Vigor Grego convida celebridades e influenciadores a fazerem suas próprias versões da campanha #EsseMomentoÉMeu

Vigor Grego convida celebridades e influenciadores a fazerem suas próprias versões da campanha #EsseMomentoÉMeu

Visando dar continuidade à campanha #EsseMomentoÉMeu, lançada por Vigor Grego para apresentar seu novo posicionamento, a marca conta agora com celebridades e influenciadores incentivando o público a tirar um momento só seu durante a correria diária. A ação celebra a nova assinatura da marca, que valoriza o prazer de tirar um tempo para uma atividade gostosa, seja para ouvir música, assistir a uma série, ler um livro ou deliciar-se com um iogurte grego. Criada pela SunsetDDB, a estratégia conta com as celebridades Deborah Secco, Fernanda Gentil e Agatha Moreira, que vão compartilhar suas rotinas por meio de seus perfis no Instagram, contando o que fazem quando param para respirar e renovar as energias.

 

Vigor anuncia promoção especial da linha valendo diversos prêmios

Somando-se a esse time, os criadores de conteúdo Rafael Portugal, Camilla de Lucas e Fernando Schlaepfer colocarão a criatividade em prática e farão uma releitura dos vídeos da campanha da marca adaptados à sua rotina, mostrando também o que fazem nos momentos em que param para uma atividade diferente. A iniciativa, que agora se destaca nas redes sociais, faz parte de uma campanha macro, com estratégia cross-channel live e multiplataforma, que conta com of home. Para divulgar o novo conceito, a marca está veiculando dois filmes: “Pausa no Trabalho” – que mostra uma mulher no escritório com tarefas diversas e que, antes de dar sequência à sua agenda de compromissos, saboreia um Vigor Grego e segue para uma reunião – e “Pausa sem as Crianças”, com roteiro que mostra um pai que abre um iogurte Vigor Grego, após colocar a filha na cama para dormir.

Link para o filme “Pausa no Trabalho”:

Link para o filme “Pausa sem as Crianças”:

Vem aí a promoção #EsseMomentoÉMeu

No contexto da campanha, a Vigor anuncia a nova promoção #EsseMomentoÉMeu projetos de conteúdo em TV aberta e por assinatura, lives, patrocínios, mídia avulsa, ações no digital e mídia out a ser iniciada a partir do dia 02 de setembro até 31 de outubro. Na compra de 4 produtos da linha Vigor Grego, os consumidores poderão concorrer a R$ 3 mil reais todos os dias e a mais de 2.000 prêmios instantâneos. Para participar, basta escanear o QR CODE na nota fiscal eletrônica ou cadastrar o cupom promocional no site  promocaovigorgrego.com.br, ganhar números da sorte a cada 4 produtos cadastrados e assim, concorrer todos os sábados no sorteio da loteria federal. A promoção é válida em todo o território nacional.

 

Diversão em Cena ArcelorMittal Online apresenta a “Hora da Diversão”, domingo, dia 6

O Diversão em Cena ArcelorMittal Online traz uma novidade para seus espetáculos: o “Hora da Diversão”, produzido pela Cyntilante Produções. A atração reúne teatro, música, brincadeiras e jogos online com a participação ao vivo do público.  A transmissão será no dia 6 de setembro, (domingo), às 16 horas, pelo Facebook (Facebook.com/Diversao EmCena) e YouTube (youtube.com/c/FundacaoArcelorMittal). Com forca, jogo da memória, caça-palavras, quebra-cabeça, palavras cruzadas, entre outras atividades nas áreas de cultura, esporte e educação, a atração foi concebida para entreter e divertir as crianças de forma educativa. Os interessados em participar devem se inscrever previamente até o dia 4 de setembro, no link https://bit.ly/hora-da-diversao. A participação é restrita para crianças entre 8 e 12 anos que serão sorteadas ao vivo pelos apresentadores e poderão entrar nos jogos com o uso do celular.

