Televisão aberta completa 60 anos de Brasil e Equipe Eventos lança Comunica-ES 2010 e eventos do Prêmio Colibri

PropMark lançou revista especial dos 60 anos da TV Aberta – No próximo dia 18 de setembro, a televisão aberta completa seis décadas no Brasil. O jornal Propaganda e Marketing  lançou edição especial em revista com um pouco da história dos 60 anos da televisão no Brasil. Mostra o desempenho das 8 maiores emissoras do Brasil e porque continuam na preferência do público telespectador e do mercado anunciante.  Traz números do primeiro semestre do ano do bolo publicitário, aferido pelo Ibope Monitor que coloca a TV Aberta com 54% da fatia do mercado, vindo em seguida o meio jornal com 21%; A TV Paga e revistas, com 8%, seguidos de rádio e internet com 4% e a mídia cinema com apenas 1%. Vale conferir  o especial da TV aberta.

Equipe de Eventos lança Comunica-ES – Com organização e promoção da Equipe de Eventos e Studio Brasil, a 4ª Comunica-ES será realizada de 5 a 8 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória, com o tema “Desafios atuais da comunicação”. A Semana integra o XXIV Prêmio Colibri, a VII Feira capixaba da Indústria da Comunicação, o VI MAXIMÍDIA SAT 2010, além do Dia Mundial da Propaganda, que encerra a programação com a entrega do Prêmio Colibri Voto Popular no dia 3 de dezembro de 2010. Uma realização do Sinapro-ES em parceria com a Fenapro, a Semana de Eventos Integrados da Indústria da Comunicação do ES  vai discutir o crescimento do meio digital, a convergência da Internet com outros meios de comunicação e o fim das barreiras entre eles. Mais informações estão disponíveis no site www.comunica-es.com.br, desenvolvido pela Bits, agência digital do Grupo Prix.

Antarctica Sub Zero chega ao Espírito Santo – Fruto de intercâmbio de tecnologia entre Ambev e AB InBev, a cerveja pilsen chega ao estado a partir da primeira quinzena de setembro. Produto tem como diferencial um moderno processo de fabricação: líquido duplamente filtrado a uma temperatura de -2ºC.  Marca reconhecida pela tradição em fazer cerveja, Antarctica movimentou a categoria pilsen no segundo semestre de 2009 ao lançar a Antarctica Sub Zero nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina e no primeiro semestre deste ano no Rio de Janeiro. Espírito Santo é a próxima praça a receber o produto, que estará nos supermercados e bares do estado a partir da primeira quinzena de setembro nas versões lata (350ml) e garrafa retornável (600ml).  O diferencial do lançamento é a combinação de um líquido especialmente elaborado para ser mais refrescante com o seu moderno processo de fabricação, fruto da troca de conhecimento entre o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Ambev e outras áreas de referência da AB InBev. O lançamento oficial aconteceu na noite de quinta feira, dia 9 de setembro, para convidados e jornalistas, no Divino Botequim, ocasião em que estiveram presentes Leonardo Tocci, gerente regional de marketing da Ambev, Ricardo Rolim, diretor regional da Ambev Minas e Espírito Santo e José Bento de Alencar, gerente do Centro de Distribuição Direta de Vitória.

Fotos de Marcio Guimarães

Queiroz Filho é o publicitário do ano do Colunistas Norte e Nordeste  – O empresário pernambucano Queiroz Filho foi eleito  Publicitário do Ano na  35ª edição do Prêmio Colunistas Norte e Nordeste 2010. Atuando como diretor presidente da Ampla, com sede no Recife e com filial em Vitória, no Espírito Santo, preparando a agência para novos vôos, ele integra também a diretoria nacional da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).  “É gratificante receber essa indicação. A Ampla tem uma bela história a contar com vista ao Colunistas Norte e Nordeste. A cada ano, estamos sempre lá, recebendo medalhas de ouro, prata e bronze. Já fomos Agência do Ano. E, nesta edição fomos uma das cinco agências mais premiadas, entre as 18 presentes, de 46 participantes”, lembrou  o empresário.

