Conquista Imobiliária aposta em campanhas nas redes sociais para impulsionar vendas
A Conquista Imobiliária, comandada pelos sócios Juliano Capelini, André Caldara e Roberto Mauri, em Linhares, potencializou o uso das redes sociais durante esse período de pandemia e viu a procura por imóveis e propriedades crescer cerca de 50%. Entre as ações desenvolvidas pela empresa está a promoção “Conquista Premiada”, em que, na compra de qualquer imóvel, a cada R$ 30 mil, o cliente recebe um cupom para concorrer a um carro 0km. A campanha publicitária veiculada no instagram @conquistaimobiliaria é desenvolvida pela Dubai Propaganda.
Filme da conquista imobiliária
Privalia inicia campanha em parceria com Habitat para contribuir com mais de 20 comunidades
A Privalia, Flash Sale e outlet digital, em parceria com a Habitat Brasil, criou um canal dentro de suas plataformas para arrecadação de recursos à campanha Não espalhe o vírus, #EspalheSolidariedade. A verba angariada será utilizada para doar itens de higiene e limpeza, cesta básica e água potável, para famílias de mais de 20 comunidades. O objetivo é ter um auxílio assertivo no aspecto central de combate à covid-19: higiene, hidratação e alimentação saudável.
Vencer como um time
Para Fernando Boscolo, Country Manager da Privalia no Brasil, a ideia é se juntar aos mais de 13 milhões de consumidores da marca para contribuir com essa causa e “vencer como um time”. Esse, inclusive, é um dos principais valores da companhia. “É um dever de todos ajudar nesse momento, e queremos usar a relevância da nossa plataforma para trazer um fluxo grande de pessoas que possam contribuir com famílias de baixa renda no enfrentamento do novo coronavírus”, reforça o executivo. Por meio do site ou aplicativo da Privalia, as pessoas podem realizar suas doações de forma simples: basta selecionar a quantia a ser doada, finalizar a compra e o valor é repassado diretamente para a Habitat Brasil.
Multiplan lança campanha “Multiplique o Bem vencendo a COVID-19” para arrecadar doações online e apoiar instituições
A Multiplan, proprietária de 19 shopping centers no Brasil, lançou na quinta-feira (14/05) a campanha “Multiplique o Bem vencendo a COVID-19” com o objetivo de apoiar organizações que atuam em defesa de comunidades vulneráveis à doença. Por meio do site https://multiplan.polen.com.br/multiplique-o-bem é possível escolher uma das instituições selecionadas para ajudar (CUFA, Instituto Fazendo História ou Pequeno Cotolengo) e definir o valor da doação, a partir de R$ 5. O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.
Desde o início da pandemia, a Companhia vem realizando diversas iniciativas em apoio ao varejo e à sociedade no combate ao coronavírus e na redução dos seus impactos. Para aumentar o engajamento na campanha e incentivar doações, os shoppings da Multiplan, que tiveram suas operações temporariamente suspensas devido à pandemia, divulgarão a ação em suas redes sociais. O Multi, superapp dos shoppings do grupo Multiplan, também terá uma página dedicada à divulgação da iniciativa.
Ação é parceria da Companhia com a startup Pólen, que verifica todas as contribuições “Realizamos com frequência campanhas de arrecadação de doações, e agora, mesmo com nossos shoppings fechados, buscamos alternativas para promover essa ação. Melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover o bem estar social fazem parte da essência da Multiplan. A trajetória da Companhia é marcada pelo impacto positivo dos seus empreendimentos, que sempre prosperaram junto com as comunidades que estão no seu entorno”, afirma Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan. A campanha é uma parceria da Multiplan com a startup Pólen, fintech que verifica todas as doações. O Multiplique o Bem é o hub de iniciativas adotadas pela Multiplan com o propósito de contribuir com o desenvolvimento social e a qualidade de vida nas comunidades onde os shoppings da Companhia estão presentes. O Pólen usa a tecnologia para promover a conexão entre empresas e iniciativas de impacto social.
