Nova temporada do Chef de Família tem identidade visual repaginada e nova paleta de cores

Nova temporada do Chef de Família tem identidade visual repaginada e nova paleta de cores – A sexta temporada do reality Chef de Família, da TV Vitória / Record TV estreia no próximo sábado, dia 2 de setembro, com novidades em seu visual. O programa teve sua identidade repaginada e ganhou nova paleta de cores. Toda a criação é do departamento de Marketing da Rede Vitória.

A principal inspiração foram as ferramentas da cozinha brasileira e o cenário foi desenvolvido com a proposta de ter elementos orgânicos dentro do estúdio, como madeiras ripadas e até mesmo uma horta vertical.

De acordo com a designer responsável pela identidade visual da nova temporada, Larissa Jabour, os tons de verde e amarelo suaves também trazem o aconchego e harmonia, atributos que buscam ser evidenciados no cenário.
A sexta temporada do Chef de Família estreia no sábado, dia 2 de setembro – Além disso, essas cores potencializam a iluminação, conferindo dinamismo ao ambiente, o que é muito necessário em se tratando de um estúdio onde é gravado um programa de TV. “Essas características adicionam um toque de delicadeza e criam pontos específicos no design. O laranja vibrante traz um tom mais alegre e divertido ao estúdio, o que está totalmente alinhado com a proposta de um reality culinário. Afinal, a comida gera alegria para as pessoas”, diz Larissa Jabour.

Além de estampar o cenário, a nova identidade visual já está sendo desdobrada em vários outros tipos de peças, como as chamadas para a televisão, banners para o Folha Vitória, backdrops para ações na rua e peças para as redes sociais. A sexta temporada do Chef de Família estreia no dia 2 de setembro, sábado, na TV Vitória / Record TV, com transmissão no jornal on-line Folha Vitória, sempre após o Balanço Geral, às 14 horas.
Governo do Estado assina contrato com a Infraero para festão do aeroporto de Linhares – O Governo do estado do Espírito Santo e a Infraero Aeroportos firmaram na quinta-feira, dia 24 de agosto, o contrato para gestão e operação do Aeroporto Regional de Linhares, que passa a contar com a  expertise e a eficiência da empresa pública federal. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e do presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay.

Os serviços a serem prestados pela Infraero incluem o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento do aeroporto, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações e normas vigentes. A Infraero ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária, treinamentos, segurança operacional, limpeza e conservação, manutenção, serviços de meio ambiente e de tecnologia da informação, entre outras.

A Infraero também assumirá a operação aeroportuária – que inclui ações como fiscalização, vistoria e inspeção, e atuará no desenvolvimento da área comercial, com foco na comercialização e identificação de áreas internas e externas. A Infraero fará ainda um completo diagnóstico técnico da situação do aeroporto e a interlocução com os entes que compõem o sistema de aviação civil a fim de alavancar as operações locais. O prazo para prestação dos serviços é de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

“O Aeroporto de Linhares é um importante instrumento de desenvolvimento para a região norte do Estado. Realizamos uma obra na pista em parceria com a União, construímos o terminal de passageiros e instalamos o PAPI para que pudéssemos ter voos de aviões a jato. Agora, com a gestão da Infraero, temos certeza de que o aeroporto vai se desenvolver ainda mais para que possamos receber voos comerciais. A região norte tem se tornado atrativa para grandes indústrias e o aeroporto vem nesse momento para trazer mais crescimento, facilidade no acesso, além de aumentar o turismo local nessa região que tem lindas praias e lagoas”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O Aeroporto de Linhares contribui para o crescimento econômico e social do norte capixaba – Para o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, (foto) essa parceria demonstra o empenho de ambas as partes para o fortalecimento da aviação regional no Espírito Santo. “A Infraero conhece os desafios das atividades de operação e gestão de aeroportos e conta com equipes altamente capacitadas que darão todo o apoio técnico ao Governo do Estado para o desenvolvimento do Aeroporto de Linhares”, destacou.

Inaugurado em abril deste ano, o Aeroporto Regional de Linhares contribui para o crescimento econômico e social do norte capixaba. Com investimento total de R$ 67 milhões, provenientes de recursos do Governo do Estado, na quantia de R$ 49 milhões, e o restante do Governo Federal, a infraestrutura aeroportuária foi ampliada e modernizada. As obras incluíram a expansão da pista e a construção de um novo terminal de passageiros.
As instalações atendem aos padrões estipulados pela Anac – Com uma extensão de 1.860 metros, a pista foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), permitindo um incremento na capacidade operacional e abrindo caminho para a chegada de voos comerciais de até 150 passageiros.