Queiroz Filho é o publicitário do ano do Colunistas Norte e Nordeste – O publicitário do ano começou a trabalhar na agência em 1981, como mídia. Engenheiro civil por formação, encontrou nessa área a racionalidade que utiliza para comandar a agência com sucesso. De seu pai, Severino Queiroz, fundador da Ampla, herdou o talento para fazer amizades. Na 35º edição do Colunistas Norte e Nordeste 2010, sob o seu comando, foi destaque com duas medalhas de ouro (com peça publicitária de oportunidade para a Pitú, na Copa, e a campanha “Haja Coração” para o Hospital Memorial São José);  duas pratas (com a série “Dança” para a TV Globo Nordeste  e  “Luz Própria” para Celpe) e seis bronze (com a campanha “Nossa Casa” para a Vitarella; “Sereia”; “Luminosos em 3D” e “Verdinha” para a Pitú; “Bicho” para a TV Globo Nordeste e “Humano como você”, para o Hospital Memorial São José). Para conferir as peças premiadas da Ampla, é só clicar no link abaixo.
https://www.ampla.com.br/premio/

Foto de Eduardo Viana

Grupo Boticário está entre as melhores para se trabalhar – O Grupo Boticário está no ranking As Melhores Empresas para Você Trabalhar 2010, das revistas Exame e Você S/A, que realizam a pesquisa – uma das mais respeitadas do Brasil nesta linha – desde 1997. A lista das classificadas foi divulgada nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, em cerimônia realizada em São Paulo, com a participação do diretor de Desenvolvimento e Transformação Organizacional, Henrique Adamczyk, e o gerente executivo de Desenvolvimento Organizacional, Rogério Bulhões. Eles receberam o certificado em nome do Grupo. O ranking, que considera 150 empresas entre 500 candidatas, analisa critérios de estratégia e gestão, liderança, cidadania empresarial, políticas e práticas (carreira, desenvolvimento, remuneração e benefícios, saúde). A principal ferramenta de avaliação é a pesquisa realizada com os colaboradores das empresas participantes.

Core é a assessoria de imprensa da Capcursos – A Core Comunicação acaba de conquistar a conta de assessoria de imprensa do Capcursos (www.capcursos.com.br). A empresa, com 13 anos de mercado, é especializada em cursos de comunicação, tanto em sua sede quanto in company, além de ser parceira de grandes companhias nos processos de seleção de trainees. “Nesses casos, fazemos a avaliação dos candidatos, para verificar a capacidade de se comunicar por escrito”, explica Carolina Castro, que é diretora do Capcursos. O Capcursos oferece cursos de comunicação com foco na escrita, no conhecimento da Língua Portuguesa, com gramática, interpretação de texto e redação. Também disponibiliza treinamentos de comunicação oral, para apresentação em público. As aulas são ministradas para executivos e também para pessoas que buscam mais conhecimento para prestar concursos e vestibulares. O atendimento à imprensa para o Capcursos na Core será realizado pela jornalista Ana Paula Todisco, com coordenação de Lucília Gonçalves. Dirigida pela jornalista Mônica Lobenschuss, a Core está no mercado há 10 anos e traz em seu portfólio grandes marcas nacionais. A equipe da Core também contabiliza 5 Prêmios ABERJE e 5 Prêmios de Comunicação Unimed.

Setor de embalagens cresce no primeiro semestre – Cumprindo o importante papel de nortear a cadeia produtiva de embalagem, e proporcionar referencias macroeconômicas deste setor para o país, a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem divulga o Balanço Setorial do setor embalagem do primeiro semestre de 2010.  O Estudo Macroeconômico da Embalagem ABRE/FGV – é um estudo exclusivo da Entidade realizado há 14 anos pelo IBRE-FGV.  A pesquisa é mais uma ação realizada pela Associação visando o crescimento e desenvolvimento do setor e sua melhor interface com os demais elos empresariais, governamentais e civil. O Estudo ABRE/FGV, comandado pelo coordenador de análises econômicas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros, apresenta o desempenho do setor de embalagem, considerado um dos termômetros da atividade industrial brasileira, no primeiro semestre de 2010. Os dados apresentados mostram que a produção física de embalagem cresceu 16,29% no primeiro semestre de 2010, em relação a igual período de 2009. Para o ano de 2010 a previsão é de crescimento superior a 10%. Em valor,  estima-se que os fabricantes nacionais de embalagem deverão produzir o equivalente a R$ 40 bilhões em 2010. A indústria de embalagem produziu no segundo trimestre de 2010 um volume 6% superior ao fabricado no segundo trimestre de 2008, período imediatamente anterior à crise.

