Vivenciar a magia da UAU Disney Experience

O Shopping Vitória e a LIGA têm o prazer de apresentar o evento UAU Disney Experience, uma oportunidade única para empresários e empreendedores aprenderem como aplicar o renomado “jeito Disney” em suas empresas, potencializando a criação de experiências memoráveis para seus clientes. Marcelo Braga, fundador da Liga de Marketing, a Fábrica de UAU, após experiência Vip nos Estados Unidos, irá conduzir uma palestra sobre o “jeito Disney” no cinema do Shopping Vitória. O evento, intitulado de UAU Disney Experience, acontece no próximo dia 25, às 8h, Cinemark.  Além da palestra, haverá uma sessão especial de lançamento do filme Divertida Mente 2.

Clientologia Supreme Disney  – Esta será uma oportunidade única para empresários e empreendedores aprenderem como aplicar o renomado “jeito Disney” em suas empresas, potencializando a criação de experiências memoráveis para seus clientes. A palestra abordará os princípios de excelência, atenção aos detalhes e encantamento do cliente, típicos da Disney, que podem ser implementados em qualquer tipo de negócio.  A experiência no Shopping Vitória será possível em razão da imersão feita por Marcelo Braga aos bastidores da cena de Orlando: a chamada “Clientologia Supreme Disney”, pelo Instituto Seeds of Dreams Institute, que se destinou a um grupo seleto de executivos que buscavam ir a fundo na magia dos complexos de entretenimento da região.

Conhecer os momentos mágicos que fidelizam clientes e impulsionam resultados  – Durante a programação, Braga esteve com nomes como o do vice-presidente da Universal Resorts, Marcos Paes de Barros, sendo ele o responsável por todo o complexo de entretenimento dos parques e da hotelaria. Além da Disney, ele conheceu a fundo o mundo da Universal, Apple, Macy’s, Orlando Magic e Rosen College Hospitality, que é a maior referência no mundo quando o assunto é hospitalidade. Com anos de experiência e diversos cases no universo do Live Marketing, Marcelo mostrará como transformar interações comuns em momentos mágicos que fidelizam clientes e impulsionam resultados. Aos interessados, as inscrições são feitas até o dia 20 de junho, pelo site https://bit.ly/uaudisney . As vagas são limitadas. 

Four Towers renova seu espaço de eventos e negócios – No coração da Praia do Canto e preparado para possibilitar que seu evento social ou corporativo gere as melhores experiências o Four Towers Eventos está renovado. A rede apresenta seu espaço no próximo dia 19 de junho, às 20 horas, em noite assinada pela cerimonialista Ingrid Castro. O Four Towers possui 8 espaços para receber todos os formatos de eventos e capacidade total para 1.200 pessoas, além de um amplo foyer projetado para dar as boas vindas aos visitantes e criar uma primeira impressão memorável. Entre as comodidades, gastronomia diferenciada, três cozinhas, elevador de carga e descarga direto no andar do evento, gerador incluso, isolamento acústico, estacionamento no local e, claro, a possibilidade de se hospedar em um dos mais charmosos hotéis de Vitória, no ponto mais nobre da cidade. Todas essas conveniências fazem do Four Towers Eventos uma excelente opção para eventos sociais ou corporativos, um espaço pensado na medida para proporcionar a melhor experiência a seus convidados. Uma das principais novidades é o espaço Taj Mahal, ideal para eventos sociais exclusivos e com capacidade para 350 pessoas em formato auditório. O One Tower, por sua vez, tem capacidade para 500 pessoas, em amplos 465 m² disponíveis  com estrutura completa.  

Silvio Meira e Rosário Pompéia revelam como fazer o marketing do futuro  – Com experiência de mais de 15 anos em Consultoria Estratégica e de Operações de Marketing, a professora Rosário Pompéia se une ao professor PhD em Computação Silvio Meira para lançar a obra Marketing do Futuro. A publicação do selo Actual, da editora Almedina Brasil, apresenta um método para ajudar a resolver os desafios no campo “figital” – um combo de marketing e inovação que se aplica a uma nova realidade com dimensões física, digital e social. Os autores apresentam a Teoria AEIOU, que se refere às palavras-chave Ambiente, Estratégia, Interação, Operação e Unificação. A solução repensa e posiciona o marketing como hub que articula e interage com toda a dinâmica da arquitetura organizacional e promove uma abordagem focada em interações humanas significativas e personalizadas.  