O terminal de passageiros também passou por reformulação, resultando em um espaço de 735 metros quadrados, além de uma nova fachada e áreas internas revitalizadas. O investimento incluiu também a aquisição e instalação de um PAPI, equipamento essencial para auxiliar pousos, principalmente de aeronaves a jato, e que atende aos padrões estipulados pela Anac.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno (foto), pontua que a decisão por confiar a administração do aeroporto à Infraero deve- se à  vasta experiência da Empresa na gestão de aeroportos em todo o País. “Essa é uma medida estratégica, pois garante a excelência na gestão e operação do Aeroporto Regional de Linhares, assegurando a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e contribuindo para o crescimento da região” afirmou.
A Infraero tem toda expertise para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária – Com 50 anos de experiência, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta atualmente por 14 aeroportos e, agora, 22 terminais sob contrato junto a estados e municípios para a gestão e operação.

A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

Também estiverem presentes o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli; o deputado federal Gilson Daniel; os deputados estaduais Lucas Scaramussa, Mazinho dos Anjos e Alexandre Xambinho; além de representantes da empresa, vereadores e liderança da região.
MetrôRio lança campanha educativa ‘VAR de Segurança’ para estimular boas práticas no sistema – A plataforma de embarque do MetrôRio ganhou ares de campo de futebol nesta terça e quarta-feira (22 e 23/08). A concessionária lançou a campanha educativa “VAR de Segurança”, inspirada na tecnologia usada nos estádios.

Na ação institucional, uma juíza e um bandeirinha ficarão de olho no comportamento de um grupo de atores nas estações Botafogo, Uruguaiana/Centro, Pavuna e Central do Brasil/Centro e analisarão as imagens em um monitor do VAR (assistente de vídeo), montados nos locais, chamando a atenção para o que não deve ser feito, considerando as regras de segurança. O objetivo é conscientizar e orientar os clientes, estimulando as boas práticas no sistema metroviário.

Ação inspirada na tecnologia usada nos jogos de futebol, ação contou com uma juíza e uma bandeirinha – Os “árbitros” estarão uniformizados e localizados nas plataformas e mezaninos das quatro estações do MetrôRio, alertando contra atitudes que podem provocar acidentes, inclusive, colocar em risco e prejudicar outros passageiros, atrasar a viagem e impactar a operação do sistema.

De forma lúdica, a campanha vai destacar temas de conscientização, com o atenção quanto à não ultrapassagem da faixa amarela, não correr para embarcar ao ouvir o aviso sonoro de fechamento das portas nem escadas fixas, entre outras.

A iniciativa tem somente caráter educativo e faz parte do cronograma de ações da concessionária voltado à temática de prevenção de acidentes. A ação foi lançada no dia 22 na estação Botafogo e ainda em Uruguaiana/Centro. Já no dia 23, a atividade foi realizada nas estações Pavuna, das 9h às 11h, e Central do Brasil/Centro, das 13h30 às 15h30.
Falar sobre segurança no Metrô é algo muito sério – Além disso, a campanha de segurança conta com mensagens que são exibidas por meio de vídeos e imagens pelas estações, trens, redes sociais e site da concessionária para sensibilizar os passageiros sobre a importância do respeito às regras de utilização do metrô e prevenção de acidentes.

“A colaboração e o respeito às regras de convivência são fundamentais para a segurança de todos os clientes no metrô. O “VAR” é uma forma lúdica de chamar atenção para essas boas práticas e vem reforçar as nossas ações diárias de conscientização nas estações”, afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio.

A campanha educativa é assinada pela agência Sides. “Falar sobre segurança no Metrô é algo muito sério, por isso a ideia é trazer uma mensagem com um tom lúdico, para que as pessoas consigam absorver ainda mais um tema tão relevante”, comenta Dudu Martins, sócio da Sides.

