Amigos Imaginários ganham protagonismo em nova campanha do Banco do Brasil – “É bom ter um amigo para te ajudar a realizar” é o novo mote da campanha do Banco do Brasil para o terceiro trimestre de 2022. Agora, os Amigos Imaginários em 3D, já conhecidos por marcarem presença em campanhas anteriores da marca, ganham protagonismo na comunicação da instituição, oferecendo o uso do cartão Ourocard como uma alternativa para que os brasileiros realizem seus desejos. Assinada pela WMcCann, a nova campanha tem como principal objetivo reforçar o compromisso do Banco em estar presente na vida dos consumidores, com soluções financeiras que os ajudem a realizar desejos.
Com tom otimista e foco na realização dos desejos dos brasileiros, BB estimula uso de seus cartões Ourocard – A ideia é aproximar o público das narrativas reais que os Amigos Imaginários apresentam aos seus tutores. Criados em 3D e com visual inspirado no multiverso, os personagens trazem bom humor, otimismo e tecnologia, demonstrando como a marca vem inovando em sua comunicação. “As funcionalidades do cartão Ourocard são diversas, e nós encontramos nos Amigos Imaginários uma maneira de apresentá-las gerando conexões reais e oferecendo inúmeras possibilidades para que as pessoas realizem seus sonhos de forma positiva e empática. Além de promoções, oferecemos pontos, milhas, cashbacks, e muito mais, e queremos que os consumidores conheçam essas vantagens”, explica Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.
A campanha conta com a participação da surfista Silvana e de influenciadores gamers – No ar desde terça-feira, 16, a campanha conta com a participação da surfista Silvana e dos influenciadores gamers Anaxisdê, David Tavares, Gargula-ex, Ithuriana e Marottah, que tem os seus sonhos e desejos transformados em realidade, ao lado de seus Amigos Imaginários, graças às possibilidades que o Banco do Brasil oferece. “O Banco do Brasil vem construindo uma conexão com os consumidores, especialmente com os mais jovens, pela sua comunicação mais inovadora. Criamos uma campanha otimista, que fala sobre a importância de ter alguém para te ajudar a realizar, focando aqui na presença dos Amigos Imaginários, que nada mais representam do que os desejos mais profundos e sinceros dos nossos personagens. Nesta etapa da campanha, eles conquistam o território, fazendo uma alusão de que os desejos estão cada vez mais próximos de se tornarem realidade”, comenta Patricia Andrade, VP executiva, diretora-geral de Brasília e head of Growth da WMcCann.
A campanha ainda conta com um pilar promocional – Além de uma estratégia de mídia focada para o digital com a participação do squad de influenciadores, a campanha conta com filmes de 30” e 15” com veiculação de abrangência nacional em TV aberta e payTV, além de desdobramentos para mídia exterior. A campanha ainda conta com um pilar promocional, tendo desdobramento na ação chamada “Imagina você no catar”. A promoção, que fica no ar até dia 30 de setembro, oferece aos clientes Ourocard Visa a oportunidade de ganharem 16 pares de ingressos com acompanhante para a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 e outros prêmios. A cada R$ 30 em compras, o cliente recebe um número da sorte e passa a concorrer aos prêmios. Para participar, basta fazer o cadastro no site e aceitar o regulamento.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Banco do Brasil
Produto: Mercadológico – Cartão
Nome da campanha: 3º TRIMESTRE – REALIZAR 2
Time do Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Elvis Kleber, Rafael Prandina, Marianne Maia, Thiago Jorge, Keyler Alves, Felipe Daltro
CEO: André França
CCO: Mariana Sá
VP executiva e diretora-geral da WMcCann Brasília: Patrícia Andrade
Direção de criação: Kleyton Mourão
Diretor de Criação Associado: Raoni Leão
Criação: Caio Soares, Felipe Martins, Vinícius Lima, Paulo Ribas, Kleyton Mourão, Raoni Leão.
