Acacci lança nova campanha de conscientização sobre os sinais do câncer infantojuvenil

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) e a MP Publicidade lançam a nova campanha “Sinais” visando renovar a comunicação sobre os sintomas da doença, tornando-os inesquecíveis para o público. A identificação precoce dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil pode aumentar as chances de cura em até 80%. Todo ano a Acacci tem o mesmo desafio: tornar os sinais do câncer infantojuvenil cada vez mais populares e conhecidos, já que a identificação precoce dos sintomas pode aumentar as chances de cura em até 80%. “Acreditamos que a informação é a chave para a prevenção.  “Nossa meta é fazer com que os sintomas e sinais do câncer infantojuvenil fiquem marcados na memória de todos. Com a ajuda da música e da Turma do Acaccinho, queremos que essa mensagem seja não apenas informativa, mas também acolhedora”, destaca Luciene Sales Sena, Superintendente Executiva da Acacci.

Campanha estrelada pela Turma do Acaccinho – personagens criados para representar as crianças e adolescentes atendidos pela Acacci, a campanha busca desmistificar um tema muitas vezes assustador, transformando-o em uma conversa acessível e memorável, normalizando e enfatizando o diálogo sobre a doença. De acordo com a agência, foram usadas duas poderosas ferramentas da comunicação: a sonoridade e a educação através do lúdico. “A música infantil, com sua melodia cativante, serve como um importante recurso para que crianças, pais, responsáveis e educadores possam reconhecer e agir diante dos sintomas. É uma forma poderosa de persuasão de disseminação. Temos certeza que a melodia que criamos com a ajuda de parceiros e a veiculação no rádio e na TV vai levar a informação sobre os sinais do câncer infantojuvenil para muito mais famílias.” afirma Mônica Debbané, Chefe Criativa da MP Publicidade.

A MP faz um agradecimento especial aos parceiros que trabalharam incansavelmente voluntariamente para a campanha “A representatividade também foi importante para o processo criativo: além de ampliar a conversa sobre a doença, a agência utilizou os personagens criados para representar as crianças da Acacci. “Fizemos uma abordagem leve e divertida por meio da animação, com a Turma do Acaccinho em cena para comunicar essa mensagem que às vezes pode trazer preocupação para as famílias. A nossa intenção era trazer esse assunto que causa medo e receio de forma simples e lúdica, o que ajuda a espalhar a mensagem e torná-la digna de ser lembrada.” ressalta a dupla de criação, Alexandre Gadioli e Juliana Ramaldes, da MP Publicidade. A campanha será veiculada na televisão, no rádio, em outdoor, em plataformas digitais e nas redes sociais, além de contar com materiais educativos distribuídos pela Acacci. A MP faz um agradecimento especial aos parceiros que trabalharam incansavelmente voluntariamente, como a agência, para realização da campanha e as exibidoras de OOH e emissoras de TV e rádio, que disponibilizaram seus breaks para a causa.

Abaixo vídeo em animação da campanha

Ficha Técnica:

Sinais

Agência: MP Publicidade

Cliente: Acacci

Diretor de Criação: João Pitanga e Mônica Youssef Debbané

Redator: Juliana Ramaldes

Diretor de Arte: Alexandre Gadioli

Atendimento: Gabriella Hertel

Gerente Comercial e de Atendimento: Evandro Santos

Mídia: Rodrigo Dantas

Gerente de Planejamento, Mídia e Dados: Haiane Rocha

Arte-Finalista: Renato Wanick

RTVC: Maria Cláudia Marchesin

Produtora de Vídeo: ON Filmes

Diretor Executivo: Gustavo Lírio

Motion: Igor Francisco da Silva

Produtora de Áudio: ProAudio

Maestro: Emerson Bruno

Regente Coro Infantil: Paula Mendonça Santana

Vocais Infantis: Giovanna Antonele de Sousa Freitas, João Fernando Gonçalves, Lucas Daniel M. Freire, Rafaela de Souza e Raquel Dias dos Santos

Vocal Adulto: Izaque Noibans Pereira Coimbra

Locução: Juliana Ramaldes

Intérprete de Libras: Érica Souza

Câmera: Yan Correa

Comunicação Acacci: George Costta

Aprovação: Luciene Sales Sena

Fundação Otacílio Coser completa 25 anos de contribuição para o desenvolvimento do país – Com 25 anos de atuação dedicados ao desenvolvimento do país, a Fundação Otacílio Coser vive um novo momento em sua história. Com presença nos estados do Espírito Santo, São Paulo e, mais recentemente, Rio de Janeiro, a organização se dedica hoje a gerar conexões e oportunidades para mais de 70 mil jovens de escolas públicas. Com pioneirismo no campo do investimento social privado, a Fundação Otacílio Coser desenvolve iniciativas para estimular a conclusão do ensino médio e um começo de vida profissional no setor formal, consideradas essenciais para o enfrentamento ao desemprego e à desigualdade de oportunidades entre os jovens no país. Segundo o último Censo Escolar, 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o Ensino Médio.