Livro assinado por especialistas apresenta método que ajuda  a resolver desafios da área em mercados e plataformas  – O AEIOU cria estratégias para engajar as pessoas como clientes e gerar valor sustentável em um ambiente competitivo digital, interconectado e em tempo real. Nesse sentido, Meira e Pompéia pontuam que, na era das redes, conexões, relacionamentos, interações e comunidades online, as fundações e práticas tradicionais de marketing são cada vez mais inadequadas. Os especialistas destacam que plataformas como Google, Facebook, Amazon, Magalu, WeChat e PinDuoDuo criaram ecossistemas que vão muito além de transações, incluindo interações sociais, troca de dados e efeitos de rede. Essas plataformas, portanto, habilitam comunidades e marketplaces virtuais, cujas leis “naturais” não são as mesmas dos mercados puramente físicos, o que leva a um cenário de marketing mais complexo, com interações multilaterais e de longo alcance e impacto, em unidades de tempo e escala antes impensáveis.

A obra é leitura obrigatória para quem deseja não apenas acompanhar, mas liderar na nova era figital  – Em resumo, os modelos tradicionais de marketing não conseguem, nem de longe, acompanhar essas mudanças. Ao mesmo tempo, a combinação de redes virtuais, trazidas pela internet e pelos smartphones, com as infraestruturas e os serviços de rede física de muitos negócios, abrem caminhos para um novo tipo de comunidade. Marketing do Futuro é um manifesto prático para transformação em ação. Através de uma linguagem clara e acessível, os autores desafiam os leitores a repensar estratégias e a incorporar inovações que respondem diretamente às demandas emergentes de ecossistemas de negócios em rápida evolução. A obra é leitura obrigatória para quem deseja não apenas acompanhar, mas liderar na nova era figital. O livro tem 420 páginas, editado pela Almedina Brasil – Selo Actual, preço de venda de R$ 99,00, encontrado na Almedina Brasil – Amazin.

Rexona investe em campanha para convocar brasileiros para ‘Torcida Que Não Abandona’ – Ronaldinho Gaúcho atraiu a atenção do público nas últimas horas ao dizer que deixaria de torcer para o Brasil durante a CONMEBOL Copa América USA 2024™. A convite de Rexona, o “Bruxo” reproduziu falas publicadas em redes sociais por torcedores brasileiros, que vêm demonstrando menor interesse pelo futebol brasileiro. O movimento foi promovido pela marca para convocar os brasileiros para a ‘Torcida Que Não Abandona’, incentivando os torcedores a trazer a confiança no futebol brasileiro durante a CONMEBOL Copa América™, evento cujo qual a marca patrocina. “Eu nunca abandonaria a torcida pelo Brasil. Essas minhas palavras de abandono, na verdade, foram reproduções a partir de publicações reais de torcedores nas redes sociais. Imagine você ouvindo essas críticas antes de jogar? Não dá, a motivação vai lá pra baixo. O apoio da torcida faz uma enorme diferença para os jogadores e o que eles precisam é de apoio nessa hora. Por isso, me juntei à Rexona nesse movimento de incentivo da Torcida Que Não Abandona e quero convocar todos os torcedores a trazer a confiança durante a CONMEBOL Copa América™, porque, assim como Rexona, não vou abandonar nunca nosso futebol”, explica Ronaldinho. 

Ação para reaproximar a torcida do futebol brasileiro, era preciso gerar uma reflexão – Neste sentido, a marca de desodorantes, que patrocina a CONMEBOL Copa América USA 2024™, acionou Gaúcho com o desafio de gerar uma inquietação coletiva sobre um possível “abandono” de sua torcida pelo Brasil no campeonato. A ação foi criada pela Speakeasy Estratégia e Comunicação. Em uma entrevista nas redes sociais do Cartolouco, o Bruxo gerou polêmica ao anunciar que não iria assistir aos jogos nem torcer porque “não tinha mais confiança” no desempenho do futebol brasileiro. Um dia depois, Ronaldinho usou sua rede social para confirmar o discurso de que “abandonaria” a torcida pelo Brasil na CONMEBOL Copa América™. O assunto do “abandono de Ronaldinho” pautou a internet e amplificou-se ainda mais com diversas publicações nas redes sociais reagindo ao fato de que o ex-jogador teria abandonado sua torcida.

