A quinta-feira, dia 17 de outubro, do Base27 foi de muita comemoração! O hub foi reconhecido pelo prestigiado Ranking 100 Open Startups 2024 como o principal ambiente de inovação privado do Espírito Santo. A cerimônia aconteceu no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ), e reuniu os principais agentes do ecossistema brasileiro para a premiação, considerada uma das mais importantes do país. Além do Base27, empresas mantenedoras de diferentes setores foram reconhecidas pelo seu comprometimento com a inovação aberta e o futuro. Entre empresas mantenedoras, patrocinadores e startups residentes, oito integrantes da comunidade B27 foram premiados pelo seu papel ativo em inovação aberta. Vale destacar que o Base27 participa do Ranking 100 Open Startups pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, o maior hub de inovação capixaba foi reconhecido na categoria Top Ecossistemas, estando entre um dos 25 atores mais relevantes na categoria ‘entidades privadas’. Na foto acima, Michele Janovik, CEO do Base27.
Confira abaixo as premiações recebidas pelas empresas da comunidade Base27:
ArcelorMittal
1º lugar geral no Top 100 Open Corps e 1º lugar no Top 10 da categoria Mineração e Metais.
EDP
A mantenedora do Base27 conquistou a 4ª posição no ranking da categoria Energia Elétrica e Renováveis.
Fortes Engenharia
A Fortes Engenharia alcançou o terceiro lugar no Top 5 Engenharia e Construção, e a 22ª posição no Top 50 Middle Markets.
Suzano
A maior fabricante de celulose do mundo ficou em 1º lugar no Top 10 Florestal, Celulose e Papel e também conquistou o 12º lugar geral no Top 100 Open Corps.
Timenow
Uma das fundadoras do Base27, a Timenow ficou em 1º lugar no Top 50 Middle Markets. A empresa também levou o 30º lugar geral no Top 100 Open Corps e a segunda colocação no Top 10 da categoria Serviços Profissionais.
Vale
A empresa foi 25º lugar geral no Top 100 Open Corps e 5º lugar no Top 10 da categoria Mineração e Metais.
Alper Seguros
Patrocinadora do Base27, a Alper Seguros ficou em 1º lugar no Top 5 da categoria Seguros.
Futurai
A Startup do Area 9 ficou em 7º lugar no Top 10 Indtechs e também figurou na posição 75 do Top 100 Startups geral.
É hoje o 1º Encontro MKT VIX | Varejo em foco – é hoje o primeiro encontro que acontece hoje, segunda-feira, 21 de outubro, às 19h no THE ROOFTOP NUVEM, na Praia da Costa, Vila Velha. O encontro com foco no Varejo será marcado pela presença dos Gestores de Marketing de Grandes Empresas do Mercado Capixaba e seletos convidados da Comunidade MKT VIX. O Rooftop foi escolhido como local pela característica acolhedora e intimista, numa proposta de ser um encontro focado na troca de informações e experiências compartilhadas entre colegas e parceiros do nosso mercado. Imperdível .
Hotel Senac prepara evento com aula-show gratuita e jantar com harmonização de vinhos – O Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, prepara os últimos detalhes de um evento exclusivo que vai destacar a riqueza da culinária nacional: o “Bem Brasileiro”, que terá uma aula-show gratuita e um jantar temático. A ideia é oferecer uma experiência completa de pratos típicos da nossa culinária harmonizados com os mais saborosos vinhos brasileiros, nos dias 4 e 5 de novembro. Em 4 de novembro, a partir das 18h, o sommelier Franklin Bittencourt, referência em enologia e enogastronomia no Espírito Santo, irá conduzir a aula-show gratuita e aberta ao público. Com mais de 15 anos de experiência acadêmica e fundador da Académie du Vin Franklin Bittencourt, o especialista vai ensinar técnicas de harmonização de vinhos com peixes e frutos do mar, carne vermelha, queijos e sobremesas. A aula será uma oportunidade imperdível de aprendizado, proporcionando aos convidados um contato direto com o universo dos vinhos nacionais. “Com essa ação, nosso objetivo é oferecer uma imersão completa, criando uma experiência sensorial inesquecível”, destacou a Chef Executiva do Hotel Senac Ilha do Boi, Fabricia Sarria.