O Programa Escolaí  teve sua metodologia atualizada para fortalecer o projeto de vida dos estudantes  – “Para superar processos crônicos de exclusão social, precisamos apoiar o projeto de vida das juventudes das escolas públicas, que concentram 80% dos alunos no país. Nossas ações mostram que, com estímulo e acompanhamento, esses jovens despertam para seus sonhos e desenvolvem as habilidades necessárias para uma transição qualificada entre a escola e o mundo do trabalho, que é ainda mais desafiadora para jovens em situação de vulnerabilidade social”, explica Camila Rocha, (foto)  CEO da Fundação Otacílio Coser. Nesse novo contexto, o Programa Escolaí, realizado pela Fundação há 19 anos, teve sua metodologia atualizada para fortalecer o projeto de vida dos estudantes e ampliar o número de escolas públicas apoiadas. Atualmente, são 115 escolas nos três estados – Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro -, com 195 mil jovens alcançados nos últimos quatro anos.

No Espírito Santo, são 24 escolas estaduais e municipais que recebem a metodologia do Programa Escolaí – Realizado desde 2005 em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, o Programa Escolaí apoia as escolas públicas no desenvolvimento do projeto de vida dos seus estudantes. Para isso, fortalece habilidades alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao mundo do trabalho, despertando seus sonhos e talentos. Por meio de uma divertida gincana interescolar, promove o protagonismo dos estudantes, que participam de missões culturais colaborativas pensadas para gerar reflexão sobre temas atuais e relevantes para a sua vida e para o futuro de sua geração. Além de movimentar toda a escola, o programa também cumpre o papel de aproximar as famílias e a comunidade educativa, fortalecendo a ação dos professores na criação dos vínculos necessários para a conclusão da Educação Básica. Ao final do ano, as escolas com melhor desempenho são premiadas.

A escola acompanha de perto a evolução na metodologia do Programa  – Uma das 24 escolas participantes do Programa Escolaí no Estado do Espírito Santo é a CEEFTI Itagiba Escobar, em Cariacica, de Ensino Fundamental II e Médio. Envolvidos desde 2017, a escola acompanha de perto a evolução na metodologia do Programa, e hoje vê os estudantes motivados e engajados nas atividades que despertam seus talentos e desenvolvem suas habilidades. Neste ano, eles escolheram três “missões” do Programa para realizar. Com “Arquitetura verde”, se propõem a ampliar áreas verdes da escola e a oferecer oficinas de jardinagem para os estudantes. Em “Diversidade Cultural e afro-indígena”, planejam entrevistar professores negros da escola como incentivo e valorização de suas trajetórias. E ainda, com a missão “Cuidando dos nossos orçamentos”, irão trazer especialistas para realizar palestras sobre controle financeiro pessoal e, futuramente, em empreendimentos de jovens e adolescentes.  Crédito das fotos: Divulgação/Fundação Otacílio Coser

Lean Agency é premiada no Festival Cria PE com 11 prêmios – Lean Agency brilhou no Cria PE, festival que celebra as melhores peças publicitárias de Pernambuco, conquistando onze prêmios nas categorias TV, digital, inovação em mídia e responsabilidade social. O evento consagrou as produções que se destacaram pela criatividade e impacto. Entre os principais destaques, a Lean conquistou Ouro em Animação com Vini Jr. 5 Anos, além de quatro pratas em Direção de Arte (Vini Jr. 5 Anos), Trilha Sonora (Manifesto), Fotografia (Bet dos Brasileiros), e Vídeos e Filmes Digitais (Profetizou Ganhou Sacou). A agência também recebeu seis bronzes, com premiações em Filmes Institucional (Lado B da Lud), Fotografia (Manifesto), Causas (Campanha Revele os Racistas), Produtos e Serviços (Cuida), Melhor Uso de Tecnologia Digital (Vini Jr. 5 Anos), e Vídeos e Filmes Digitais (Vini Jr. Aniversário“Esses prêmios são o reflexo do talento e dedicação da nossa equipe. Estamos orgulhosos de ver nosso trabalho reconhecido em tantas categorias, é uma grande conquista para todos nós”, celebra Anselmo Albuquerque, CEO da Lean.