 

 Multivix realiza jornada online de Medicina e arrecada doações para o JuntosES

 A Faculdade Multivix irá realizar o primeiro evento online idealizado por um Centro Acadêmico do Espírito Santo: a Jornada de Medicina de Emergência de Vitória – ES 2020 (Emergen.Vix Online 2020). O evento gratuito acontecerá nos dias 04 e 05 de setembro e contará com lives com simulações realísticas no Instagram e palestras no YouTube sobre a abordagem de emergência capixaba. Também arrecadará doações que serão destinadas ao projeto JuntosES. O Emergen.Vix 2020 é um evento anual de sucesso entre os estudantes de Medicina do Espírito Santo e, neste ano, se adaptando aos tempos de pandemia e isolamento social, será realizado em formato virtual. Dentre os temas que abordará estão o panorama da Covid-19, a diferença entre ser médico plantonista e médico emergencionista, Girl Power na Emergência, Soft Skills e muitos outros.

 

O evento será palco de informação e debate científico acerca dos temas mais atuais e relevantes sobre emergência, com profissionais que são referência nacional

O evento será palco de informação e debate científico acerca dos temas mais atuais e relevantes sobre emergência, com profissionais que são referência nacional como Luciano Azevedo (médico intensivista, professor da USP e Superintendente de Ensino do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa), Júlio Alencar (médico e pesquisador do Pronto Socorro de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e Paulo Ladeira (médico da UTI do Hospital Sírio-Libanês e do Pronto Atendimento do Hospital Albert Einstein), entre outros. 

 

Ideia é trazer mais sobre a vivência da medicina dentro das emergências dos hospitais  Maria Emilia Nogueira Viana, aluna do 8ª período de Medicina e presidente do CADOM (Centro Acadêmico do curso de Medicina da Multivix), ressalta que a proposta é levar aos participantes mais do que o que se aprende em livros e salas de aula. “A programação foi pensada de forma dinâmica, para alcançar desde os que estão tendo o primeiro contato com a medicina até os profissionais mais experientes. Nossa ideia é trazer mais sobre a vivência da medicina dentro das emergências dos hospitais. Nós entendemos o momento vivenciado agora no mundo e, por isso, projetamos o evento além da missão de levar tecnologia e densidade de conteúdo e atualidade à comunidade científica”, afirma. Quem quiser participar pode encontrar informações sobre programação, inscrição e página de exibição no endereço do Instagram @cadom.medvix.

 

Ação Social e o evento 2020

O Emergen.Vix 2020 também traz o compromisso de atuar no campo social e sensibilizar a sociedade para o auxílio aos mais afetados pela crise econômica instalada. Para isso, o evento será gratuito e atrelado ao projeto JuntosES, que já ajudou mais de 1900 famílias afetadas pela pandemia na Grande Vitória. O evento é uma realização do CADOM (Centro Acadêmico do curso de Medicina da Multivix) e conta com os apoios da ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina e Emergência) e Secretaria de Saúde do Espírito Santo. Contará com suporte de Tadeu Penina e Pedro Onofre, diretor executivo da Multivix e coordenador do curso de Medicina da Multivix, respectivamente; além de parceria com a Residência Médica de Emergência Multivix no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

 

Somente neste ano 500 toneladas de lixo irregular foram recolhidas pela Eco 101

Jogar lixo pela janela do carro em uma rodovia não é apenas um ato de desrespeito ao meio ambiente. É também um risco à saúde e vida das pessoas. Quando jogamos restos de comida, por exemplo, podemos atrair animais para a pista, o que pode causar graves acidentes. Objetos de metal podem ser arremessados pelos pneus de carros e caminhões em outros veículos, danificando a lataria ou até mesmo ferindo os passageiros. Uma bituca de cigarro pode iniciar um grande incêndio. Mas, além disso, o descarte irregular de lixo pode prejudicar a estrutura da via, obstruindo o sistema de drenagem, causando alagamentos e comprometendo o corpo estradal.