Jantar temático da gastronomia brasileira – Já em 5 de novembro, a partir das 19h, será realizado o jantar temático, que terá um menu cuidadosamente elaborado para refletir a essência da gastronomia brasileira. Entre as opções estão o Pirarucu ao forno com Purê de Castanhas e Chips de Banana Verde, o tradicional Bolinho de Feijoada e a saborosa Carne do Sol com Pirão de Leite e Macaxeira na manteiga de garrafa. O valor do jantar é de R$ 280,00, sendo composto por entrada, menu principal e sobremesa. Todos os pratos serão harmonizados com vinhos selecionados das principais regiões vinícolas do Brasil, como o Cabernet Sauvignon e o Sauvignon Blanc da Serra Gaúcha, além de espumantes da Serra da Mantiqueira. As vagas são limitadas e os interessados na aula-show podem se inscrever pelo Formulário On-line. Já as reservas para o jantar temático deverão ser feitas no setor de Eventos do Hotel Senac Ilha do Boi pelos telefones: (27) 99958-9406 ou (27) 3345-0111.
Instituto Bem Brasil realiza Exposição “Fragmentos Urbanos – Ressignificando para o novo tempo” – Banners de divulgação, que iriam para o lixo, são transformados em acessórios de moda sustentável. As peças exclusivas, confeccionadas por 20 mulheres atendidas pelo projeto Projeto Fazendo Arte, fazem parte da exposição “Fragmentos Urbanos – Ressignificando para o novo tempo”, que inaugura na terça-feira (22) e segue até o dia 28 de outubro, no Shopping Vitória, 1º piso ao lado da Life By Vivara. A exposição é uma ação realizada pelo Instituto Bem Brasil, através do Projeto Fazendo Arte, em Vitória, com a parceria do Sesc-ES, do Senac-ES e da Fecomércio-ES, junto com a Prefeitura de Vitória, através do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor vinculado à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho/Gerência de Qualificação do Trabalhador. Conta ainda com o apoio do Shopping Vitória e do Instituto Americo Buaiz. O termo Fragmentos Urbanos surge da ideia de que o banner, após cumprir seu objetivo de divulgar uma ação, se torna um fragmento que permanece no planeta, assim como os produtos de plástico, ditos descartáveis. “Dar uma nova destinação a esse produto é ressignificar para um novo tempo de vida. Ao mesmo tempo, essas mulheres ressignificam suas experiências de vida por meio da arte”, afirma Mônica Rezende, coordenadora do projeto. ( fragmentos urbanos 02
O Boticário lança Pacto Prateado em horário nobre da TV Globo e reforça agenda antietarista – Com uma atuação consistente no combate ao etarismo, Boticário estreia em ‘Mania de Você’, novela das nove da TV Globo, propondo uma reflexão sobre como a sociedade posiciona as mulheres em um lugar de invisibilidade à medida que envelhecem. O debate proposto pela marca, que é patrocinadora da trama, tem exibição prevista para 17 de outubro, véspera do Dia da Menopausa, e endossa a atuação de Boticário acerca dos diferentes ciclos femininos, como o climatério, reforçando a narrativa de que o auge de cada mulher é hoje. A cena protagonizada por Berta, personagem interpretada por Eliane Giardini, traz para a ficção uma realidade vivida por mais de 29 milhões de mulheres no país, segundo dados do North American Menopause Society, que estima mais de 1 bilhão de mulheres ao redor do mundo vivenciando a menopausa até 2030.
Personagem de Mania de Você retrata sintomas do climatério e aborda invisibilidade da mulher madura – Para Renata Gomide, Vice-presidente de Consumer do Grupo Boticário, o papel da marca é conseguir desmistificar e falar abertamente sobre o tema. “Para nós é um privilégio poder falar sobre menopausa de forma tão real e abrangente. Justamente por isso que iremos continuar contribuindo para uma sociedade antietarista por meio de iniciativas contínuas e abrangentes pensadas para acolher e valorizar as diferentes trajetórias, reconhecendo que cada processo de envelhecimento é singular e diverso”. A ação, idealizada pela agência GUT em parceria com a Globo , faz parte da campanha de combate ao etarismo “Seu auge é hoje”, que desde setembro reforça os muitos auges da vida da mulher e endossa uma ótica positiva para a chegada da maturidade. Essa é uma das agendas prioritárias do Grupo Boticário, responsável pelo maior programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do varejo brasileiro, que neste ano trabalha Gerações como tema-foco. “Discutir maturidade e menopausa – temas ainda tão delicados para muitas mulheres – em um espaço de grande visibilidade é importantíssimo. Para promover uma sociedade livre de etarismo, é essencial vermos e entendermos que a vida das mulheres continua repleta de realizações, oportunidades e auges também depois da menopausa.” diz Sofia Calvit, Diretora de Criação da GUT.