Setor moveleiro se adapta à venda pela internet
Muitos comércios tem se adaptado as vendas online. Mas, um setor, em especial, sofre com algumas dificuldades para se ajustar a este novo formato devido ao comportamento do consumidor. No segmento de móveis, o empresário Joanir Smarçaro, (foto) da Móveis Conquista, explica que os clientes tem uma característica específica, de preferir visualizar o produto de perto, tocando nas peças e conferindo todo o design do produto. “Não temos ainda uma estimativa exata do setor. Mas, no nosso caso, podemos perceber que houve um aumento nas compras pelo site da loja de cerca de 20%. Isso contraria a queda em torno de 75 a 80% das vendas físicas. Então, devido a esta característica do nosso público, mesmo com a nossa plataforma online bem preparada, optamos por fazer agendamentos para atendimentos na loja com dia e horário marcado, obedecendo todas as orientações para a saúde e segurança de todos: funcionários e clientes. Com isso, conseguimos elevar a porcentagem de venda para cerca de 30%, reunindo os dois formatos de atendimento”, destaca. (foto do Joanir Smarçaro )
As compras online neste segmento, antes da pandemia, eram de 5% e já aumentou para cerca de 20%
Mesmo com um grande impacto no setor, o empresário segue otimista e confiante de que a situação deve se resolver e o comércio se recuperar. “Claro que estamos tendo prejuízos com a paralização das atividades. Mas, acreditamos muito numa recuperação rápida, quando houver a reabertura e, possível, normalização dos negócios, pois a nossa empresa trabalha muito com pé no chão, de forma sólida. Ninguém está tão preparado assim, para algo que parou o país e o mundo, mas temos que voltar a investir. Estamos com a empresa sólida e um estoque pronto. Então, a gente deve sentir menos”, afirma. O momento também pede a união entre todos e a marca capixaba, com 39 anos de mercado, está confiante na recuperação do setor e, também, de que tudo isso irá passar. “Hoje, nós temos muito estoque pronto para atender as vendas e contamos também com uma equipe preparada. Estamos orgulhosos com todo empenho e dedicação dos nossos profissionais, que têm se empenhado para manter a produtividade, mesmo em meio as dificuldades deste período. Acho que ainda este ano voltamos a trabalhar normalmente”, acredita.
Finn Nutritive mostra em nova campanha que ser saudável também pode ser uma delícia
Finn Nutritive, o novo complemento nutricional de Finn, com 24 vitaminas e minerais, apresenta sua nova campanha no dia 15 de maio, em horário nobre da TV aberta. Com o conceito “Finn Nutritive. Ser saudável é uma delícia”, o filme explora cenas de appetite appeal que instigam o paladar do consumidor, exaltando uma explosão de sabores com alimentos reais e mostrando que uma alimentação equilibrada e enriquecida também pode ser saborosa. “Nosso maior desafio na comunicação desta campanha era encontrar uma linguagem com bastante appetite appeal e que coubesse em 15 segundos, pois tínhamos que explorar os sabores de Finn Nutritive, justamente um dos grandes diferenciais do produto. Levamos quase 15 horas para produzir as cenas. Além disso, conseguimos extrair essa explosão de sabores por meio de alimentos reais relacionados ao sabor dos produtos, tudo coreografado e com muito appetite appeal”, explica Woody Gebara, Diretor de Criação da My Agência.
Diferencial da campanha é mostrar ao consumidor uma alimentação nutricionalmente enriquecida e com muito sabor
O filme oferece uma explosão de sabores, com tom realista, pois foram criados mecanismos legítimos para fazer as latas de Finn Nutritive caírem em alimentos apetitosos de maneira que provocam uma experiência sensorial, reforçando o conceito da campanha. “O maior diferencial dessa campanha é mostrar ao consumidor que é possível ter uma alimentação nutricionalmente enriquecida e com muito sabor, mesmo com a correria do dia a dia”, complementa Flávio Pioltini, Diretor de Vendas e Marketing da categoria de Nutricionais da Hypera Pharma. Finn Nutritive pode ser encontrado nas principais farmácias, drogarias e supermercados do país.