Surpreso com a declaração de Ronaldinho, o influenciador e apresentador Fred, do Canal Desimpedidos, convida o Bruxo para entender melhor –  Depois da polêmica viralizar, chegou a hora da revelação: em uma entrevista, Ronaldinho conta para Fred que tudo não passou de uma ação de Rexona para mostrar a importância do apoio dos torcedores brasileiros durante a CONMEBOL Copa América™. Na conversa com Fred, Ronaldinho pede para a torcida brasileira se juntar a ele neste movimento, enviando mensagens de apoio com a hashtag #TrazAConfianca. “Criamos uma ação com o Ronaldinho para chamar atenção quanto à importância da confiança da torcida, energia essa que sai das arquibancadas e se transforma em raça dentro de campo. Por isso, como patrocinadores da CONMEBOL Copa América 2024™, criamos o movimento da Torcida Que Abandona”, explica Poliana Sousa, Gerente Geral de Cuidados Pessoais da Unilever Brasil. A presença de Rexona no torneio amplia sua jornada no território do futebol, criando maior conexão emocional com os consumidores fanáticos pelo esporte. Nos últimos anos, a marca tem patrocinado grandes competições futebolísticas como a Copa Libertadores CONMEBOL Masculina, de 2020 a 2022; e Copa do Mundo Feminina da FIFA, em 2023.

Filme de Ronaldinho

Case de sucesso do reposicionamento da Brastemp é destaque no lançamento do livro do Kotler “Essentials of modern marketing” no BrasilPhilip Kotler, mundialmente reconhecido como o pai do marketing moderno, anuncia o lançamento da edição brasileira de seu mais recente livro, “Essentials of Modern Marketing (EOMM)”. Nesta obra, que destaca os mais notáveis cases de sucesso de marketing, a Brastemp, marca icônica no cenário de eletrodomésticos no Brasil, é apresentada como um dos principais estudos de caso no capítulo de branding.  A história da Brastemp é uma narrativa de sucesso e inovação reconhecida por especialistas ao longo das décadas no mercado de eletrodomésticos. Desde o lançamento da primeira lavadora de roupas do Brasil em 1959, até a introdução da revolucionária máquina de lavar roupas branca e colorida ao mesmo tempo, a marca tem sido uma verdadeira transformadora na vida das pessoas, revolucionando as tarefas domésticas. Sua trajetória não se limita a produtos revolucionários; inclui também uma comunicação pioneira, exemplificada por slogans icônicos como o “Não é assim uma Brastemp”, que se tornou parte do vocabulário popular, solidificando sua posição na mente dos consumidores.

A Brastemp conseguiu construir um novo significado para a marca  – No livro o case Brastemp, aborda o trabalho da marca para ressignificar sua história e tradição, estabelecendo conexões profundas e autênticas com as antigas e novas gerações. Através de uma estratégia de branding planejada, fundamentada em pesquisas e diálogo constante com os consumidores, a Brastemp conseguiu construir um novo significado para a marca, redefinir sua proposta de valor e contar histórias autênticas que ressoam com o público contemporâneo. A Brastemp destaca seu plano estratégico de branding, fundamentado em três pilares essenciais: Marca, Negócio e Comunicação. Resultando na assinatura da marca, “É outro mundo”, reflete o compromisso da Brastemp em impactar positivamente a vida das pessoas e a sociedade como um todo. É “Mudar na Casa para Mudar Seu Mundo” em ação, construindo uma marca de transformação.

Este livro trata de encontrar e construir um futuro utilizando as novas ferramentas do marketing moderno – “Apresentar o reposicionamento de uma marca tão emblemática quanto a Brastemp, em um livro do pai do marketing mundial é uma honra. Toda nossa comunicação foi baseada em inovação, para trazer um outro mundo para os nossos consumidores, e estar presente neste livro só demonstra o quanto estamos no caminho certo”, afirma Bertha Fernandes, head de comunicação e marcas da Whirlpool. Identificando a importância desse compromisso e transformação da Brastemp, Philip Kotler comenta que “Este livro não trata apenas de marketing e venda de um produto ou serviço. Trata-se de encontrar e construir um futuro utilizando as novas ferramentas do marketing moderno”  O livro é resultado da colaboração entre Kotler, Washington Olivetto – referência na publicidade brasileira – e outros especialistas. Para o case da Brastemp, contou com a contribuição de um conselho consultivo, composto pelos especialistas em marketing e branding o Prof. Phd Rubens Costa e Msc Bruno Faria – profissional de gestão de marca da Whirlpool – que atuaram no desenvolvimento e aprovação. O lançamento de “Essentials of Modern Marketing” acontecerá de forma online no dia 24 de junho de 2024, com vendas pela Amazon, em inglês, no formato Kindle. A edição brasileira em português será publicada no Brasil até o final de 2024.