Seu Auge é Hoje – O movimento teve início no TikTok, quando a marca criou uma estratégia para estimular o alcance de conteúdos produzidos por influenciadoras e criadoras com mais de 45 anos na plataforma. Segundo o Mindset Generation, pesquisa recém-lançada pela plataforma de vídeos, atualmente, as fronteiras geracionais estão se desfazendo no âmbito digital. O estudo aponta que os interesses, valores em comum e as semelhantes formas de consumo dos usuários acabam por criar um ambiente democrático na plataforma, potencializando o comportamento transgeracional. Hoje, o TikTok conta com 28% do público ativo composto por integrantes da geração X (nascidos entre 1965 e 1981). Ainda dentro do mesmo conceito, a marca lançou Botik Resveratrol e Silício, linha de skincare dedicada ao cuidado da mulher que lida com o climatério e a menopausa. Botik foi idealizada há mais de 7 anos como marca prioritária para a conversa com a mulher 45+ e, hoje, conta com 70% do público consumidor com mais de 43 anos.
Para apresentar o produto, a marca criou a Casa Menopausa – um espaço de conexão entre mulheres maduras, proporcionando debates entre convidadas, especialistas e influenciadoras discutirem sobre o tema de forma aberta e acolhedora. Para amplificar o tema e gerar identificação com a consumidora, Ingrid Guimarães foi a escolhida para iniciar o movimento de reflexão e gerar debates abertos entre mulheres maduras, mostrando que a menopausa não é o fim e apontando o quão injusto seria ter pausado seus auges com a chegada da maturidade. Além dela, as apresentadoras Rita Batista e Regina Volpato também se aliaram ao movimento para trazer sua perspectiva e vivência sobre a menopausa. “Todas essas iniciativas refletem nosso compromisso em valorizar histórias e reconhecer a beleza na maturidade. Como uma marca relevante no mercado de beleza, temos a responsabilidade de desconstruir os padrões que atrelam a beleza à juventude. Queremos que nossas ações inspirem as mulheres a se enxergarem como verdadeiramente são, em todas as fases da vida, e que celebrem cada capítulo de suas jornadas”, finaliza Renata Gomide.
Multiplace Mais completa 25 anos e promete o maior festival de verão do Espírito Santo – O Multiplace Mais é reconhecido nacionalmente como um dos mais importantes complexos de entretenimento noturno do Brasil, devido à sua estrutura inigualável construída de frente para o mar de Meaipe, Guarapari. E para manter a tradição, o Multiplace Mais anunciou seu Festival de Verão, porque VERÃO É MAIS e há 25 anos iniciou sua história fazendo parte da vida de muitos capixabas e turistas. A casa tem uma energia contagiante que envolve o seu público, experiências que ficaram na memória de todos os frequentadores e ainda sendo um espaço que produz grandes atrações e diferentes estilos musicais. Quem abre a programação é a label da Booa Produções em parceria com a Aquarius Produções com o “Verão de Booa”, no dia 27 de dezembro.
A direção da Multiplace Mais recebeu convidados na noite de quinta-feira, dia 17, na Barlavento, praia de Camburi, para a apresentação e divulgação da programação do Verão é Mais 2025. Será um mês inteiro de muito MAIS alegria e diversão, em prol do entretenimento e turismo no Estado do Espírito Santo. Serão mais de 25 atrações, pensando em todas as idades e estilos musicais. Porque VERÃO É MAIS!