 

 

 

O lixo atinge o sistema de drenagem da rodovia

Neste ano, até o mês de julho, a Eco101, concessionária que administra a BR-101/ES-BA, já recolheu 500 toneladas de lixo e entulho no trecho da rodovia em concessão. Em todo o ano de 2019 foram recolhidas 661 toneladas de entulho e resíduos descartados irregularmente. Para a coordenadora de Obras de Conservação da Eco 101, Cristiana Magalhães de Oliveira, este é um número preocupante, pois quando o lixo atinge o sistema de drenagem da rodovia, entope as canaletas e, consequentemente, as caixas de captação da água da chuva. Assim, quando ocorrem enxurradas, a água não escoa, pode invadir a pista e provocar graves acidentes.

 

 

Até um cardume de peixes mortos que foram descartados próximo à margem da rodoviaMas, apesar de boa parte do lixo ser arremessada pelos usuários de dentro dos carros, os pontos mais comuns de descarte são os próximos às áreas urbanas. Nas regiões no entorno dos municípios de Serra, Viana, Cariacica, São Mateus, Linhares, Jacupemba e Jaguaré, o volume de retirada de resíduos é maior. Os principais materiais recolhidos são entulhos de obras de toda natureza, sacolas plásticas, garrafas pet, papelão, fraldas descartáveis e outros. A coordenadora lembra também que em meio aos objetos descartados irregularmente tem também objetos estranhos, como fogões, camas e sofás. “Algo que nos chamou bastante a atenção foi quando recolhemos um cardume de peixes mortos que foram descartados próximo à margem da rodovia”, recorda Cristiana, que reforçou ainda que todo o lixo recolhido pela concessionária é descartado em local adequado (licenciado) pelas empresas de conservação.

 

 

 

Sanções previstas no Código de trânsito

Arremessar lixo em uma rodovia é considerado infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa e perda de quatro pontos na Carteira de Habilitação. Dependendo do volume de dejetos abandonados, o motorista pode responder a processo por crime ambiental. O motorista consciente deve guardar as embalagens utilizadas ao longo de sua viagem dentro do próprio veículo e descartá-las quando chegar ao seu destino. O lixo também pode ser descartado em uma das bases de atendimento ao usuário, o SAU.

 

 

Veja alguns danos que podem ser causados pelo lixo 

 

– Pneus, caixas e eletrodomésticos podem causar acidentes de trânsito se deixados na rodovia;

– Lixo com restos de alimentos atraem animais, até mesmo de grande porte, o que pode ocasionar acidentes;

– Animais que estão em crescimento podem sofrer atrofias, botulismo ou sufocamento por conta de ingestão de plástico ou alimentos impróprios;

– Latas, garrafas e outros objetos com fundo côncavo têm efeito de lente e, com o reflexo do sol, podem iniciar focos de incêndio.

 

Ações realizadas pela concessionária

 

– Campanha de conscientização do usuário;

– Lixeiras instaladas nas 12 bases de atendimento ao usuário, disponíveis 24 horas;

– Cercamento de áreas para evitar novos pontos de descarte;

– Monitoramento 24 horas de todo o trecho sob concessão;

– Limpeza de áreas identificadas com resíduos;

– Busca de parcerias com as prefeituras para tratamento de pontos de descartes viciados.

 

 

Ferrero retoma ação sazonal de Nutella com o segmento food

A comida como válvula de escape na quarentena promoveu um aumento exponencial de vendas nos supermercados de certos itens para preparo de bolos, doces e pães em casa. A Nutella, creme de avelã mais famoso do mundo, não ficou de fora e ampliou as unidades comercializadas em 312% entre a primeira semana de março (antes do início da pandemia de coronavírus) e a primeira de abril (já durante o isolamento social), segundo a empresa Horus. E, agora, a Ferrero passa a atacar o segmento de food com sua embalagem de 3kg.