COO & CSO: Renata Bokel
Planejamento: Ricardo Bauab e Cezar Pinheiro
Conteúdo: Josane Muriel
Atendimento: Dilma lima, Viviane Bento, Gabriella Miranda, Angela Saliba
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Giuliana Chekin, Laise Yano, Polyana Machado, Ana Beatriz Silva e Anderson Lima
BI: Felipe Borges, Leonardo Fiatkoski, Caio Horita e Arthur Arruda
Diretora de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Camilla Mendes, Felipe Silvani, Márcio Kaloy, Fabiana Dias
Produtora: Piloto
Direção: Daniel Soro e Alexandre Chalabi
Assistente de Direção: Roberto Cerqueira da Veiga Pessoa Filho e Sergio Lima
Diretor de Fotografia: João Jasmin
Produção executiva: Natalia Souza, Ciça Bertoche, Larissa Luisi e Willian Sousa
Atendimento: Regina Knapp, Roberta Frederico, Marília Raffaeli, Rafa Costa e Nara
Chrysostomo
Produção: Mariana Guerra e Marcia Frota
Diretor de Produção: Diogo Pinheiro Pinaffi
Diretora de arte: Jaque Ramieli
Figurinista: Vinicius Galvão Pizzingrilli
Produtor de elenco: Daniel Ortega
Head of Post: Rafael Bozzi
Equipe de Pós-Produção: Ana Flavia Monteiro, Hugo Ferriolli, Eduardo Schaydegger, Enio Vital, Robson Vilalba, Magenta, Rafael Falconi e Mika, Jean Estevão, Victor Further e Tais Nonato, Diego Roque, Marcos Machado, Guilherme Peres, José Guilherme, Rafael Hernandes, Kevin Crauford e Poliana Pompeo, Junior Fernandes, Rafael Cereda e Ederson Lima, Bernardo Vaz, Edgardo Guerrero, Ivan Franco, Ullisses Soares, Jean Estevão, Anderson Alves, Carlos Eduardo Teixeira e Caio Gandolfi, Gigio Pelosi
Equipe 3D: The Funn Club: Rod, Pedro Peluso, Everods, Alex Magno,
Henrique de Oliveira Melo e Letícia Assis
Equipe 3D: Redking: Deivs Azevedo e João Batista
Produtora de áudio: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produtor: James Feeler e Thiago Lester
Engenheiro de som: Fernanda Galetti, Otávio Bertolo e Rafael Laurenti
Locução: Brenda Mayer
Cantor: Thiago Colli
Coordenação: Juliana Zuppo e Leo Vieira
Atendimento: Sabrina Geraissate, Kiki Eisenbraun e Erika Santana
Produção Gráfica: Nereu Marinho
Fotógrafo: Marcus Hausser
Ilustração – Amigos Imaginários 3D: Estúdio Criatura
Produção Digital: Le Monster
Projetos: Mardgila Gobbi, Thayane Cruz
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Bradesco lança campanha de funcionalidades para Pix – Estreou a nova campanha que mostra como o Pix pode ser melhor e mais seguro. Desenvolvido pela agência Aldeiah., startup de estratégia e inovação, o filme de 30 segundos apresenta situações comuns no cotidiano de mais de 70% dos brasileiros que, atualmente, usam a modalidade de pagamento em seu dia a dia, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As funções apresentadas na campanha foram pensadas para trazer mais segurança aos clientes, são elas: pagamento simplificado por QRCode sem a necessidade de acessar a conta – o usuário faz login sem entrar na tela com saldo e todas as funcionalidades; limites personalizados para transações diárias e noturnas; e Seguro de Proteção Digital contra golpes.