A antiga pista agora é a Área Mais – O complexo de entretenimento possui um terreno de mais de 8.000m² com quase 7.000 m² de área construída, em Guarapari, que é a principal cidade turística do Estado, localizado de frente para a Praia de Meaípe. Coberto, com acessibilidade, (elevadores e rampas), espaço multi – dividido em setores: Área Mais (nossa antiga pista), Camarote 1 com mesas de 4 cadeiras para mais conforto, Camarote 2, com ingressos individuais e uma vista ampla para todo espaço, com cadeiras e bistrôs, o Asteroide com bar e Dj residente, o Iguana com bar e palco para artistas capixabas, além de ampla praça de alimentação.
As fotos são do Léo Gurgel
A programação do verão 2025 promete artistas que virão pela primeira vez – A grade da programação foi escolhida a dedo para atender a demanda dos diversos públicos frequentadores do Multiplace Mais, que curtem pop rock, sertanejo, axé, funk, pagode e agora incluindo forró, hip hop, rap, trap, que são estilos que vêm crescendo no cenário musical, principalmente entre os mais jovens. Grandes artistas estarão de volta. E tem artista que chegará pela primeira vez em nosso palco tão especial que parece sempre um show vip, trazendo o artista bem perto do público. Nossa pista é um verdadeiro Front Stage, agora com nome “Área Mais”. Mais informações: https://multiplacemais.com.br/manual-do-cliente/
Heineken lança campanha que celebra o ídolo Ayrton Senna e o seu poder único de unir os brasileiros – Era 1991 e o então bicampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna nunca havia vencido no Brasil. E ele lutou bravamente, até o final da corrida, contra uma caixa de câmbio de seu carro travada na sexta marcha nas voltas finais, e brindou a todos os brasileiros com a taça de campeão no GP do Brasil daquele ano. E agora, 33 anos depois desse feito, Heineken convoca os brasileiros a brindar esse ídolo internacional que, hoje e sempre, une e emociona o País. Criada pela LePub São Paulo, a campanha 360° destaca como Senna e Heineken continuam unindo os brasileiros ao longo dos anos, representado por um gesto icônico que une ambos: o brinde. Essa homenagem de Heineken – patrocinadora global da Fórmula 1 – começa com um filme dirigido pelo premiado diretor de cinema e ganhador do Oscar, Armando Bo, que estreou no dia 17 de outubro no intervalo do horário nobre das TVs Globo, Record, Band e SBT, e simultaneamente nas salas de cinema e nas mídias digitais.
Diferentes famílias e grupos de amigos em casa são retratados – A peça publicitária “The Toast” começa com a primeira vitória do brasileiro em Interlagos, em 1991 — arquibancadas cheias, aplaudindo o campeão e o momento clássico do ídolo erguendo seu troféu com apenas uma mão. Em seguida, um grupo de amigos levanta uma garrafa de Heineken para brindar ao piloto. Diferentes famílias e grupos de amigos em casa são retratados, assistindo a um VHS do icônico momento da premiação em Interlagos. Esses personagens, retratados na campanha, também erguem uma Heineken para brindar o ídolo na TV. O filme faz uma passagem de tempo para 1994, quando o brinde muda de celebração de vitória para homenagem a uma lenda. Já em 2000, uma mulher vestida com o inesquecível macacão vermelho de Senna e um grupo de pessoas comemoram com uma Heineken na mão durante uma festa à fantasia. Em 2013, Senna levanta seu troféu em um videogame inspirado na Fórmula 1 e que é visualizado em uma TV de tela plana; ao mesmo tempo, um grupo de amigos, morando juntos, ergue suas garrafas de Heineken para a TV, brindando com o atleta. Em 2021, o streamer Gaules saúda o piloto, reagindo a uma transmissão do momento em que Senna levantava seu troféu em 1991.
O filme finaliza com uma cena emblemática de Alain Prost – parceiro de equipe de Senna na época da McLaren e maior rival do brasileiro nas pistas, brindando o ídolo e seu legado atemporal. Todo o filme é embalado pela emocionante trilha “Lean On Me”, de Bill Withers, que traduz o amor dos brasileiros pelo Senna até os dias atuais. A conexão entre Ayrton Senna e Heineken não é de hoje. Em 2019, a marca produziu o filme “Obrigado”, criado pela agência Publicis Brasil, como parte da campanha #ObrigadoSenna, hashtag essa que retorna para a campanha deste ano. Na ocasião, o filme retratou diversos momentos da história recente do País nos quais a bandeira brasileira está presente. Com isso, além do filme, veiculado na TV e online, Heineken também preparou, em parceria com a família Senna, eventos que foram realizados em São Paulo no mês de novembro.