Filmes da campanha:

Ficha técnica da campanha:

Agência: SIDES
Cliente: MetrôRio
Direção de Criação: Dudu Martins
Direção de atendimento: Guilherme Leite

Criação: Dudu Martins, Deco Sampaio, Josué Correia, Natasha Pinto, Sidney Sampaio
Supervisão de Atendimento: Barbara Salles
Atendimento: Danielle Crys
Estratégia digital: Alan Marques e Tatiana Lima
Operações: Fabianne Esquerdo
Produtora de Vídeo: Januzzi Filmes
Produtora de eventos: Enzimas
McCann Worldgroup nomeou Stephanie Nerlich como presidente global da McCann  – O McCann Worldgroup anunciou a nomeação de Stephanie Nerlich, veterana do setor, como presidente global da agência McCann. Ela se reportará diretamente ao CEO Global do McCann Worldgroup e McCann, Daryl Lee. Nesta função recém-criada, Nerlich será responsável por impulsionar o crescimento dos negócios da McCann, em parceria com os presidentes regionais do McCann Worldgroup, com foco na expansão de novas capacidades nos mercados globais.

Como parte de suas responsabilidades na McCann, ela também fornecerá liderança executiva e consultoria nos negócios da Verizon para a McCann nos EUA. Sua dupla função representa o que há de mais recente em uma nova estrutura de liderança comandada por Daryl Lee, em que os principais executivos assumem funções duplas tanto no nível da agência quanto no nível do cliente, para promover uma colaboração mais profunda e melhor acesso aos recursos para os principais clientes.

Nerlich veio da Havas, onde foi CEO para a América do Norte e diretora global de clientes do Havas Creative Group – Lee declara: “Stephanie é uma potência em nosso setor. Sua carreira é uma aula de negócios em criatividade, com igual ênfase em ambos. Ela é uma campeã da criatividade e possui capacidade incomparável de reunir as equipes certas para os clientes, impulsionando simultaneamente o crescimento dos negócios e alimentando a inovação da marca. Estamos muito satisfeitos por sua união à liderança global da reconhecida marca McCann.”

Nerlich vem da Havas, onde foi CEO para a América do Norte e diretora global de clientes do Havas Creative Group. Durante seu mandato na Havas North America, ela levou a rede criativa a um forte crescimento, com um histórico de sucesso em novos negócios e com as melhores participações de todos os tempos em Cannes e Effies, bem como uma série de prêmios da indústria para as agências Havas.

Antes de seu tempo na Havas, Nerlich ocupou cargos de liderança de negócios em várias agências, atuando como vice-presidente executiva da MDC Partners, presidente e CEO da Gray e presidente e CEO da Lowe Roche. Ao longo de sua carreira e em todas essas funções executivas, ela expandiu a receita e as capacidades, garantiu o reconhecimento dos trabalhos e dos clientes e administrou com sucesso os negócios por meio de aquisições e vendas.

Nerlich ocupou cargos de liderança de negócios em várias agências“É raro surgir uma oportunidade em uma agência tão célebre, especialmente uma que entrega criatividade pioneira e soluciona problemas de negócios para uma lista invejável de clientes. Estou animada para me juntar a Daryl e toda a equipe de liderança do McCann Worldgroup, ajudando a conduzir nosso próximo capítulo de Truth Well Told.”

Nerlich se une a McCann em um momento de entusiasmo e reconhecimento para a agência, recém-classificada entre as cinco principais redes no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions deste ano. Os trabalhos mais premiados incluíram o projeto “Where to Settle”, para Mastercard, que recebeu o cobiçado Dan Wieden Titanium Lion, um Grand Prix e dois Ouros, e o “ADLaM”, para Microsoft, que ganhou dois Grand Prix, um em Design e um em Transformação Criativa de Negócios, além dos novos negócios conquistados que incluem TJ Maxx, Reckitt’s Durex e Air India, entre outros.
Campanha da NISSIN destaca credenciais da marca para o The Town 2023 e esquenta o assunto nas redes sociaisA NISSIN FOODS DO BRASIL abre espaço para a emoção e prepara o paladar dos consumidores com campanha de marketing, que entra em contagem regressiva para a presença de Cup Noodles® no The Town 2023.

Nessa nova estratégia de comunicação, a marca lançou um filme inédito no dia 21 de agosto, com foco nas principais plataformas digitais, como Instagram, Facebook, TikTok e YouTube. Desenvolvido pela Dentsu Creative, o vídeo apresenta um artista de rua criando batidas incríveis utilizando apenas panelas e pratos.