link da animação:

Pesquisa VanPro mostra que a maioria das agências manteve crescimento no primeiro trimestre – As expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas, segundo indica a nova edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, junto a 221 agências de 20 Estados e do Distrito Federal. Os dados, colhidos em agosto de 2024, mostram que 45% das agências elevaram sua receita no primeiro semestre de 2024. Por outro lado, mais de um terço (30%) apontaram estabilidade na receita, e 25% registraram queda na comparação com os primeiros semestres de 2024 e de 2023. As agências que cresceram entre 10% e 30% foram 23% do total; enquanto 12% ampliaram a receita acima de 30%, e 10%, em menos de 10%. Já as que registraram perdas superiores a 30% foram 10% das entrevistadas. As perspectivas sobre o futuro situaram-se próximas à sondagem de janeiro último. O índice de agências que apontou perspectivas de futuro boas ou muito boas foi de 64%, em comparação a 66%. 

A nova sondagem mostra que o cenário financeiro para as agências é diversificado  – Em contrapartida, o índice de agências que consideram o cenário futuro como ruim, muito ruim ou têm previsão de interromper as atividades aumentou de 5% para 8%, enquanto 3% – um ponto percentual acima da pesquisa anterior – não conseguem prever. Já o índice das que projetam estabilidade caiu de 27% para 25%. “A nova sondagem mostra que o cenário financeiro para as agências é diversificado, com a maioria delas crescendo, mas uma parte expressiva apontando estabilidade ou mesmo queda. São números que refletem os atuais desafios competitivos do mercado”, destaca Daniel Queiroz, ( foto)  presidente da Fenapro. Em sua avaliação, o fato de que um número significativo de empresas elevou sua receita e manteve seus lucros estáveis, ao passo que outras enfrentaram quedas, evidencia a importância dos investimentos em gestão, equipes, inovação e tecnologia, bem como a necessidade de revisão dos modelos de negócio, apontada como um desafio.

Os três principais desafios  –  Para Ana Celina, (foto ) diretora da Fenapro, a gestão eficaz continua a ser um pilar central para o sucesso, especialmente em um ambiente no qual a otimização de processos e a gestão de pessoas são os maiores desafios. “A realização de um planejamento estratégico e de reflexão sobre mercado pode trazer soluções para os problemas comerciais e de crescimento, apontados, cada um, por cerca de um terço das agências”, completa. Quando perguntadas sobre os três principais desafios, 50% das agências indicam a gestão de processos e equipes. Em segundo lugar, com 44%, vem a gestão de pessoas e políticas de RH, e, em terceiro, a gestão comercial e a captação de clientes, apontada por 38% das agências. Outros desafios são a gestão do crescimento e a criação de novos negócios, mencionada por 36% dos entrevistados, e a inovação tecnológica e otimização da execução, apontada por 30% como sendo um dos principais desafios de sua agência. 

Uso de ferramentas de automação e IA“Estes indicadores demonstram que as agências, mesmo registrando crescimento nos negócios, ainda têm desafios em termos de gestão, principalmente no que se refere às pessoas, que são o seu maior ativo”, observa Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP e integrante do GT da Fenapro. “É preciso que elas se voltem mais ao desenvolvimento de políticas e processos que tornarão a sua gestão mais eficaz nos diversos aspectos da operação”, destaca. O uso de ferramentas de automação e Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, vem avançando, com 79% das agências já adotando esses recursos, em comparação a 64% no ano passado, e 31% há dois anos. Já 14% pretendem implantá-las ao longo dos próximos seis meses. Por outro lado, 6% não pretendem utilizar ferramentas de automação e IA no trabalho criativo, índice que mostra uma queda em relação aos 11% registrados no ano passado, e 30% há dois anos. As ferramentas de IA mais utilizadas são o ChatGPT, Midjourney, Gemini, ferramentas da Adobe e Copilot.

Uso de ferramentas de automação e IA  –  Ao avaliar a evolução no uso de automação e IA nos processos da agência, 17% conseguem observar impactos significativos; 43%, moderados, e 28%, pequenos. Já 3% não identificaram mudanças, enquanto 9% não aplicam ferramentas de automação e IA. Os tipos de impacto mais mencionados foram aqueles relacionados à otimização do trabalho, com maior agilidade na execução de tarefas, redução de custos e automação de tarefas repetitivas, bem como a melhoria na qualidade, com processos menos suscetíveis a erros humanos, melhor aproveitamento dos profissionais, maior atenção destes aos detalhes, aprimoramento analítico e insights mais profundos obtidos a partir da análise de dados, fatores estes que estão permitindo tomar decisões melhor embasadas e estratégicas. A crescente adoção de ferramentas de automação e IA nas agências reflete uma mobilização para mudanças em busca de competitividade e inovação. No entanto, o impacto variado dessas tecnologias e a concentração na tecnologia promovida pelo hype corporativo, o ChatGPT, sugere que é necessário um movimento proativo dos empresários do setor em busca de novas ferramentas.