Com o mote ‘O pix no Bradesco está ainda melhor’, filme destaca praticidade proteção com o meio de pagamento em situações cotidianas – “O seguro para Pix e as demais funcionalidades reforçam o compromisso que o Bradesco tem em oferecer mais praticidade e segurança para nossos clientes ao usarem esse meio de pagamento”, explica Nathália Garcia, head de marketing do Bradesco. O Seguro de Proteção Digital pode ser contratado por todos os clientes Bradesco, com parcelas entre de R$ 9,99 e R$ 15,99 por mês, para coberturas de R$ 20 mil a R$ 50 mil, respectivamente. O produto se soma a outras iniciativas de segurança já oferecidas pelo Bradesco. A campanha será veiculada em TV aberta, rádio e digital. Também estão previstos anúncios em OOH e revista.
Ficha técnica
Agência: Aldeiah.
Cliente: Bradesco
Título: Pix Seguro
Aprovação do cliente: Nathália Garcia, Jose Maurício Lilla, Carolina Nobre e Karina Mea Botelho
Mídia: Rafael Gobbi e Tatiana Tamashiro
PR: Leila Pavani e Silvia Maisch
Produtora: O2 Filmes
Diretor: Nando Olival
Produção Executiva: Flávia Zanini e Edney Tamachiro
Assistentes de Executiva: Fernanda Figueiredo e Tiemi Fujise
Atendimento: Rejane Bicca, Ivan Caetano, Malaika Cipriano
Atendimento Pós: Morgana Miranda
1º Assistente de Direção: Lipp
2º Assistente de Direção: Mayara Saldanha
Diretor de Fotografia: Lito Mendes
Diretora de Arte: Cássio Amarante
Assist de Arte: Anatole Mirsky
Produtora de Objeto: Débora Branco
Diretora de Produção: Fabinho Gomes
Produtora de Figurino: Juliana Prysthon
Coordenação Estúdio O2: Figueroa
Pós-produção
Montador: Renato Gaiarsa
Colorista: O2 Pós
Finalizadoras: O2 Pós
Coordenador de Pós-produção: Felipe Andriolo
Supervisora de Pós-produção: Rafaela Bitencourt
Assistentes Coord. Pós-produção: Luiza Tomaz e Tais Moraes
Digital: Sóllon Rodrigues
Assistente: Frank Lemos
Produtora de som: A9
Diretor de Gravação de Voz: Apollo 9
Locutora: Graça Cunha
Atendimento: Nicole Bonani
Compositor Trilha Original: Apollo 9
Desenhista de som/Editor de som/Mixador de som: Cleuster Matos dos Santos
Fotógrafo Still: Cadu Maya
Coordenação: Marinete Raymond
Acessibilidade: Lívia Motta
Nova campanha do Futura mostra como o conhecimento transforma – O que acontece na mente de quem adquire conhecimento? Como a educação transforma vidas? A resposta a essas perguntas é traduzida em imagens por meio da tecnologia de captação da atividade cerebral, na nova campanha publicitária do Canal Futura. A ação pontua o lançamento da nova marca do Futura e o início das comemorações de seus 25 anos, que se completam em setembro. Para a ação, foram convidados participantes com diferentes perfis para um experimento transformador: assistir ao Futura enquanto suas conexões cerebrais estivessem sendo acompanhadas. A ideia de monitorar as atividades cerebrais, tem o propósito de mostrar como o cérebro trabalha enquanto o público assiste ao conteúdo do Futura. E ainda, como o resultado desse conhecimento pode ser ainda mais encantador.
Imagens captam atividade cerebral de quem assiste ao conteúdo educativo do Canal – A experiência imersiva reúne quatro pessoas que tiveram a vida impactada pela educação: o professor Jorge Pereira, que viveu um período em situação de rua, mas conseguiu voltar a estudar até se tornar professor; a empreendedora Andreia Maria, que só foi registrada aos 12 anos de idade e, por isso, teve seu início de vida escolar tardio; a atriz, pedagoga e produtora cultural Wescla Vasconcelos, que sofreu preconceito por ser uma mulher trans; e o estudante de psicologia e atleta de tênis para cadeirantes Caio Gonçalves. O resultado dessa tecnologia permitiu que os participantes tivessem suas ondas cerebrais captadas por eletrodos e traduzidas em feixes de luz projetados em um telão. O efeito da videoarte pode ser acompanhado no filme da campanha. Já na mídia impressa, um QR code levará para o filme.