O público parece gostar da melodia até que Cupman e Ufão, personagens icônicos da marca, surgem com uma entrada dramática. Conhecidos do público, eles destacam que Cup Noodles® e Yakissoba U.F.O. podem ser apreciados em qualquer lugar, sem a necessidade de utensílios tradicionais e possibilitando ao público acompanhar toda a vibe de um festival.
Filme reforça a facilidade do consumo de Cup Noodles®  e Yakissoba U.F.O. em qualquer lugar e a qualquer hora“O artista de rua convidado é o italiano Dario Rossi, considerado um dos bateristas mais renomados do mundo pela originalidade e singularidade de suas apresentações. Estamos empolgados com essa produção e mais ainda com a possibilidade de proporcionar uma experiência completa ao público, garantindo muito sabor, conveniência e momentos inesquecíveis”, afirma Ana Fossati, gerente de Marketing da NISSIN FOODS DO BRASIL.

Com uma campanha simples e objetiva, a companhia reforça que, contando com seu portfólio variado, é possível curtir o The Town 2023 ou qualquer outra atividade em perfeita harmonia com uma alimentação de qualidade e praticidade. “Dario Rossi é um dos maiores bateristas de rua que usa panelas e pratos para tocar – itens que não são necessários para saborear um Cup Noodles ou um U.F.O.. Seu som inacreditável vai conquistar o coração do público por meio dos canais digitais”, comenta Kojiro Tanoue, Diretor Executivo de Criação da Dentsu Creative.

FICHA TÉCNICA – NISSIN THE TOWN 2023
Agência: Dentsu Creative
Anunciante: Nissin Foods do Brasil Ltda.
Campanha: The Town 2023

Managing Director: Tiago Vargas
Diretor de Criação Executivo: Kojiro Tanoue
Diretor de Criação: Murilo Torezan
Criador de Contexto e Fala: Kojiro Tanoue, Murilo Torezan e João Pedro Aguiar.
Criador de Visuais Conectados: Marcelo Feltrin.
RTVC: Juliana D’Antino, João Pedro Muniz e Duda Corcino
VP de atendimento: Bruno Panico
Atendimento: Reo Sakamoto, Tiago Lima, Marcella Sousa, Jennifer Areco e Bruno Rodrigues
VP de estratégia: Aloisio Pinto
Head de Design de Conversas: Alcides D’Lima
Criativas de Mídias Sociais: Viviane Frohlich, Mariana Rudzisnki, Silvia
Caldas e Guilherme Fernandes
VP de mídia: Viviana Maurman
Mídia: Lucas Callile, Andreza Harkensee, Leandro Lourenço, Wanderson Esteves e Thiago Bronel

Data Insights: Silvia Visani, Igor Silva, Camille Grilo, Rodrigo Lindoso e Diogo Cruz
Aprovado por: Kosuke Hara, Yoshimi Miura, Rumi Takada, Ana Fossati,
Tatiana Curi, Mariana Soares, Lia Fukuda e Brenda Silva
Produtora: Surreal Hotel Arts
Direção: Luigi Parisi
COO: Cris Chacon
Direção Executiva: Milena Trindade
Produção Executiva: Ale Borzani
Head de Produção: Lu Martins
Direção Criativa: Bruno Cerqueira
Desenvolvimento Criativo: Luiz Michelalazzo, Alex Ulhoa, Vitor Matheus, Victória Isabela da Silva e Sol Ômigra
Line Producer: Michele Pavão
Line Producer Jr: Matheus Monteiro
Coordenação Jr: Ana Alegretti
Assistentes de Coordenação: Bruna Brito, Beatriz Prado e Érica Martorano
Diretor de Fotografia: Riva
Diretor de arte: Rafael Blas
1 Assistente de Direção: Iuri Leo
Diretora de produção: Cris Moura
Produtora: Dani Guedes
Assistente de produção: Jennifer Sabino
2 Assistentes de Direção: Ana Millan e Carol Fernandes
Assistente de Direção de arte: Ana Medina
Estagiário de direção: Oliver Antonio
Produtora de Objetos: Beth Álvares