A primeira ação colaborativa aconteceu em maio do mesmo ano, durante o Senna Day – “Para nós, é uma honra enaltecer Ayrton Senna, um dos maiores ídolos de todos os tempos. Senna é um símbolo de determinação e superação, e a Heineken se orgulha de poder celebrar sua história, reunindo pessoas para comemorarem os momentos inesquecíveis que vivemos com ele. Esta é uma homenagem ao seu legado, a sua vida e ao seu superpoder de unir as pessoas”, comenta Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil. “Em toda a comunicação, trazemos esse ponto de intersecção entre Heineken e Senna, que é a capacidade de ambos unirem as pessoas em um simples gesto que diz muito: o brinde. Também tivemos o cuidado ao escolher o Armando Bo, um baita cineasta premiado para dirigir o filme, sem contar com a participação do Prost, o principal rival de Senna que também prestou sua homenagem nesta campanha”, conta Felipe Cury, CCO e sócio da LePub São Paulo, agência responsável por toda a criação da campanha.
“O Ayrton sempre teve um perfil agregador, de querer estar perto das pessoas e no fato de que ele unia gerações em frente à TV, unia os fãs para acompanhar as corridas e une o mundo para celebrar o seu legado. A campanha da Heineken traduz esse sentimento em uma homenagem repleta de significado e que ganha ainda mais emoção ao relembrar uma vitória icônica do Senna: a de Interlagos, em 1991”, comenta Ana Simões, diretora executiva de marketing da Senna Brands, empresa responsável por perpetuar o legado de Ayrton Senna. Além dos filmes nas versões de 60″ e 30″ que serão exibidos em TV, cinema e mídias digitais, a ação também contará com mídia OOH, ativações com fãs de Heineken e influenciadores digitais.
Filme da Heineken para Senna
Ficha Técnica
Heineken
Marketing: Beatrice Jordão, Fabrizio D’angelo, Carlos Mario Rico Franco, Laisa Valerio, Lucas Pires Barbosa, Eduardo Picarelli, Cecília Bottai, Guilherme Retz, Daniella Iebba, Nabil Nasser, Bram Westenbrink, Dolf van den Brin
Mídia: Fernanda Saboya, Williane Vieira
Brand PR: Adriana Teixeira, Camille Nunes, Pedro dos Reis Duarte
Le Pub Brasil
GLOBAL CEO: Bruno Bertelli
GLOBAL CCO: Cristiana Boccassini e Mihnea Gheorghiu
CCO & Partner: Felipe Cury
CSO & Partner: Aldo Pini
Executive Creative Director: Greg Kickow e Rafael Alves
Creative Director: Yan Prado e Leone Damiao
Copywriter: Victor Sotero
Art Director: Samoel Junqueira
Designer: Kayna Michelin
Creative Production Director: Carla Rossini
Senior Creative Producer: Brunno Cunha
Editor: Jesse Roscoe e Leo Sanches
Executive Operations & Business Director: Aline Garcia
Account Director: Juliana Dantas
Account Manager: Marinna Santos
Account Assistant: Rayani Tobias
Content Director: Dayana Texeira
Content Manager: Thais Vargas
Community Manager: Karina Silva
Head of Strategy: Mariana Coradi
Strategy Director: Marilia Duran
Strategy Manager: Mansur Atique
Media Director: Priscilla Leite
Media Manager: Jussara Bezerra
Media Supervisor: Lucas Gimenez e Fernando Brito
Media Coordinator: Carla Tassi
Media Assistant: Eric Bueno
Chief Communications Officer: Paula Ganem
Communications Manager: Mafê Malozzi
Produtora Rebolucion
Production Company: Rebolucion
Film Director: Armando Bo and Watta Hermanez
Executive Producer: Ciro César Silva
Line Producer: Chancho, Mariano Avellaneda and Alexandre Macen
Producers: Mariana Khuri and Lúcio Sulzbach
Production Coordination: Érika Andrade and Sarah Moura
1st Assistant Director: Juan Joaquin and Ana Claudia Azevedo
2nd Assistant Director: Amanda Barros
Director of Photography: Rolo
1st AC: Chile and Motinha
2nd AC: Ricardo Pedro and Caio Freitas