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Arte Generativa é obra criada por computadores – Para o planejamento da ação, foi feita uma pesquisa em relação à Arte Generativa – estilo artístico em que as obras são criadas em computadores, por meio de algoritmos. A partir disso, a equipe responsável pela produção e pelo design gráfico da campanha criou combinações e movimentos que acompanhassem as conexões cerebrais dos participantes em tempo real quando estimulado pelo vídeo da campanha.
“A Globo contribuiu para o projeto por meio da integração de tecnologia e arte para refletir, em uma tela, artes generativas, desenhadas a partir de leitura de atividades elétricas no cérebro. Essa é uma utilização criativa de tecnologia de ponta, que está disponível em nossos laboratórios e encontraram um caminho diferente e criativo para ilustrar o impacto nos protagonistas”, explica Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo. “O Futura completa 25 anos de compromisso com a educação, as juventudes e os temas mais urgentes da sociedade, mas não queremos falar só do que passou. Olhamos para frente, para o que faremos e o impacto que queremos ter nos próximos 25 anos. Acreditamos que todas as pessoas aprendem e a nossa campanha destaca a importância e a riqueza do conteúdo do Futura como gerador de conhecimento”, diz João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.
Marca traduz conhecimento multiplicado – A nova marca e a campanha do Futura foram desenvolvidas pela Globo. A partir de palavras-chave como ‘Coletivo e múltiplo’, ‘Olhar para o futuro’ e ‘Multiplicar o saber’, a marca traz o conceito do conhecimento que se move e se multiplica, em uma aliança entre Educação e Comunicação que transforma pessoas e sociedade. Com círculos circunscritos que remetem a crescimento e movimento, o novo desenho atualiza a marca, ao mesmo tempo em que mantém elementos que identificam o canal.
Reposicionamento da Fundação Roberto Marinho – A iniciativa faz parte do reposicionamento da Fundação Roberto Marinho, iniciado ano passado, com o lançamento de sua nova marca, mais contemporânea e conectada em comunicação com diferentes públicos. O objetivo é traduzir uma instituição que cria redes e trabalha em parceria pela transformação do cenário da Educação no país. “O novo sistema de marcas conecta a Fundação Roberto Marinho ao tempo presente, respeitando a solidez da nossa trajetória. Ela imprime o dinamismo que define a Fundação, que atua de forma colaborativa e inovadora para responder a cenários desafiadores”, define João Alegria.
FICHA TÉCNICA
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Victor Seabra
Coordenadora de Criação: Alice Bandeira
Criação: Felipe Nepomuceno; Luiz Felipe Bracarense
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Simone Szwarcwald
Coordenadora de Atendimento: Viviane Tanner
Atendimento: Juliana Cordeiro
Gerente de Produção: Ricardo Léo
Produção Executiva: Gabriela Bonn, Alessandro Rios, Guilherme Pierri, Fernanda Ribeiro e
Cristiano Elias.