Produtora de Elenco: Thalita Murad
Produtora de locação: Gabriela Salgado
Figurinista: Juliana Prysthon
Segunda unidade: Berro
Aderecistas: Edu Cordeiro e Renato Miniart
Mockup: Shiozy
Operador de Drone: Heitor Teles
Making of: Peveralli Filmes
Percussionista: Dario Rossi
Coordenador de Pós Produção: Bruno Melo
Assistente de coordenação de pós: Cinthia de Vette
Assistente de pós: Leandro Ferreira
Finalizador: Rafael Supliano
Montagem: Lucas Cainã
Casa de pós-produção: Warriors VFX
Correção de Cor: Acauan Pastore
Produtora de Áudio: Lua Nova
Direção Musical: Frederico Benuce
Coordenação de Produção: Adriana Coimbra
Finalização de Áudio: Gabriel Schubsky e Julio Brasileiro
Atendimento Executivo: Larissa Storch
Golden Cup Brasil: concurso dos melhores cafés Fairtrade do Brasil está com inscrições abertas – Um dos principais torneios de qualidade de cafés certificados do Brasil está na reta final de inscrições de amostras. O Golden Cup Brasil, destinado a premiar os melhores cafés Fairtrade do país, tem contribuído para agregar valor aos melhores grãos das variedades arábica e canéfora (conilon e robusta), produzido por famílias de pequenos produtores e produtoras.

O concurso, que está em sua 9ª edição, entra cada vez mais no radar de compradores de todo o mundo, que a cada ano pagam mais pelos lotes premiados. A realização do concurso é da Coordenadora Latino- Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comercio Justo (CLAC), em parceria com a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), com o apoio da International Trade Centre (ITC) e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

O principal objetivo do torneio é contribuir para a promoção dos cafés de Comércio Justo Fairtrade nos níveis nacional e internacional, incentivando a abertura de mercados para esses cafés certificados brasileiros. O Comércio Justo favorece a agregação de valor e a distribuição de renda, por meio da produção e comercialização de cafés de qualidade, oriundos de processos sustentáveis de produção.

Jovem Cafeicultor se transforma em campeão nacional – O jovem cafeicultor Fabiano Diniz, ( foto ) que faz parte da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta (Coorpol), de Manhuaçu (MG), foi o vencedor da categoria “Arábica Microlotes” em 2022. Ele tem se destacado na produção de grãos especiais e chegou a vender microlotes do seu café ao valor de R$ 6,5 mil a saca para cafeterias da Dinamarca e da Alemanha.

“Não esperava essa colocação, devido a qualidade das outras cooperativas e o potencial de cada produtor. Todos que entraram no concurso, entraram para ganhar e com café com potencial. A premiação ajuda muito. Hoje eu posso falar que sou um campeão nacional. Isso dá visibilidade ao nosso nome, e valoriza o nosso café, assim consigo abrir novos mercados. Jovem Em 2021 eu fiquei em segundo lugar, e com o lote premiado eu fiz a minha primeira exportação para a Europa”, contou Diniz.

A Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança (Dos Costas), de Boa Esperança (MG), foi classificada com a primeira e a segunda colocações na categoria “Arábica Container Cheio” na edição do último ano.
A cada ano os cafés premiados ganham destaque mundial – A produtora e coordenadora do Grupo de Mulheres Eliana Reis ( foto) enfatizou a importância do Golden Cup. “É indescritível a importância do concurso. Na hora que a gente leva essa premiação, em um container com 320 sacas de café, produzido por várias famílias e com uma pontuação de 85,5 pontos, é um incentivo aos produtores a fazerem cafés melhores e com cada vez mais qualidade. Esse é um sinalizador de que estamos no caminho certo”, destacou.

Da variedade canéfora (conilon e robusta), a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul) é referência no Golden Cup. No ano passado, a cooperativa venceu as três primeiras colocações na categoria “Canephora Container Cheio” e seus produtores dominaram o pódio da categoria “Canephora Microlotes”.

O presidente da Cafesul e também da BRFAIR, Carlos Renato Theodoro, reforçou a importância do concurso e também do recurso destinado pelas cooperativas e associações a ações de melhorias de qualidade dos grãos. “Temos um trabalho de 12 anos na qualidade de cafés conilon. Essa premiação coroa esse esforço. A cada ano estamos evoluindo na pontuação dos cafés”, enfatizou.

Segundo Theodoro, os cafés premiados ganham destaque mundial. “O Golden Cup é realizado também em outros países e estimula os produtores a melhorarem a qualidade a cada ano. Assim, temos um café produzido com respeito ao meio ambiente e com as questões sociais, que são primícias do Fairtrade, mas também com excelente qualidade para ofertar ao mercado mundial”, disse.