Filme da campanha de finn nutritive
Ficha Técnica:
Criação: My Agência
MARCA: Finn
PRODUTO: Finn Nutritive
TÍTULO: Explosão de Sabores
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Woody Gebara
HEAD DE CRIAÇÃO: Henrique Jábali
CRIAÇÃO: Gabriella Pimentel, Carolina Cedano
RTVC: Paula Cavalhere
ASSISTENTES DE RTVC: Juliana Rezende, Geovanna Buccini
PRODUTORA: Vetor Zero
DIREÇÃO E DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Roberto Laguna
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Rogério Trabanco
FINALIZAÇÃO: Equipe Vetor Zero
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Alberto Lopes, Sérgio Salles E Francisco Puech
ATENDIMENTO: Rubia Elias
Cantor português inspira campanha “Vai ficar tudo bem” da Iorane
Inspirada pela canção “Andrà Tutto Bene”, do cantor português Cristóvam, a Iorane decidiu criar o projeto “Vai Ficar Tudo Bem”, cujo objetivo principal é espalhar positividade. A primeira ação surge em resposta à pandemia de Covid-19, sustentada nos pilares música, arte, moda e responsabilidade social.
“Essa será uma plataforma social permanente da Iorane, para propagação de mensagens de esperança e de dias melhores, bem como para a defesa de valores e da dignidade humana”, anuncia Gustavo Rabello, CEO da empresa.
Nesse primeiro movimento, a marca convidou a artista plástica Olivia Lambiasi para ilustrar a camiseta da campanha com uma arte exclusiva. O resultado foi um coração com a mensagem-título escrita em seis idiomas. “Busquei simbolizar esse momento de reconexão, onde a cor traz esperança e alegria. Estar presente mesmo estando longe, recomeço para todos nós”, explica.
cantor português
Viver Fraternidade sem fronteiras
O valor arrecadado com as vendas será revertido para o “Viver Fraternidade”, uma iniciativa da Fraternidade sem Fronteiras que ajuda crianças e famílias carentes no Brasil e na África. Com a parceria de 53 ONGs, cestas básicas são distribuídas para 9 mil famílias e 36 mil pessoas em todos os Estados do País. “A campanha da Iorane não só destina renda para o ‘Viver Fraternidade’, mas traz um sopro de esperança em um momento em que estamos lidando com medos e incertezas. A mensagem de que ‘vai ficar tudo bem’ enche nossos corações e nos ajuda a ir além, como parceiros solidários”, diz Andrei Moreira, médico e diretor de Relações Públicas da organização humanitária. O lançamento da campanha chega com um vídeo manifesto da marca, editado por Marlon Brambilla, tendo como trilha sonora a música original que viralizou durante o isolamento social e já conta com milhões de visualizações e streams nas plataformas digitais.
Parceria com a Fraternidade Sem Fronteiras
“’Andrà Tutto Bene’ é uma canção que carrega em si uma mensagem de esperança e união neste momento tão delicado na história da humanidade. Enche-me o coração saber que essa minha pequena mensagem inspirou esta bonita campanha da Iorane, que, em parceria com a Fraternidade Sem Fronteiras, ajudará tantas famílias carenciadas no Brasil e em África. ‘Divided we fight, but united we stand’ (Separados lutamos, mas juntos resistimos), diz a letra”, comenta Cristóvam. O projeto foi concebido junto à Cross Networking, agência especialista em unir marcas e pessoas e que, nesse momento sensível, criou um hub de solidariedade – o Cross Solidário –, do qual a campanha “Vai Ficar Tudo Bem” faz parte. “Essa parceria é apenas o início de uma corrente do bem encabeçada pela Iorane, que ainda vai envolver diversos elos e não tem data para acabar. Estamos mobilizando diversos artistas e influenciadores para fazerem parte dessa onda de positividade”, conta Tati Oliva, sócia-diretora da Cross.