DIT (Digital Imaging Technician): Felipe Maciel Delgado
Production Designer: Frederico Alves
Art Assistant: Thais Russo and Mariana Naomi
Art Producer: Vinicius Marcial
Props Production: Mariana Hermann
Costume Production: Giovanna Moretto
Makeup: Carla Cristina Carrasco
Production Direction: Tatiana Ueda
Production Manager: Sara de Rizzo
Production Assistant: Livia Maria and Daniel dos Santos
Location Manager: Jefferson dos Santos and Gabriela Salgado
Set Dresser: Magosh and Diogo Telles
Casting Producer: Deborah Antunes
Best boy electrician: Walério Máximo and Álvaro Crispi
Best boy grip: Alexandre Fidelis and Gerlando Dos Santos Pereira
Post-Production Coordinator: Fernando de Souza Maria Laura Rodriguez (Rebolucion ARG)
Editor: Felix Soifer
Color grading: Bleach
Finishing: Da8ocho (Gabriel Mongardi)
3D: Butterfly
Finisher: Juliana Sánchez (Rebolucion ARG) / Rebolucion BR crew
Produtora DaHouse
Produtora de áudio: DaHouse Audio
Produção e direção musical: Lucas Mayer e Silvinho Erné
Narrador: Vina Mottecy
Mix e master: Rodrigo Deltoro
Atendimento e Coordenação: Carol Masseti e Andrea Oliveira
Trilha sonora
Título: Lean on me
Artista: Bill Withers
Published by: Universal Mus. Publishing MGB Brasil Ltda. em nome de Universal Music Works
Círculo CRM
Sócio & CEO: Luís Greco
Sócio & COO: Miguel Pires
Sócio & CMO: Pedro Castro
Account Manager: Camila Moura
Strategy Manager: Harumi Kavazaro
Creative Director: Polyana Tarquinio
Content Manager: Laryssa Neves
Marketing Cloud Specialist: Otavio Takahashi
Marketing Cloud Assistant: Luiz Balaminute
Data analyst: Matheus Fernandes
DENTSU – Digital Media
Executive Business Director: Caroline Bassi
Media Director: Raphael Cunha
Media Manager: Cleberson Luque
Business Manager: Aline Licen e Ana Carla Melo Sartori
Business Supervisor: Julia Santos
Media Supervisor: Jullyana Ferreira e Ana Paula Fernandes
Media Sênior Analyst: Maria Eduarda Custodio
Media Analyst: Vinicius Ratnieks Sganzerla
LEMA+ | Community & Influencer e Press
CO-Founder & COO: Letícia Zioni
Partner & CCO: Guilherme Maia
Account Manager: Maria Puebla
Services and Project Manager: Fe Klingelhoefer
Creative Strategy Manager: Felipe Vaitsman
Creative Strategy Coordinator: Sidney de Oliveira
Strategy Leader: Andrés Piza
Creative Strategist: Duma Pinheiro
Creative Copywriter: Stella Carvalho
Creative Art Director: Ruan Araújo
Creative Copywriter: Kenia de Mattos
Creative Art Director: Daniel Magalhães
Press Officer Manager: Luís Dolci
Press Officer: Mayara Grosso
Press Officer: Isabella Battistoni
Press Officer Assistant: Fernando Bocardo
Community & Influencer Leader: Gabriella Marçola
Community & Influencer Specialist | HNK Regular: Maiara Vieira
Community & Influencer Specialist | HNK 0.0: Lucas Martins
Community & Influencer Assistant: Guilherme Alves
Governo lança o Acredita, que democratiza o acesso a crédito, e cria fundo de garantidor do BNDES e do Sebrae – O governo federal lança a maior política de crédito do país para garantir a democratização de financiamento pelos pequenos negócios. O Programa Acredita estimula a oferta de crédito a juros mais baixos para empreendedores (Lei 14.995, sancionado neste mês). Entre as iniciativas apresentadas no evento “Acredite no Seu Negócio”, anunciadas na sexta-feira, dia 18 de outubro, o Sebrae e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram mais um fundo garantidor – FG, que pode alavancar mais de R$ 9,4 bilhões em crédito. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Acredita é “o maior programa de crédito que o país já conheceu” e funcionará como facilitador para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho brasileiro.