Foco da marca nos pontos de venda alimentares para facilitar rotina de confeiteiros 

Em parceria com a Smollan iTrade, empresa internacional de soluções para o varejo, a marca iniciou uma campanha sazonal focada em visitas de promotores especializados em padarias e confeitarias para que os profissionais conheçam e se beneficiem da nova roupagem do produto para produções de média e larga escala. A ação tem o objetivo não apenas de incentivar a venda direta a partir do seu e-commerce exclusivo, mas também de aproximar esse público potencial por meio da distribuição de brindes – como a miniatura de Nutella desejada pelas pessoas – e também da disponibilização de receitas que podem ser usadas para a criação de novos produtos pelos estabelecimentos. O novo produto e as visitas podem ser agendadas por meio do site https://www.ferrerofoodservice.com.br/.

 

Natura celebra consultoras em nova campanha

Buscar conhecer a origem do produto e quem está por trás de sua venda é um ato de cuidado e consciência. Para mostrar como toda escolha de compra pode afetar a vida de não só uma, mas de várias pessoas, a Natura lança campanha em que enaltece as histórias de suas consultoras de beleza. Com criação da agência África, o novo filme de “Rede de Afeto” inicia uma nova fase de comunicação focada nas consultoras de beleza, porta-vozes que compartilham a essência da Natura com consumidores de todo o Brasil. Narrado por um manifesto, o filme apresenta consultoras e consultores da empresa, com destaque para seus rostos e nomes. O objetivo é mostrar que a marca é feita de sua rede de afeto e por esta mesma rede, com suas histórias de vida e sonhos. Desta forma, cada consultora constrói uma Natura única para si e suas clientes.

 

Comunicação enaltece a “Natura” de cada consultora

Em uma das narrações, a conversa é destinada ao público que escolhe comprar por uma consultora. “Quando você escolhe comprar da Natura, você escolhe comprar da Dani, da Ana, da Fabi e da Carla. São várias Naturas dentro da Natura. Cada uma delas é um mundo. E para nós, todo mundo importa”. Em outro momento, a comunicação é endereçada especialmente à rede de consultoras. “Apostamos que todas as suas clientes já chamam você de Dani da Natura, pela relação que vocês criaram. Mas, para nós, o que importa é a Natura da Dani. Porque é você, Dani, que junto da Ana, da Carla, do Edu e da Luisa, fazem a Natura ser o que é. E cada Natura é feita de histórias e sonhos próprios”.

 

Incentiva o consumidor final a conhecer quem está por trás dos produtos da marca 

Para dar mais voz a esse público, além do filme para as redes sociais, comunicação interna e ativações no digital, a marca criou uma landing page exclusiva, chamada “páginas laranjas”. Nela, as histórias de cem consultoras serão contadas por áudios – gravados por elas mesmas – e ilustrações, sendo possível acessar a loja virtual de cada uma. “Para nós, é fundamental contribuir com geração de impacto social, econômico e ambiental positivo por meio do nosso negócio. Por isso, celebramos a nossa rede de afeto, composta pelas consultoras de beleza. Elas formam essa gigantesca rede de pessoas mobilizadas por esse mesmo propósito”, afirma Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura.

 

Essa é a primeira fase da campanha prevista até o final de setembro

Mês dedicado às Consultoras no calendário da companhia. Ao longo das próximas semanas, a Natura pretende aquecer o assunto tanto em sua rede interna quanto com consumidor final. A comunicação ainda contará com três mini-docs sobre histórias inspiradoras de consultoras da rede (dois para Brasil e um para América Latina hispânica), todos com ilustrações feitas pelo artista Giovanni Flores e narração do cantor Emicida. O artista também participará das demais ativações da campanha ao longo do mês.

 

 

Saudade de Big Mac é o tema da nova campanha do Méqui

A saudade de Méqui já é uma constante na vida de muitos consumidores e a marca sabe que, para aplacar esse sentimento, só o sanduíche mais famoso do mundo. Por isso, o Big Mac é a grande estrela da nova campanha, que chega para mostrar que o eterno número 1 continua sendo a primeira opção dos fãs. Para essa nova comunicação, a agência DPZ&T criou um filme que resgata o icônico jingle do Big Mac e é estrelado por Fernanda Paes Leme. A nova comunicação está no ar desde terça feira, 1º de setembro, mesmo dia em que a rede passou  a oferecer o Duplo Big Mac e as edições limitadas do molho especial, em frascos de 190g e potes de 23g. O novo sanduíche e os molhos estarão disponíveis nos restaurantes do Brasil.