Mediatech Lab Globo
Gerente: Pablo Bioni
Pesquisador Tecnologia Inovação: Bruno Riodi, Luciano Brasil e Priscila Ariel
Especialista Tecnologia Inovação: Ricardo Fontenelle e Vitor Barata
Produtora audiovisual: Polvo Content
Direção de cena: Bruna Carolli
Produção Executiva: Ana Maitê Fröhlich
Atendimento e Coordenação de pós produção: Bruno Meira
Coordenação de Produção: Pedro Metz
Assistente de Direção: Tássia Bastos
Direção de Fotografia: Michele Diniz
Operador de Câmera: Bacco de Andrade
Assistente de Câmera: Guilherme Costa, Paula de Oliveira Ortiz, Suelen Menezes
Direção de arte: Jamaica Santarém Prates
Contra Regra: Nahin Fernandes Carneiro Callegario
Assistente de contra regra: Gilson Muniz Do Nascimento
Pintores: Rafael do Santos Maia, Rony Sander da Hora, Iranildo Araujo Bento, Urias Marques Neto
Produção de Elenco: Jacqueline Oliveira
Make: Clarissa de Castro Bueno e Vasconcelos
Styling: Yolanda de Oliveira Ribeiro
Camareira: Alexandra Marinho Malschitzky
Plato: Daniel Cruz de Almeida, Jeferson Vianna Mesquita, Vivi
Pós-produção: Mandinga Filmes
Montagem/VFX: Korontai
Equipe de Elétrica e Maquinária: Luã Vitor da Silva Pereira, Guilherme Raimundo da Silva, Daniel da Silva Duraes, Alexandre Jo, Marcelo Ricardo da Silva Jamar, Carlos Fernando de Andrade Almeida, Gelio Jose da Silva
Making Of: Gabriel Zambrone
Produção de Making Of: Cristiano Elias
Equipe de LED: Alexandre Pires, Diego Moutinho, Bruno Costa Thomaz, Diogo Aquino, Helder Valadão Alves, Jonas de Magalhães Torquato, Daniel conde Macedo, Carlos Roberto Moutinho
Elenco: Caio Gonçalves, Charlotte Wescla Vasconcelos Braga, Andreia Maria de Jesus, Jorge
Rodrigues Pereira
Fiscal de Elenco: Fernando Santiago Cardoso
Shell Brasil lança nova fase da campanha “Energia que Vem da Gente – Com o slogan “Energia que Vem da Gente”, a Shell Brasil apresenta nova fase de sua campanha corporativa, lançada no dia 15 de agosto, com filme no intervalo comercial da TV Globo, no Rio de Janeiro. Em sua primeira fase, em 2021, a campanha “Energia que Vem da Gente” exibiu a trajetória de seis pessoas que, com suas histórias, moviam a Shell e seus projetos pessoais. Agora, o foco está em mostrar para onde vai a energia da Shell, evidenciando as iniciativas da companhia e seu impacto positivo na sociedade. Outra novidade: por meio da campanha, a Shell estreia seu novo conceito global de marca, o “Brand Expression 2.0”, com uma expressão visual mais humana, vibrante e moderna. A cidade do Rio de Janeiro contará com diversas ativações de marca, como iluminação do Museu do Amanhã, presença de mobiliário urbano e intervenções no Jardim Botânico, por exemplo. As cidades de São Paulo, Vitória e Brasília também receberão peças da campanha. Ao todo, serão mais de 300 ativações.
A campanha evidencia como a energia da marca impulsiona a sociedade – A campanha confirma que a Shell não se restringe a ações apenas no setor de energia, mas que apoia a educação, o empreendedorismo, a ciência e tecnologia, além da preservação da biodiversidade. O filme institucional explora iniciativas como o Programa Shell de Educação Científica (PSEC), o Shell Iniciativa Jovem e a Shell Eco-marathon. O recente patrocínio master ao Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, anunciado em junho, e a posição como mantenedora do Museu do Amanhã também são destaque. “Queremos mostrar para o público para onde vai a energia da Shell e como ela traz impactos socioeconômicos positivos através das nossas atividades de negócio, projetos sociais e patrocínios. Estaremos nas ruas do Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Brasília. As peças estarão espalhadas pelo mobiliário urbano e transporte público. No Rio, iluminaremos o Museu do Amanhã, um ícone da cidade, com as cores amarelo e vermelho, em referência à nossa marca”, explica Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
A nova campanha também traz evidente recorte sobre diversidade, valor inegociável para a companhia – “Temos um elenco diverso em todas as peças publicitárias, já que queremos ressaltar a importância de diversidade e inclusão, tanto internamente quanto em nossos projetos”, acrescenta o executivo. “Apostamos em uma linguagem moderna, sensível, que coloca as pessoas no centro da comunicação. Um diferencial nesse setor, que muitas vezes foca em produtos e serviços. Além disso, trouxemos também um olhar poético e ao mesmo tempo muito proprietário para amarrar toda a campanha, que foi através da concha. Um símbolo icônico da marca, presente em todas as cenas e conectando essa história”, comenta Sabrina Villar, diretora de Criação na Wunderman Thompson Brasil. Idealizada pela Wunderman Thompson Brasil, a campanha é multiplataforma e estará presente na internet, TV e cinema, além da mídia tradicional e mobiliário urbano. A nova estratégia de comunicação inclui mais de 30 veículos de mídia no Rio, São Paulo, Espírito Santo e Brasília. Ao todo, são mais de 170 formatos digitais e 35 out of home.