Pedro Utzeri retorna à criação da NEOGAMA/BBH  – O diretor de arte Pedro Utzeri (ex- Fischer+Fala!) acaba de retornar ao time de criação da NEOGAMA/BBH após 5 meses de sua saída. Premiado nos principais festivais nacionais e internacionais, o criativo foi responsável pela direção de arte da campanha criada pela agência para a linha de utilitários da Renault, que conquistou Leão de Bronze em Outdoor no Festival de Cannes deste ano. Além de outros Leões em Cannes, o profissional já ganhou Prêmio Abril, medalhas no CCSP, One Show, Clio, FIAP, El Ojo, Festival da ABP, Festival de Londres e Nova Iorque. Com passagens pela Contemporânea, Publicis, Leo Burnett e Fischer America, Pedro já atendeu Arno, Bradesco, Brahma, Claro, Electrolux, Fiat, GM, Honda, Nova Schin, Renault, Skol, Tim, Vivo, entre outros clientes.

FISCHER+FALA! contrata diretor de interatividade – Profissional acumula mais de dez anos de experiência em comunicação digital.  Mais uma novidade na equipe da  Fischer+Fala!. A agência acaba de reforçar sua equipe com a contratação do Diretor de Interatividade Daniel Gunji. O novo diretor  vem da AG2, onde ocupou o cargo de Diretor de Ativação. Atuou também como Diretor de Estratégias Digitais na Fábrica Comunicação Dirigida e na Addcomm como Sócio-Diretor. O profissional foi um dos responsáveis pela mudança da marca Varig na internet e pelo lançamento do Nissan Sentra e Tiida. Também esteve à frente da gestão da campanha do Prisma Jump (Chevrolet), considerada um dos principais cases da internet brasileira em 2008, segundo a revista Meio Digital. Além disso, foi responsável pela primeira grande campanha online da Reebook, em 2009. Com mais de 10 anos de experiência em comunicação digital, sempre passando pelas áreas de planejamento, mídia e inovação, Daniel realizou trabalhos para marcas como Chevrolet, Bunge, Reebok, Embraer, Nissan, Lancôme, Roche, Chocolates Garoto, entre outros.

Mercado de aventura ganha evento exclusivo – Uma feira exclusivamente para os fabricantes de equipamentos de aventura acontecerá no Anhembi, no mesmo período da Adventure Sports Fair, ou seja, de 23 a 26 de setembro próximo. O “Outdoor Business” é o evento ideal para lojistas, operadores de turismo e uma grande oportunidade para compradores de todo o país conhecerem os lançamentos de produtos para esportes e atividades ao ar livre (outdoor sports). A ideia surgiu no ano passado, após a visita de Dan Templin, presidente da Outdoor Industry Association, patrocinadora da Outdoor Retailer, considerada a maior feira de equipamentos para esportes ao ar livre dos Estados Unidos e voltada exclusivamente para negócios e ganhou força com a adesão dos próprios fabricantes e lojistas que reivindicaram a criação deste espaço exclusivo. E foi ciente disso que, em uma iniciativa conjunta da MG Adventure, organizadora da Adventure Sports Fair, a Brazilian Adventure Society e algumas das principais empresas do mercado de aventura criaram o “Outdoor Business”. A ideia teve uma boa aceitação por parte das empresas e já conta com a presença de grandes nomes do setor de equipamentos e acessórios, como: Curtlo, Solo, Biobike, Trilhas e Rumos, H&C/Camelbak, Kampa, EFX, MultStock, Furgere & Urbem, Caiaker e MTK. Contudo, a lista não para por aí e já tem mais de 30 companhias interessadas e negociando com a organização. A participação no Outdoor Business será restrita aos fabricantes e importadores, que, em estandes padronizados, poderão atender a lojistas, operadoras de turismo e demais companhias do mercado corporativo. A entrada para o espaço não tem custo. No entanto, para ir ao evento é necessário ser comprador e fazer o cadastro pelo www.outdoorbusiness.com.br

Pesquisa revela poder de compra dos evangélicos – A organização da feira Expocristã, que aconteceu entre os dias 7 e 12 de setembro, em São Paulo deixou claro uma verdade:  os evangélicos consomem produtos – e bem. Dados de uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido dos organizadores mostram os hábitos de compras desse público. Por exemplo, 75% têm imóvel próprio e 79% pretendem adquirir roupa esporte nos próximos seis meses. Para trajes sociais, o índice é 68%. Segundo os organizadores, o segmento cristão movimenta em torno de R$ 1 bilhão em produtos por ano. E os investidores não são apenas do Brasil. Por isso, a Expocristã atrai a atenção de quem está disposto a apostar nesse campo. No ano passado, a feira reuniu 153 mil pessoas.  Para o presidente da EBF Comunicações, organizadora da Expocristã, Eduardo Berzin Filho, o comportamento do consumidor cristão está mudando com tempo. Ele está mais exigente e busca marcas de qualidade. “As empresas estão descobrindo o potencial de se investir no segmento cristão. É um segmento fiel, ávido por bons produtos”.  Berzin destaca que empresas como Sony, Som Livre, Ediouro e EMI estão entre aquelas que investem nesse público. Para ele, até 2020 essas pessoas representarão 50% da população brasileira.