 

Estreia acontece ao mesmo tempo que o Duplo Big Mac e os frascos de molho especial chegam aos restaurantes

Para o delivery, a marca fechou uma parceria de exclusividade com o Uber Eats de 1º a 6 de setembro. “Sabemos que nossos consumidores estão com saudade do Méqui e dos bons momentos que vivenciam em nossos restaurantes. Por isso, decidimos atender um pedido que escutamos com muita frequência: oferecer a possibilidade de adquirir o famoso molho especial do número 1. Para nossa comunicação estamos indo além, mostrando que o amor pelo Big Mac é tão grande que, quando bate a saudade, não adianta, ele será sua primeira escolha”, destaca João Branco, CMO do McDonald’s Brasil.

 

Campanha assinada pela agência DPZ&T 

A campanha nasceu de uma situação comum para quem costuma ir ao Méqui: ficar na dúvida do que pedir e, muitas vezes, acabar não A campanha nasceu de uma situação comum para quem costuma ir ao Méqui: ficar na dúvida do que pedir e, muitas vezes, acabar não resistindo ao Big Mac. No comercial, produzido pela Prodigo Films e dirigido por Laga Vilanova, Fernanda Paes Leme estaciona seu carro e vai ao Méqui cantarolando o jingle famoso do Big Mac, mas adaptando a letra para sua indecisão sobre qual sanduíche escolher. Sentada à mesa, já com seu Big Mac em mãos, a locução expressa o que todos estamos sentindo no momento: “Saudade de um Big Mac, né, Fe?”

 

Campanha conta com desdobramentos no ambiente digital 

Além do filme para TV, a campanha conta com desdobramentos no ambiente digital com a participação de Fernanda Paes Leme, assim como material de ponto de venda, mídia exterior e ações com influenciadores afinando instrumentos com inspiração no jingle do Big Mac, postando conteúdos sobre saudade e recebendo kits com os molhos especiais. Participam nomes como Lucas Lima, Vitor Kley, Gabi Luthai, Léo Picon, Christian Figueiredo, Jeniffer Nascimento, Lívia Inhudes, Rafa Freitas, Mateus Aguiar, Lucas Sugarrluck, Gabi/Cesar, Mariana Araujo, Barbara Kulaif, Felipe Vilarim, Fernando Cavinato, Juliana Arv e Bom dia Leo. Para acompanhar as novidades do Méqui, acesse https://www.mcdonalds.com.br 

 link do filme de Mcdonalds_méqui

Ficha Técnica

Agência: DPZ&T Comunicações S.A.

Título: Saudade

Duração: 30″

Cliente: Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda

Produto: Institucional

Direção Geral de Criação: Rafael Urenha

Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder, Rafael Ziggy

Direção de Criação: Raphael Quatrocci

Supervisão de Criação Digital: Thaís Lapastini

Criação: Hélio Maffia, Leandro Vilas, Bernardo Silveira, Marcelo Carvalho, Sofia Calvit

Atendimento: Ana Coutinho, Anita Souza, Carolina Rangel, Gionanni Napoli

Aprovação do Cliente: João Branco, Lariane Duarte

Mídia: Paulo Ilha, Kaline Lessio, Mariana Gomes, Guilherme Pereira, Camila Forti

Planejamento: Fernando Diniz, Jade Romano, Paula Gardinalli, Lilian Cossi, Thalita Vitali, Leonardo Moura, Sabrina Santos

Engajamento e Influência: Patricia Capuchinho, Didi Blanco, Gabriela Olsen, Guto Kneipp e Giovanna Maracajá

Projetos: Marcos Yamamura, Felipe Rodriguez, Eduardo Danesin

RTV: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Camila Carrieri, Guilherme Silva, Sthefany Nascimento, Ana Ananias e Fernanda Assato