Anúncios ocorreram durante o evento “Acredite no Seu Negócio”, em São Paulo – “As pessoas querem trabalhar por conta própria, querem ser empreendedoras, montar um comércio, montar um salão de beleza. É preciso que a gente aprenda que o mundo do trabalho no Brasil mudou, não só por avanços tecnológicos, mas pelo avanço educacional”, afirmou o presidente durante o evento. Lula também destacou que a oferta de crédito a micro e pequenos empresários é uma forma de circular o dinheiro e reduzir a desigualdade social. “Muito dinheiro na mão de poucos significa empobrecimento”, justificou. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, faltava uma política de estímulo ao crédito para o micro e pequeno empresário, como a que foi construída agora com o Programa Acredita, e 88% do segmento, que não consegue acesso a crédito, poderão buscar apoio por meio dessa iniciativa. “Este é um momento histórico, no qual o Brasil dá visibilidade à capilaridade da economia dos pequenos. Os pequenos crescendo, todos nós crescemos. Eles produzem inclusão social”, argumentou.
O papel do banco público e do Sebrae na criação do fundo garantidor que deverá facilitar o acesso aos recursos – Segundo Lima, o Sebrae já atendeu, em um curto período desde a sanção do programa, 300 mil empreendedores brasileiros, além de ter feito 50 mil horas de consultoria e 215 mil horas de capacitação. “Também estão pulverizados pelo Brasil 1,1 mil agentes preparados para produzir os resultados fantásticos dos depoimentos que acabamos de ouvir, que são brasileiros e brasileiras que acordam de manhã e nunca desistem”, acrescentou. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou o papel do banco público e do Sebrae na criação do fundo garantidor que deverá facilitar o acesso aos recursos, explicando que o fundo foi criado como se fosse uma parceria público privada. “Estamos anunciando mais R$ 9,4 bilhões, em que o Sebrae vai orientar e dar apoio, por isso quero parabenizar Décio Lima, que faz um trabalho extraordinário de orientação ao microempreendedor”, afirmou.
De beneficiária do Bolsa-Família a empresária – No início do evento, três microempreendedores deram depoimentos de como o acesso ao crédito, antes uma possibilidade distante, mudou suas vidas. É o caso da Karine Rodrigues Ramos Costa, que era beneficiária do Bolsa-Família e ajudava a mãe vendendo bebidas em uma barraca em festas na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, mas desejava mais. “Comecei com uma barraca de caipifrutas. Minha mãe sempre trabalhou em festas, mas meu sonho era crescer e eu precisava de dinheiro. Aonde eu fui ninguém me recebia, falavam que eu não tinha possibilidade de ter um limite mais alto de crédito, mas o Banco do Nordeste me acolheu na hora que eu mais precisei”, contou a empresária mineira. O primeiro financiamento obtido por Karine foi no valor de R$ 2 mil por meio do Crediamigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste. Apesar do pequeno valor, a mineira conta que conseguiu dar um grande passo, abrir uma loja de variedades e presentes em 2009.
Desde então, obteve outros financiamentos junto ao Crediamigo para investir na loja e conseguiu aumentar a sua renda, mudando a sua vida e a da sua família. Uma das primeiras conquistas foi comprar uma casa, mas depois de 15 anos como proprietária da Karine Presentes, ela já é dona de diversos bens, entre imóveis para aluguel e um carro que somam cerca de R$ 1 milhão em patrimônio. Hoje, a empresária assinou mais um financiamento com o CrediAmigo, em torno de R$ 10 mil para reforçar o estoque de produtos para o Natal. “No Dia das Crianças, a loja foi muito bem e estou otimista para o Natal. Nunca vendi tanto como neste ano. O faturamento da loja já cresceu mais de 50% em 2024 se comparar com o ano passado”, comemorou. Os sonhos de Karine, porém, não param por aí. Ela compartilhou que seu desejo é ter um limite de crédito ainda maior, que a permitisse chegar aos R$ 200 mil para reformar a loja e abrir uma nova unidade. “Ainda vou chegar lá, com o Acredita vou poder conseguir mais e deixar a loja do jeito que eu quero”, projetou.