Pesquisa revela poder de compra dos evangélicos 2 – Para as marcas interessadas no público, vale a pena conferir mais dados do Ibope. A pesquisa foi realizada com 530 visitantes e lideranças religiosas da feira no ano passado. A margem de erro foi de 4,2%. Do total dos entrevistados, 66% eram homens. A idade média: 34 anos. Em relação à classe social, 56% dos visitantes eram da B e 32% da C. Das lideranças evangélicas, 70% responderam que têm carro e 40% querem adquirir uma TV LCD, de plasma ou LED nos próximos seis meses. No item bens e serviços, 19% dos evangélicos de um modo geral pretendem adquirir celular. E também TV por assinatura (21%) e computador (22%). Mais: 58% possuem cartão de crédito e 50% contam com plano de saúde. Dos entrevistados, 86% frequentam a igreja entre sete e seis vezes no mês. Eles vão a restaurante uma vez por semana (27%) e não freqüentam estádio de futebol (82%). Por outro lado, a música é o instrumento de identificação do grupo: 98% ouvem música com frequência. Além disso, 73% compram livros mensalmente.  A pesquisa aponta ainda que 73% assistem programas religiosos regularmente. Dos líderes religiosos que comandam essas atrações, Silas Malafaia têm 49% da preferência. R.R Soares vem em segundo, com 38%.

Revistas debatem inovação no IV Fórum – Evento da Aner será no dia 14 de setembro com os principais editores do Brasil. São 4,4 mil revistas em circulação no Brasil e uma tiragem superior a 400 milhões de exemplares por ano. Em 2009, de acordo com o Ibope Monitor, foram comercializadas 98 mil páginas de publicidade, volume que representou queda de 7,3% sobre o ano anterior quando as vendas chegaram a 105 mil páginas. Apesar da queda de participação no bolo de distribuição de verba de mídia do País nos últimos anos, agora com 7,8% contra 11% em 2001, o meio revista tem fôlego e espaço para crescer em circulação e também em publicidade. Essa é a opinião de Roberto Muylaert, presidente da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) que se prepara para a edição do IV Fórum no próximo dia 14 de setembro. O tema central será “Inovação em revistas”. Na mesma semana, nos dias 16 e 17, a FIPP (Fédération Intrenationale de la Presse Périodique) promove a Worldwide Magazine Marketplace, uma feira de revistas que vai envolver 300 publishers de 60 países. Muylaert diz que serão 35 stands, dos quais 10 do Brasil. A feira, realizada antes em Dubai, Moscou e Londres, vai permitir a realização de negócios, principalmente contratos de franquia. O Brasil edita títulos internacionais como Playboy, Marie Claire e Vogue, sob licensing, mas os brasileiros têm pouco espaço no exterior.

Revistas debatem inovação no IV Fórum 2 –  “Queremos incentivar a internacionalização dos nossos títulos especialmente palavras cruzadas, títulos relacionados ao futebol, horóscopo e guias, por exemplo. Temos um mercado maduro e podemos vender franquias de nossas revistas para outros países. Não sei quais, mas em uma feira como essa os nomes surgem naturalmente”, destacou Muylaert, enfatizando que o quarto fórum vai debater primordialmente a concorrência entre a impressão em papel e o universo digital. O presidente da Aner vê tom apocalíptico nas previsões de que oferta de conteúdos editoriais impressos estão perto do fim. No fórum, a principal atração será o consultor norte-americano John Wilpers.  Ele organizou a edição do “Innovations in Magazines 2010 World Report” para a Innovatins Media Consulting. “O livro, que será dado de brinde no fórum, faz um balanço de iniciativas inovadoras que aumentam alcance, relevância, faturamento e audiência das revistas”, observou o presidente da Aner. Além de Wilpers, farão palestra Alessandro Gerardi (presidente do Grupo Domo), Edgardo Martollo (superintendente editorial da revista Caras), Frederic Kachar (diretor geral da Editora Globo) e Jairo Mendes Leal (presidente executivo da Editora Abril).

 

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