÃO E PRODUÇÃO NO BRASIL
AGÊNCIA: DAVID
TÍTULO: Mágico
DURAÇÃO: 30″
PRODUTO: Coca-Cola, Coca-Cola Zero, Coca-Cola com Stevia
CLIENTE: Coca-Cola Brasil
VP DE CRIAÇÃO: Rafael Donato
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Edgard Gianesi
DIRETOR DE ARTE: Jean Zamprogno
REDATOR: Fernando Pellizzaro
PLANEJAMENTO: Daniela Bombonato / Carolina Silva
RTVC: Rafael Rosi/Andrea Cosoleto/Carolina Godoy
ATENDIMENTO: Stefane Rosa / Gustavo Appendino/ Pedro Zetune
MIDIA: Marcia Mendonça/Diego Rolim/Leila Pereira
APROVAÇÃO CLIENTE: Marcelo Pascoa /Florian Haensch/Javier Rodriguez Merino/Adriana Knackfuss/Patrícia Pieranti/Erika Wolthers/Danilo Dualiby/Keila Marconi
Produtora de imagem: Studio Great
Diretor de pos producao : Mauricio Castro
Atendimento: Monica Silveira
3D: Raul Bacchi
Composição e Motion Graphics: Rouse Rafaela
Edição: Ricardo Paul
Produtora de áudio: Satelite Áudio
Diretor de produção: Kito Siqueira
Atendimento: Fernanda Costa e Nicole Bonani