A primeira etapa do concurso será realizada no mês de setembro – e as amostras serão provadas por experientes degustadores – com certificação Q- Grader e R-Grader -, membros de diferentes Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade (OPPs. Os cafés selecionados na etapa 01 serão submetidos a uma nova seleção (etapa 02), quando renomados profissionais, atuantes no mercado de cafés especiais, definirão os melhores cafés Faitrade
do Brasil, ganhadores da 9ª edição do Golden Cup Brasil.

O resultado final com os vencedores será divulgado em novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC 2023). Juíza principal do torneio, Cecília Sanada enfatizou que o Golden Cup é uma vitrine para os cafés de pequenos produtores Fairtrade. “O concurso traz um holofote para o trabalho dos produtores. Isso é muito bom porque a cada ano a gente consegue ver a evolução desses produtores em relação a qualidade”, afirmou.
Lupa do Bem lança novo site visando aproximar projetos sociais, doadores e voluntários – Uma recente pesquisa do Instituto Datafolha apontou que a falta de apoiadores financeiros é classificada como dificuldade para 41% das organizações sociais. Além disso, a carência de doações de materiais e equipamentos afeta 13% das instituições e projetos sociais, e a baixa adesão de voluntários impacta 11% desse tipo de organização.

Pensando nisso, o portal Lupa do Bem, iniciativa da Sherlock Communications, visa apoiar a divulgação de ONGs, OSCIPs e projetos sociais para que eles possam conquistar ajuda financeira, voluntariado e visibilidade na mídia.

A novidade, segundo Fabiana Rosa, jornalista e fundadora do Lupa do Bem, é o lançamento do novo site, que tem um design moderno e atrativo, com funcionalidades inovadoras. “Queremos ser uma verdadeira enciclopédia, mapeando o maior número de projetos possível ao redor de todo o Brasil, e sendo uma ferramenta facilitadora para conectar quem quer apoiar, por meio de doações ou voluntariado, a quem precisa ser ajudado”, diz ela.
Portal busca divulgar, incentivar e fortalecer o terceiro setor – O novo site contará com um espaço para consulta, onde será possível filtrar os projetos por categoria e pelos estados brasileiros. “Teremos um mapa do Brasil, e então, por exemplo, podemos pesquisar projetos voltados para o esporte no estado do Pará. Quando aparecer a lista dos projetos mapeados nestas categorias, também poderemos ver com facilidade se eles precisam de ajuda financeira, de materiais, de voluntários etc.”, explica Fabiana.

Na prática, o Lupa do Bem é um espaço dedicado à produção e divulgação de conteúdo de impacto social e já soma 22 mil acessos no site. Comemorando recentemente dois anos de existência, o portal já divulgou 233 projetos em conteúdos traduzidos também para o inglês e espanhol.

As iniciativas que já foram mapeadas estão nas áreas da educação, cultura, tecnologia, esporte, saúde, comunidade LGBT+, ciência, sustentabilidade, criança, idoso e direitos da mulher, e outras. Além do apoio nas divulgações, o Lupa do Bem também vêm ajudando financeiramente alguns projetos, e 87 deles já receberam o valor acordado. O cálculo do impacto estima que mais de 3,5 mil pessoas estão sendo afetadas diretamente por essas doações.
História da criação do Lupa do Bem“Criamos o Lupa do Bem em 2021, em parceria com a equipe de jornalistas do Favela em Pauta. Desde então, trabalhamos muito e, hoje, temos uma equipe multidisciplinar que é responsável por fazer o projeto funcionar e crescer cada vez mais”, conta Fabiana Rosa, jornalista e fundadora do Lupa do Bem.

A escritora Neuza Nascimento também faz parte do time que desenvolve conteúdo desde o início do site. “Por conta da minha experiência em projetos sociais, recebi o convite para dar vida à Coluna da Neuza, onde trago informações sobre trabalhos comunitários, projetos sociais, instituições e indivíduos que se destacam de forma positiva, realizando coisas boas em prol de outras pessoas pelo Brasil afora”, explica ela.

“Aceitei porque amo escrever, adoro entrevistar as pessoas e projetos e ouvir suas histórias de lutas para chegarem até onde estão. Procuro coletar o maior número de informações possíveis para que eu possa fazer uma apresentação de forma fidedigna”, completa Neuza. Para ela, as informações divulgadas para o público também podem incentivar uma ajuda financeira, dar mais visibilidade e conferir credibilidade aos projetos por meio do registro dentro de um site jornalístico sério.