Produtora de imagem: Prodigo Films

Direção de Cena: Laga Villanova

Produtor Executivo: Francesco Civita, Chico Pedreira, Daniel Batista

Assistente de produção executiva: Rebeca Broncher

Coordenação de produção: Nathalie Gautier, Bruna Fernandes

Assistentes de Direção: Iuri Santos / Gusmão

2° Assistente de Direção: Isabela Liporino

Diretora de Fotografia: Fe Oliveira

Diretor de Produção: Alberto Khoury

Assistente de Produção: Leticia Xavier, Patricia Nagaoka

Stylist FePA: Marcell Maia

Coordenação de pós-produção: Tutu Mesquita e Priscilla Paduano

Assistente de pós: Everson Martins

Montagem: André Dias

Pós-produção: Prodigo Films

Finalizador: Georges Sakamoto

Correção de cor: Caio Antonio

 

Trilha Sonora: Saudades / Big mac

 

Produtora de áudio: Lucha Libre Áudio

 

Finalização de áudio: Equipe Lucha

 

Executivo/Atendimento: Thais Urenha

 

 

Vivo cria movimento sustentável para recolher mais de 9 toneladas de resíduos eletrônicos

Empresa neutra em carbono e comprometida em gerar impacto positivo no meio ambiente, a Vivo lança um movimento para estimular o consumo consciente e a sustentabilidade. Na campanha Recicle com a Vivo, lançada esta semana, a marca convida a sociedade a refletir sobre as ações necessárias para tornar o mundo mais sustentável e incentiva o descarte correto do lixo eletrônico, que pode ser feito diretamente nas lojas da Vivo. Com o mote “A Vivo cuida do seu lixo eletrônico e juntos cuidamos do meio ambiente”, a marca quer engajar o consumidor a fazer parte desse movimento, ampliando a destinação correta e a reciclagem de materiais como aparelhos de celular, cabos, tablets e notebooks no Brasil. Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020 da ONU, o Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão.

 

Em 2019, o programa Recicle com a Vivo recebeu o equivalente a 113 mil itens, entre celulares, cabos e baterias 

“Como marca comprometida com a sustentabilidade e conectada a assuntos relevantes e atuais, queremos envolver os consumidores e engajá-los na reciclagem de resíduo eletrônico, que é de grande relevância para o planeta”, revela a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze. Em 2019, as lixeiras do programa Recicle com a Vivo receberam o equivalente a 113 mil itens eletrônicos, entre celulares, cabos e baterias. Com esse novo projeto, o objetivo é ampliar em pelo menos 20% este volume em 2021, fortalecendo as iniciativas da Vivo voltadas ao consumo responsável.



Vivo reforça iniciativa para engajar a sociedade na reciclagem do lixo eletrônico 

O movimento será apresentado ao público em uma nova campanha que convida as pessoas a participar dessa iniciativa e mostra como o descarte consciente e correto pode ser acessível em todas as lojas Vivo. A novas lixeiras estarão presentes nas lojas em todo o Brasil com uma nova identidade visual para o programa “Recicle com a Vivo”. Ações com influenciadores e grupos de afinidade nas redes sociais também fazem parte da estratégia de divulgação. Toda a identidade visual do movimento é uma criação da agência Africa.

A previsão é ampliar em pelo menos 20% a captação e destinação adequada de resíduos eletrônicos no programa Recicle com a Vivo em 2021

A Vivo foi pioneira no setor a implantar, ainda em 2006, um programa de logística reversa, o Recicle com a Vivo, e oferecer aos clientes e não clientes a coleta e destinação de equipamentos eletrônicos que estão sem uso. Por meio da iniciativa, a empresa mantém pontos de coleta disponíveis em lojas e revendas em todo o País e dá aos consumidores a opção pelo consumo responsável. Desde que foi implantado, o programa já recolheu quase 5 milhões de itens, sendo mais de um milhão de celulares e garantiu a destinação adequada de 111 toneladas de resíduos, que voltam para a cadeia produtiva sob a forma de matéria prima para produção de equipamentos como novos cabos e baterias.