Cross solidário
Com campanha bem-humorada, Omie cutuca concorrência e provoca “dinossauros”
Omie, a maior plataforma em nuvem de gestão para PMEs, acaba de lançar uma campanha 100% digital provocando os ERPs concorrentes e comparando-os com dinossauros. Cheios de burocracia e com alto custo, os demais sistemas são retratados como os seres pré-históricos que um dia habitaram a Terra. Nas peças criadas por seu time de criação interno para veiculação em redes sociais e outras plataformas digitais, a empresa retrata personagens como o Tiradosserio Rex, o Burocracitor e o Custoceratops, que representam os principais pain points identificados pela empresa em entrevistas com clientes vindos de outras empresas, como a concorrente Totvs, Oracle e SAP.
Sistemas de gestão que envolvem burocracia e altos custos saem perdendo, principalmente em período de crise
Por isso, a Omie incentiva: mude para Omie e reduza até 90% de custos com um sistema de gestão integrado, eficiente e intuitivo. Com segurança reforçada e nativo em nuvem, Omie oferece cancelamento sem carência, usuários ilimitados e atualizações grátis para sua rede de mais de 35 mil clientes. Além disso, não precisa ser instalado fisicamente em nenhuma máquina, ao contrário dos ERPs tradicionais que precisam ser alocados em antiquados CPDs (Centros de Processamento de Dados). A empresa destaca que, ao contrário da concorrência, que oferece sistemas lentos e pesados – “especialistas em gerar retrabalho” -, o software da Omie oferece eficiência e agilidade.
Provocando os ERPs concorrentes e comparando-os com dinossauros
“Nesta campanha adotamos um tom propositalmente provocativo, pois acreditamos que a competitividade beneficia o consumidor, em última análise. Queremos deixar claro que essa redução de custos que representamos vem também acompanhada de uma experiência do usuário muito mais intuitiva e de uma preocupação do nosso time de engenharia de software em criar um sistema robusto e redondo, que elimina a necessidade de ‘custos-surpresa’ com consultoria – pois nosso business é verdadeiramente centrado no software – e reduz drasticamente o tempo necessário para a implementação do sistema na empresa”, afirma a diretora de marketing da Omie, Ana Meneguini.
Telhanorte lança movimento valorizando o prazer de viver a casa com otimismo e positividade
A Telhanorte apresenta o movimento “Viva a sua casa”, que tem como principal mensagem a valorização de momentos das famílias em seus lares e o objetivo de promover um movimento diferente. O novo filme, materializado em uma grande campanha, é um verdadeiro convite às pessoas viverem com mais intensidade e de maneira descontraída os momentos em casa, que se tornaram ainda mais frequentes diante do isolamento social nos últimos meses, e que possam contar com o apoio da Telhanorte. “Trata-se de um momento que exige cuidado, mas demanda também de otimismo e positividade, o que é retratado pelo tom alegre da campanha que buscamos desenvolver”, reforça Pablo Satyro, Diretor de Marketing e E-commerce da Telhanorte. A campanha, que estreia em 18/05, engloba TV aberta, por assinatura e nas plataformas digitais. Os filmes, de 60, 30 e 15 segundos, são assinados pela agência Tech and Soul.
A rede de materiais de construção promove um novo movimento e convida as famílias a viverem seus lares de maneira descontraída
Durante o movimento, a Telhanorte também destaca os serviços criados ao longo do período de pandemia que têm como objetivo apoiar os clientes para uma compra segura e para que se mantenham seguros em suas casas. Destaque para o frete grátis para pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde, van itinerante que vai até os condomínios com itens essenciais para pequenos reparos e manutenção, além da venda de produtos a preço de custo. “A mensagem é exatamente a de que as pessoas, mesmo diante de um cenário adverso, devem ficar seguras, mas viver o lar e contar conosco para auxiliá-los. A campanha e o momento em que estamos vivendo retratam de forma muito clara o nosso propósito enquanto empresa, que é facilitar a jornada de obra para aumentar o prazer de sonhar, construir e curtir a casa”, conclui Satyro.