Impacto positivo para além das matérias – Visando proporcionar um conteúdo com linguagem clara e acessível, o Projeto Lupa do Bem realizou uma parceria com a Pitanga.Mob, empresa especializada em engajamento e captação de recursos, para desenvolver um e-book voltado para orientar as organizações na busca por fontes de financiamento. A publicação de 22 páginas esclarece termos técnicos e simplifica explicações sobre o funcionamento de editais e outras formas de captação de recursos, temas que originalmente são vistos como mais complexos pelos criadores de projetos.

A publicação, disponível em lupadobem.com/guia-de-mobilizacao-de-recursos, traz dados sobre doações no país, orientação acerca de um planejamento contínuo, a importância de uma comunicação de valor e o mapeamento das fontes de captação. É um e-book que aborda desde a elaboração de um plano de captação de recursos até o uso de tecnologia e marketing para alcançar potenciais doadores.

Segundo Fabiana Rosa, a ideia surgiu ao perceber a falta de apoio e, muitas vezes, conhecimento que pequenas organizações ou projetos têm sobre como ampliar sua atuação. “Existem diversas estratégias que as ONGs e OSCs no Brasil podem adotar para captar recursos de forma eficiente e sustentável. A captação pode ser realizada com diversas estratégias, desde a busca por doações individuais e corporativas, até eventos de arrecadação de fundos. É importante que essas organizações estabeleçam metas claras e definam um plano de ação detalhado para alcançá-las”, detalha ela.
Shopping na Serra recebe Feira Ecológica de Mulheres Empreendedoras com exposição de produtos, shows, aula de yoga e oficinas infantis gratuitas no fim de semana – O movimento empreendedor feminino tem se destacado como força, impulsionando negócios comandados por mulheres. A 2ª Feira Ecológica de Mulheres Empreendedoras (FEME) é um exemplo disso, a próxima edição acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no sábado das 10h às 22h e no domingo das 12h às 21 horas, no pátio do Shopping Mestre Álvaro, na Serra.

Serão dois dias com oficinas ecológicas, yoga ( foto), música e entretenimento para toda a família, DJ e shows de forró, entre outras atividades, além de mais de 40 estandes com uma grande variedade de produtos, a maioria feito à mão, como peças de vestuário, bolsas, crochet, doces, geleias, óleos essenciais, brechó, produtos em papel reciclado, desde tags, crachás, até os mais variados produtos, como agendas, convites, entre outros. Cosméticos com pegada cruelty-free (que não foram testados em animais durante o processo de desenvolvimento e fabricação), com embalagens recicláveis feitas de PEAD, artesanato em cimento reciclado, calçados feitos a partir de pneus reciclados e muito mais. Serão mais de 40 expositoras unindo cultura, empoderamento feminino e sustentabilidade – Na parte musical, no sábado tem Batuque Delas( foto) a partir das 18 horas, e no domingo tem música ao vivo com Amanda Requião, às 18 horas. Nos intervalos dos shows a DJ Ítala Venâncio fica no comando das pick-ups. Para as crianças a programação nos dois dias, a partir das 14 horas, tem oficina Kokedama, com a equipe da Holambelo; oficina infantil de artes, slime, jogos de tabuleiro e spa para meninas.

A organizadora do evento, Crystal Araújo Vasconcellos, uma engenheira de produção que se reinventou durante a pandemia e a maternidade, se uniu com outras mulheres com os mesmos objetivos de empreender, e deu vida à FEME.

“O projeto tem um papel fundamental, de fomentar a economia solidária impulsionando a produção de pequenas empreendedoras, e essa edição ganhou um  importante apoio de Jacqueline Moraes, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, contribuindo com os recursos necessários para dar vida ao evento, ajudando a promover a consciência ecológica e mais mulheres a exporem seus trabalhos, pois muitas são mães solo, dona de casa à procura de uma renda extra, outras estavam passando um relacionamento abusivo e precisava de empoderamento para poder se libertar”, explica Crystal.

A gerente de marketing do Shopping Mestre Álvaro, Amanda Duque, destaca que o projeto traz consigo o brilho do talento feminino com produtos extraordinários. “Acredito que através de boas parcerias e incentivos, eventos assim dão chances valiosas de crescimento a
essas microempreendedoras”, diz.

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