Vivo antecipa metas ESG e amplia compromissos pelo clima e diversidade – Com atuação voltada ao desenvolvimento sustentável e metas ambientais estabelecidas logo após o Acordo de Paris de 2015, a Vivo anuncia novos compromissos para impulsionar a agenda ESG pelo clima e diversidade. A companhia pretende atingir o net zero (zero emissões líquidas), até 2035, cinco anos antes do previsto, desafio considerado inédito para grandes empresas do setor. Como contribuição à economia circular, planeja ampliar em 150% o volume de resíduo eletrônico acumulado, coletado com consumidores, por meio do programa Vivo Recicle, chegando a 225 toneladas no período entre 2024 e 2035. No Social, outro pilar prioritário para a Vivo, a companhia pretende fortalecer seus compromissos pela diversidade racial e de gênero. Almeja 40% de mulheres em posição de alta liderança e 45% em posições de liderança. A empresa também pretende chegar a 40% pessoas negras em cargos de liderança e a 45% de negros no quadro geral de colaboradores, até 2035. O anúncio foi feito pelo CEO da Vivo, Christian Gebara, na segunda-feira, dia 17 de junho (14), em evento para convidados, no Teatro Vivo.

Mudanças Climáticas, Desafios para a Humanidade  – A iniciativa contou a presença do professor Carlos Nobre, climatologista, referência mundial em estudos sobre o clima em painel sobre “Mudanças Climáticas, Desafios para a Humanidade”.  Em outro painel, a líder de Diversidade e Inclusão do Pacto Global, Verônica Vassalo, a diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Valéria Café, e o diretor executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Ricardo Mastroti, debateram sobre “O Papel decisivo dos negócios para o Desenvolvimento Sustentável”, com a mediação do vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto. “Para frear o aquecimento global é preciso unir e transformar os diferentes setores da economia rumo a zero emissões líquidas de carbono. Por isso, anunciamos voluntariamente a antecipação da nossa principal meta ESG, movendo também nossa cadeia de valor e trazendo ainda novos compromissos, em circularidade dos resíduos eletrônicos e diversidade, outros desafios importantes para a nossa sociedade”, revela o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.

Proteção do Planeta – Para chegar ao net zero em 2035 conforme a ciência, a Vivo deverá atingir 90% de redução de emissões em toda a cadeia de valor (escopos 1, 2 e 3), incluindo as emissões de fornecedores, que hoje representam 74% do total.  Os 10% de emissões remanescentes serão neutralizadas por meio do investimento, principalmente, em projetos de restauração de florestas em diferentes biomas neste mesmo período. “A transformação de nossa cadeia de fornecedores para o net zero é nosso grande desafio atual e oportunidade de fazer a diferença pelo planeta. Iniciamos, há dois anos, uma importante jornada junto aos nossos 125 fornecedores carbono intensivos, que respondem por cerca de 85% das emissões da nossa cadeia de suprimentos e agora miramos novos desafios”, destaca Gasparetto. A empresa mantém um programa estruturado de sensibilização, engajamento e consultoria, como auxílio na elaboração de inventários e planos de ação para que os fornecedores carbono intensivos assumam compromissos e metas de ambientais voluntárias. Em apenas dois anos do programa, a Vivo conseguiu dobrar o percentual de empresas atuando pelo clima e já possui 61% delas engajadas nesse propósito. A companhia incorporou em seu processo de compra requisitos de sustentabilidade e, desde o início deste ano, enfatizou em contratos a solicitação a seus fornecedores de serviços intensivos em carbono, que estabeleçam metas de redução de emissões alinhadas com a iniciativa Science Based Targets (SBTi). Outra medida será reconhecer e premiar os fornecedores, diferenciando os que mais se destacarem no programa.

A Vivo e a jornada pelo clima – A atuação da Vivo no pilar ambiental está fundamentada em um Plano de Ação Climática e alinhada aos desafios do grupo Telefônica, com metas de curto, médio e longo prazo validadas pela ciência (SBTi). A empresa foi a primeira do setor, e do grupo Telefônica, fora da Europa, a consumir energia 100% de fontes renováveis ainda em 2018, 12 anos antes do previsto. Neste mesmo ano, deu início à expansão das suas usinas de geração distribuída. Atualmente, possui 68 usinas de fontes solar, hídrica e de biogás em todas as regiões do país. Juntas, elas já produzem 613 mil MWh/ano, energia suficiente para abastecer 293 mil residências e respondem por 35,5% do consumo total da Vivo Em 2019, tornou-se neutra em carbono, compensando as emissões que ainda não podem ser evitadas, por meio do investimento em projetos de preservação e restauração da Floresta Amazônica no Amapá e mais recentemente, no norte do Mato Grosso. Como resultado de suas amplas medidas de descarbonização, em apenas oito anos, a Vivo reduziu em 90% suas emissões próprias de gases de efeito estufa, atingindo a meta cujo prazo era 2030, em sua última revisão. A empresa saiu de 264 mil toneladas emitidas, em 2015, para 25,5 mil toneladas, em 2023, mesmo com a expansão de sua rede e clientes.