Perfil das agências participantes – O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes são agências full-service (97%), com equipe de até 20 pessoas (54%), que têm mais de 20 anos de existência (51%), ou entre 11 e 20 anos (35%), e 96% delas são associadas ao Sinapro de seu estado, e 73% ao CENP. Assim como em todas as sondagens VanPro realizadas até hoje, o perfil de receita anual das empresas é mais diversificado do que os outros fatores. A maior frequência é de agências com receita de até R$ 1 milhão, representando cerca de 34% das entrevistadas. Cerca de 22% do conjunto dos participantes da sondagem têm receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 16%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 13% entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões foram 15% das respondentes.

Sobre a Pesquisa VanPro – A pesquisa Visão de Ambiente de Negócios – VANPRO é feita pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO desde 2017, e tem como principal objetivo medir e mapear o cenário atual e quais são as perspectivas para o futuro, além de conhecer os principais desafios dos sócios e executivos de agências de todo o país.

BNDES lança campanha nacional com jingle exclusivo para reforçar seu papel no futuro do Brasil – “O futuro acontece com o BNDES” é o novo mote da campanha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que ressalta o papel fundamental da instituição na construção de um futuro melhor para todos os brasileiros. Assinada pela WMcCann, a comunicação traz um novo jingle exclusivo e busca ampliar o conhecimento da população sobre a atuação do Banco, apresentando como seu trabalho em prol dos diversos pilares da economia e sociedade brasileira impacta positivamente a vida das pessoas. O conceito central da campanha destaca o compromisso do BNDES com o desenvolvimento do Brasil, ancorado no potencial do país. Essa mensagem ganha força por meio de um jingle exclusivo para as peças que se destacam pela modernidade e uma linguagem visual aliada à diversidade de brasileiros. Os materiais reforçam a conexão com o público, tornando a comunicação mais acessível e próxima de todas as regiões e classes sociais, e fortalecendo a percepção de que o BNDES não apenas apoia o desenvolvimento do país no presente, mas trabalha constantemente para garantir um futuro promissor para todos.

Peças têm como objetivo ampliar o reconhecimento da marca e reforçar seu compromisso com o desenvolvimento do país  – “O objetivo dessa campanha é mostrar o papel do BNDES como agente transformador que projeta o Brasil do futuro – e que está comprometido em viabilizar projetos de investimento que contribuam para um país mais próspero e com melhores oportunidades para todos os brasileiros. Nosso novo mote, “O futuro acontece com o BNDES”, pretende materializar justamente isso, e se desdobra em diversos setores e indústrias em que o Banco atua. A novidade desta campanha é o apelo musical, buscando promover aspectos afetivos para a marca do BNDES”, explica Gaspar Giacomini, chefe do Departamento de Marketing do BNDES. Com estratégia de mídia 360°, a campanha conta com manifesto de 60”, filmes de 30” e 15” para TV aberta e cinema, além de conteúdos voltados para mídias digitais e redes sociais. Spots de rádio também fazem parte da estratégia de divulgação, garantindo que a mensagem do BNDES chegue aos mais diversos públicos, por meio de múltiplos canais.

Assista aqui:

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann

Cliente: BNDES

Produto: Institucional

Nome da campanha: O futuro acontece com o BNDES

Time do Cliente: Catarina Donda, Liza Feingold, João Meireles, Raphael Perret, Beatriz Martins, Lucas Castro, Leonardo Weiller e Gaspar Giacomini.

Chairman: Hugo Rodrigues

CEO: Renata Bokel

COO: Carol Escorel

VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges

CCO: Dani Ribeiro

Diretor(a) de Criação Executivo: Ricardo Weitsman

Diretor(a) de Criação Associado: Felipe Gomes e João Resende

Criação: João Resende, Felipe Gomes, Durval Filho, Bruno Reche, Gabriel Ortiz, Luiz Carvalho e Lucas Carvalho

CSO: Agatha Kim

Planejamento: Ricardo Bauab, Luiza Portella, Erika Souza e Fabiana Lovate.