Filme da Campanha:
Ficha técnica:
Agência: Tech and Soul
Cliente: Telhanorte e Tumelero
Campanha: “Viva a sua casa”
Direção de criação: Flavio Waiteman
Direção de arte: Renan Bulgari, Thales Bonfim e Paulo Otaviani
Redação: Daniel Magri e Débora Santiago
Planejamento: Raquel Stein
Atendimento: Claudio Kalim e Liliany Samarão
Mídia: Ana Ventura
RTVC: Daniela Andrade
Produção (agência): Rogerio Gonçalves
Produtora do filme: 7Filmes
Direção de cena: Helio Fontana
Pesquisa de imagens: Marie
Montagem: Rafael Teixeira
Produção do filme: Chico Oliveira
Coordenação de pós-produção: Paula Solano
Motion: Anderson Freitas
Produtora de som: GPS Audio
Produção de som: PC Bernardes
Aprovação pelo cliente: Juliano Ohta, Pablo Satyro e Carla Bitta
WMcCann apresenta nova estrutura de dados
Nos dias atuais, é consenso entre os profissionais de publicidade, propaganda e marketing que os dados vieram para ficar, e sua utilização correta é um grande diferencial na construção de campanhas mais fortes e eficazes. Sua utilização é unânime e ubíqua: todas as áreas de uma agência podem – e devem – enriquecer suas entregas fazendo uso do processo de coleta, análise e interpretação de dados. Este processo, que possibilita novas leituras sobre o negócio de cada cliente, o ambiente social em que ele se encontra, as diversas audiências que ele atinge, dentre outros fatores, não pode ser ignorado por nenhuma delas, sob pena de prejudicarem sua própria sobrevivência.
Área de dados da agência muda para abordar dados de outra maneira, alterando o escopo, a forma de trabalho e o organograma
Se engana quem acha que esta nova ferramenta relegou a criatividade, insumo principal da propaganda desde seu nascimento, ao segundo plano: quanto mais criativo for o seu uso, melhor é o desenvolvimento e resultados das marcas por ela beneficiadas. Para isso, a agência precisa trabalhar não apenas com dados sobre mídia, mas também sobre a própria atuação do cliente e áreas de conhecimento associadas. É essa diversidade que permite que os profissionais desenvolvam olhares e adquiram novas perspectivas sobre assuntos e negócios que já lhe são familiares.
A WMcCann deu o primeiro passo em direção a uma nova abordagem sobre dados
No entanto, apesar de a criatividade ser extremamente importante para o melhor emprego e rendimento dos dados, vemos que, muitas vezes, a área de Business Intelligence fica limitada a atuar apenas como suporte à área de mídia, realizando atividades de pesquisa, social listening, Web Analytics e AdOps. Esta configuração acaba por subaproveitar e podar o grande potencial desta disciplina. Tendo percebido a insuficiência deste modelo, a WMcCann deu o primeiro passo em direção a uma nova abordagem sobre dados. Para abrir novas frentes com seus clientes e melhor atender suas necessidades, a empresa redesenhou sua área de dados e aumentou seu leque de ofertas de serviços, que agora abrange, além de mídia e mensuração de campanhas, o próprio negócio do cliente. Para que isso fosse possível, a agência investiu na contratação de profissionais com experiência em diversas indústrias e vindos de diferentes empresas, como consultorias e empresas de tecnologia. São engenheiros, estatísticos e matemáticos, dentre outros profissionais com background técnico, que aplicam a ciência de dados aos serviços tradicionais de comunicação.