Economia circular – A circularidade é parte da estratégia de descarbonização da Vivo e fonte importante de matéria-prima para a indústria tecnológica. A companhia foi a primeira grande empresa do setor no Brasil a se posicionar de forma ampla sobre a reciclagem de eletrônicos, com o objetivo de incentivar o consumo consciente junto aos consumidores. “Queremos ajudar o Brasil, um dos maiores produtores de resíduos eletrônicos do mundo, conforme o relatório “The Global E-Wast Monitor a vencer este importante desafio ambiental da era digital, que são os resíduos eletrônicos, diminuir o uso de recursos naturais e proteger o meio ambiente do descarte inadequado dos resíduos”, destaca Gasparetto. Para isso, a empresa se compromete a aumentar em 150% o total acumulado reciclado desde o início do programa Vivo Recicle. A proposta é sair de 150 toneladas acumuladas, entre 2006 e 2023, para 225 toneladas nos próximos 12 anos, chegando a 375 toneladas até 2035. Para chegar a esse objetivo, a Vivo pretende mobilizar fabricantes, grandes clientes corporativos, além de promover ações de incentivo em lojas, com 1,8 mil pontos de coleta, e de campanhas de massa junto aos consumidores. A empresa também envolve jovens de instituições beneficiadas pela Fundação Telefônica Vivo em ações do programa.

Compromisso com a diversidade – No pilar Social, a Vivo tem a diversidade como fator primordial para a inovação. “Entendemos que para sermos uma empresa sustentável, precisamos ser, acima de tudo, uma empresa diversa e inclusiva. Queremos nos consolidar como uma das empresas mais diversas do país e avançar como referência em equidade racial e de gênero”, revela a vice-presidente de Pessoas da Vivo, Niva Ribeiro. Em seu programa Vivo Diversidade, a empresa desenvolve, desde 2018, ações nos pilares de gênero, LGBTI+, raça e pessoas com deficiência, além de profissionais 50+, de modo transversal. A empresa mantém programas de capacitação, iniciativas de acessibilidade e vagas afirmativas. Só em 2023, foram cerca de 2,7 mil vagas abertas para talentos diversos, como Pessoas com Deficiência, LGBTI+, mulheres, negros e 50+.  Nos programas de trainee e estágio, 50% das posições foram voltadas exclusivamente para talentos negros. Em seu novo desafio, a empresa pretende ampliar para 40% o número de mulheres em posição de alta liderança e para 45% em posições de liderança, até 2035.  No pilar de raça, o principal desafio da Vivo para 2035 é chegar a 40% pessoas negras em cargos de liderança, com 45% de negros no quadro de colaboradores. Hoje, 42,1% de colaboradores da Vivo são negros, sendo que 33,1% estão em cargos de liderança.  “Superamos nossa meta para 2024 que era de 40% de colaboradores negros e 30% para negros em cargos de liderança”, destaca a executiva. 

Governança para assegurar avanços – Para evoluir na agenda ESG, a Vivo busca o envolvimento de todas as áreas da companhia. A empresa possui dois Comitês de Sustentabilidade: um em nível executivo, com a participação de gestores de negócios e presidido pelo CEO da empresa, e outro vinculado diretamente ao Conselho. Como uma das medidas para impulsionar toda a organização em sustentabilidade, desde 2019, 20% da remuneração variável dos executivos da Vivo está atrelada às metas ESG, como redução de emissões e diversidade. Estas e outras ações conduziram a Vivo à liderança de rankings nacionais e internacionais de sustentabilidade. Em janeiro deste ano, tornou-se a empresa mais sustentável do Brasil no ISE B3, composto por 78 companhias, de 36 diferentes setores. Pelo 4º ano consecutivo, também está presente entre as líderes no The Sustainability Yearbook2024 da S&P, ocupando o TOP 10, com a 8ª posição do no ranking global do setor, e a 1ª colocação nas Américas. É a empresa brasileira com a melhor pontuação em todos os setores avaliados (87 pontos).

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