Diretora-Executiva de Conteúdo: Larissa Magrisso

Conteúdo: Stella Soares Peixinho e Rodolfo de Oliveira

Diretor(a) de Negócios: Bianca Almeida

Atendimento: Talita Fontes, Marina Sodré, Bianca Costa, Tarso Campos, Larissa Vieira, Maria Eduarda Fontes e Giordana Kilma.

VP de Mídia: Andreia Abud

Mídia: Romana Oliveira, Patricia Oliveira, Renata Martins, Beatriz Matte, Carina Baptista, Rayza Hanna

VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel

Head de Dados: Felipe Borges

Diretor de Dados: Vinicius Hamburgo

BI: Daniel Porto e Leonardo De Souza

Head de Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Bianca Repsold, Evelyn Oliveira, Mariana Veronez e Vitor Hugo Faria

Produção Gráfica: Nereu Marinho, Mauricio Martim e Claudio Costa

Projetos: Erika Casal, Gustavo Tupinambá, Rafael Ribeiro e Victoria Povoa

Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

Produtora do filme: Nove90

Diretor: John Oliveira

Diretor de Fotografia: Nixon

Pós-produção: Gabriel Cézar

Produtora de áudio: Nova Onda

Direção Musical: Passarinho

Direção de Produção: Ricardo Fleurye

Trilha: Teco Fuchs

Produção, Finalização e Mixagem: Raphael Bessa

Coordenação: Ricardo Fleury e Angeli Bernardes

Atendimento: Renata Lima

Fotografia: Rogério Faissal

Assistente de fotografia: Marli Kersting

Tratamento de Imagem: Marc Recco

Ilustração: PICT ESTÚDIO

Vetor Zero/Lobo produz campanha inovadora para a Brahma –  A Vetor Zero/Lobo apresenta sua última campanha para a Brahma, intitulada “Chopp”, em parceria com a agência Africa. A iniciativa representa uma nova fase da comunicação da marca, trazendo uma abordagem criativa que reflete os momentos de celebração icônicos da Brahma. Sob a direção de Gabriel Nobrega e da dupla Os Olga, a campanha explora o departamento de “visual engineering” da Vetor Zero/Lobo, utilizando uma combinação de efeitos práticos e cinematografia robótica. Este ambiente colaborativo, que integra a agência e o cliente ao longo de todo o processo, permitiu uma execução precisa e ousada, da concepção até a pós-produção. 

O processo foi uma oportunidade de explorar soluções visuais inéditas  – “Numa categoria tão saturada de imagens semelhantes entre si, nosso maior desafio foi trazer alguma inovação com presença de marca sem perder a elegância e o appetite appeal”, comenta Gabriel Nobrega, sócio e diretor de cena na Vetor Zero/Lobo.  Para a dupla Os Olga, o processo foi uma oportunidade de explorar soluções visuais inéditas. “Combinamos tecnologia de ponta com um olhar artesanal, criando um equilíbrio entre inovação e autenticidade, elementos fundamentais para a evolução da comunicação da marca no mercado” , afirmam. A campanha já está sendo veiculada em canais de TV e nas plataformas digitais da marca.

O filme tá bem legal!

https://vimeo.com/1021058814?share=copy

Ficha Técnica

Agência: Africa

Cliente: Brahma

Produtora: Vetor Zero

Direção: Gabriel Nóbrega + Os Olga

Direção de Fotografia : Os Olga (Luqueta e Felipe)

Assistente de Direção: Akassia Gonçalves e Pedro Sokol

Produção Executiva: Francisco Puech, Diego Dossa

Coordenação de Produção Executiva: Daniela Antunes

Assistente de Produção Executiva: Carolina Gorga

Diretora de Projetos: Márcia Guimarães

Gerente de Projetos: Natália Wandel

Direção de Arte:  Fabio Goldfarb
Efeitos Especiais: Cesar Utimura

Assistente de efeitos especiais: Luma Utimura, Nidin Sanches

Direção de Produção: Edu Ramos

Montagem: Lucas Melo, Matheus Miglionico

After: Guilherme Diniz

Composição: Carlos Campos

Rotoscopia: Gassan Abdounifu

Cor: Clandestino

Finalização: Thatiana Climick

Coordenação de Pós-produção: Tatiana Caparelli

Coordenação de Equipe: Rosangela Gomes, Ana Mendes, Nathaly Lopes

Assistentes de Pós-produção: Fábio Augusto, Isabela Balbo, Marcos Tavares

Estratégia e Conteúdo: Mat Rodrigues

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