Ficha Técnica:
Agência: Wunderman Thompson Brasil
Título: Energia que Vem da Gente (segunda fase)
Cliente: Shell Brasil
Produto: Institucional
Aprovado por: Glauco Paiva, Alexandra Siqueira, Luiz Oliveira, Marcela Calil, Igor Baiense, Ana Beatriz Souza, Marcello Perongini e Ana Petacci
CCO: Keka Morelle
Direção de Criação: Alvin Shiguefuzi e Sabrina Villar
Redação: Diego Gularte, Lucas Coutinho,
Direção de Arte: Lais Delcelo, Tomaz Saavedra
Diretora Executiva de Negócios: Renata Dall’Onder
Atendimento: Sheila Rodriguez, William Martins, Isabel Reis, Nicolly Furlan
CSO: Stella Pirani
Head de planejamento: Vitor Amos
Planejamento e Insights: Rafael Trevisan, Guilherme Gentil, Laura Loh, Julia Teixeira e Nubia Yoshiura
Head de Mídia e Dados: Wanessa Singh
Mídia: Mariana Cirilo, Luis Marchesi, Liliane Lima e Vivian Pizani
PR: Vivian Zeni, Suellen Ciriaco e Hellen Araújo
Produção Geral: Maria Fernanda Domingues
Produção gráfica: Flávio Colella e Caio Damasio
Arte final: Claudio Witsmiszyn, Fernanda Fiore e Alexandre Nacif
Revisão: Otavio Mazza e a Vanessa Schunck
Produtoras:
Produtora de Filme: BARRY COMPANY
Produtora de imagem: Barry Company
Direção: Breno Moreira
Produção Executiva: Krysse Mello e Ana Flávia Di Luca
Atendimento: Daniela Silva
Assistente de atendimento: Carolina Teixeira
Coordenação de produção: Paula Monteiro e Daiana Muller
Direção de produção: Mariangela Furtado
Direção de fotografia: Daniel Venosa
Direção de arte: Andréa Meireles
Montagem: Bruno Alves
Finalizador: Vivi Torre
Coordenação de pós: Alexandre Cois
Assistente de coordenação de pós: Sabrina Comar
Pós Produção: Barry Company
Motion: Álvaro Bautista
Color: Breno Moreira e Jesus Mendes
Fotografia: MALTCHIQUE
Photography: Maltchique
Executive Producers: Damn Good Adrice by Adriana Omodei e Aline Rizzotto
Assistant Director: Magu Marioto
Assistants Photography: Marcio Marcolino e Diego Silva
Produtora de Áudio: CANJA
Atendimento: Guga Costa e Matheus Peres
Coordenação de Projeto: Ana Flor Bohrer, Matheus Peres, Flavia Medeiros.
Direção Musical: Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende
Supervisão Musical: Bruno Vieira Brixel e Leonardo Lima
Produção de Áudio: Leonardo Lima, Bruno Vieira Brixel, Nando de Castro,
Eugênio Fim, Érica Silva, Gui Moreno, e Diego Zorrilla
Trilha: Leonardo Lima
Sound Design: Eugênio Fim
Direção de voz: Bruno Vieira Brixel