O valor que resulta da reciclagem do lixo eletrônico é destinado à Fundação Telefônica Vivo  “O movimento pela economia circular ganha ainda mais relevância à medida em que o consumo aumenta e os recursos naturais tornam-se cada vez mais escassos”, afirma a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. “Como empresa atuante em Governança Ambiental, Social e Corporativa, a Vivo cumpre seu papel de forma eficiente na cadeia produtiva e alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, revela a executiva. O valor que resulta da reciclagem do lixo eletrônico é destinado à Fundação Telefônica Vivo, que desenvolve projetos de formação e fluência digital voltados para educadores e alunos.

Filme da vivo_descarte


Como Funciona o Descarte

Em todas as lojas da Vivo é possível encontrar lixeiras identificadas para o descarte de resíduo eletrônico. Qualquer pessoa, sendo ou não cliente Vivo, pode descartar cabos, celulares, baterias e carregadores que não utiliza mais. A operadora recomenda que antes de deixar seu smartphone, o consumidor remova o SIMCARD e todos os dados pessoais do aparelho, como mensagens, fotos e vídeos, garantindo assim a privacidade dos seus dados. Clientes dos serviços de banda larga e TV por assinatura também podem levar às lojas Vivo equipamentos como modem/roteador e decodificadores. Neste caso, é necessário preencher um Termo de Devolução junto ao Consultor de Venda na loja. https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/resolva-agora/devolucao-de-equipamentos



Outras iniciativas e o Vivo Renova

A Vivo mantém ainda diferentes iniciativas de estímulo ao consumo responsável para permitir aos clientes e não-clientes uma experiência cada vez mais sustentável dentro das lojas e ao consumir produtos e serviços da operadora. No programa Vivo Renova, clientes que querem trocar seu aparelho em bom estado por modelos mais novos podem optar pelo programa que oferece descontos em smartphones mediante a entrega do aparelho usado. Em 2019 foram recolhidas neste programa 16,7 toneladas de aparelhos, o equivalente a 114,5 mil itens. Desde o início do projeto em 2013, quase 300 mil celulares foram substituídos, um total de 41,60 toneladas. Os aparelhos em bom estado são recondicionados e comercializados por empresa parceira no mercado de usados. Dessa forma, a Vivo amplia o acesso dos clientes às novas tecnologias e dá ao equipamento usado uma destinação adequada.



Selo Ecorating para smartphones

A Vivo foi pioneira em trazer para o Brasil o selo EcoRating, que classifica com uma nota de 0 a 5 o impacto ambiental dos smartphones considerando mais de 100 critérios socioambientais. A avaliação, desenvolvida pela ONG Forum for The Future, do Reino Unido, disponibiliza aos clientes uma opção de compra mais sustentável. Atualmente, a Vivo possui mais de 130 modelos de aparelho com o selo EcoRating em seu portfólio.



Acessórios Sustentáveis

Da mesma forma, a Vivo oferece produtos sustentáveis no segmento de acessórios, que vão desde capinhas biodegradáveis para smartphones, feitas a partir de resíduos de materiais naturais como cascas de cebola e cenoura, serragem, aveia e terra, que se decompõem na natureza em até 1 ano após o descarte -, até soluções inteligentes que auxiliam no consumo de energia elétrica, como plugues e adaptadores de tomada inteligentes, smart lâmpadas wi-fi, controle remoto smart. Eles permitem que o cliente acione ou desligue os equipamentos de sua casa de qualquer lugar, via aplicativo instalado no smartphone.



Venda Sustentável e Conta Digital

A Vivo também oferece aos clientes a Venda Sustentável, na qual os contratos são assinados de forma digital por meio de tablets. Os clientes podem acessá-lo a qualquer instante pelo app Meu Vivo ou ainda recebê-lo por e-mail. Da mesma forma, a Vivo incentiva que o cliente opte por receber sua fatura na opção Conta Digital, o que reduz drasticamente o consumo de papel e ainda pode resultar em bônus de internet no celular dos clientes. As lojas da Vivo também já trabalham com o sistema de Paper Less, com vitrines digitais para comunicar as ofertas dispensando, o uso de papel na positivação, folders ou contratos.

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