A forma de trabalho também foi atualizada
A WMcCann quer abordar dados do ponto de vista de engenharia, fazendo design e arquitetura de soluções que funcionam hoje e amanhã, não só para um cliente em uma determinada campanha, mas para todos. Para que isso seja possível, as estruturas são pensadas e construídas com visão no longo prazo, para que possam ser adaptadas conforme a necessidade de cada cliente, que, por sua vez, terá o suporte de profissionais com o perfil mais adequado ao seu momento: clientes que já possuem dados estruturados e sistemas integrados lidarão com equipes diferentes daqueles menos maduros nesta questão. Enquanto uns serão atendidos por especialistas que desenvolverão algoritmos, visualizações de dados e insights, outros trabalharão com profissionais capazes de auxiliá-los na criação e arquitetura de suas estruturas de dados.
A área de engenharia viabiliza tecnicamente a coleta, o armazenamento e a integração dos dados
Para se adequar a esse novo conceito e olhar sobre os dados na agência, a área de dados foi dividida em duas partes: Insights e Engenharia. A primeira será responsável por Marketing Science, Web Analytics e Pesquisa de Mídia. Já a segunda se encarregará de DataOps e AdOps. Como isso funciona, na prática? É simples: quando um consumidor compra um produto ou contrata um serviço, esta ação é registrada no sistema do anunciante. Este registro chega até a agência através de uma nuvem construída pela própria. Quem cria, otimiza e dá manutenção a este fluxo é o engenheiro de dados (Engenharia). Já quem utiliza essa nuvem para criar algoritmos que geram segmentos de clientes e calculam o desconto mais atraente para cada um deles é outro profissional (Insights). Em outras palavras, a área de Engenharia viabiliza tecnicamente a coleta, o armazenamento e a integração dos dados na nuvem da agência. A área de Insights, por sua vez, irá analisá-los de forma a fazer recomendações de negócios para clientes. Nessa nova configuração, Social Listening passa a ser realizado por Planejamento, sob comando de Renata Bokel, CSO.
Missão de garantir que a gente trabalhe com metodologias analíticas para solucionar problemas de negócio do cliente
Fernando Cardoso, promovido a diretor de Data Science e Head de Insights da WMcCann, é formado em Engenharia da Computação pela PUC-Rio e NYU. Tendo passagens pela TIM, IBM, Litteris Consulting e Dunnhumby, ele explica seu trabalho na WMcCann: “Minha missão é garantir que a gente trabalhe com metodologias analíticas para solucionar problemas de negócio do cliente. Caso ele precise analisar o resultado de uma campanha, eu devo me certificar de que a gente ofereça um método para entender o impacto de cada mídia nas vendas, e que seja uma metodologia robusta, que funciona hoje, amanhã e para todos os setores dos clientes.”
Deny Watanabe é o novo head de Engenharia
Na WMcCann desde Março de 2020, antes atuou como líder de arquitetura de dados para a América Latina na Real Impact Analytics e na Dunnhumby. Deny possui extensa experiência em liderança e desenvolvimento de soluções analíticas, com participação em projetos para empresas como Grupo Pão de Açúcar, Johnson & Johnson, Novartis, Oracle, Unimed, Santander, Daimler Chrysler, Bank Boston e Caixa Econômica Federal. Executor por natureza e focado em excelência técnica, aceitou o desafio de ajudar a agência a reestruturar a equipe de dados.
Total integração entre as expertises
Com relação aos labs de mídia, cada um possui sua própria estrutura, e o papel dos Diretores de Insights e Engenharia é orientar as equipes sobre quais as ferramentas e metodologias podem ser usadas para cada desafio. Além disso, Fernando irá ajudar na integração entre as expertises. “Meu papel é entender o que está acontecendo com os diferentes clientes e como a gente consegue ajudá-los da melhor forma.” Mas por que apostar nessa mudança? “A melhor campanha publicitária do mundo não seria boa se o preço, a logística, as avaliações do produto não fizerem parte do mix de marketing. Nós queremos auxiliar os clientes a analisar esses e outros fatores relevantes ao negócio, num ambiente cada vez mais fracionado e complexo, com concorrentes locais e um novo estilo de vida”, finaliza André França, vice-presidente de mídia da WMcCann.