O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a startup capixaba ECO55 concluíram o projeto “Diagnóstico Climático”, que buscou impulsionar a agenda climática e promover a transição para uma economia de baixo carbono entre empresas da carteira do banco capixaba. Com impacto em mais de 300 empresas, o projeto também despertou interesse para além das empresas selecionadas inicialmente pelo banco, atraindo negócios de diversos portes e segmentos da economia capixaba.
A parceria possibilitou ao Bandes vislumbrar estratégias voltadas à transição energética e à inovação sustentável – Em 90 dias, o projeto teve uma adesão significativa ao curso executivo oferecido em conjunto com o Diagnóstico Climático, atraindo 56 empresas e capacitando 130 profissionais nas áreas de Gestão Climática e Sustentabilidade. Além disso, o projeto resultou na entrega de 25 inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), contabilizando mais de 1,2 milhão de toneladas de carbono. A parceria possibilitou ao Bandes vislumbrar estratégias voltadas à transição energética e à inovação sustentável, com um foco especial em apoiar pequenas e médias empresas do Espírito Santo. Marcelo Saintive, (FOTO) diretor-presidente do Bandes, reforçou a importância da iniciativa, destacando que o sucesso do projeto demonstra o compromisso do banco em apoiar a inovação local e fortalecer a economia capixaba, tornando-a mais resiliente frente aos desafios das mudanças climáticas.
A missão da startup é democratizar o acesso à gestão dos riscos e da performance climática das empresas – “O resultado deste projeto reforça a missão do Bandes enquanto agente de transformação da economia capixaba: de apoiar a sustentabilidade e a inovação nos negócios capixabas e fortalecer a economia, tornando-a mais resiliente e preparada para os desafios que as mudanças climáticas trazem. Temos agora uma base que permitirá construir produtos financeiros alinhados à agenda de transição energética e à realidade das empresas capixabas”, destacou Marcelo Saintive. O fundador da ECO55, Guilherme Barbosa, (FOTO) também ressaltou a relevância do projeto, afirmando que a missão da startup é democratizar o acesso à gestão dos riscos e da performance climática das empresas, apoiando na mitigação de suas emissões e na construção de uma resiliência maior. Segundo Barbosa, os resultados alcançados reforçam a expectativa de um impacto positivo contínuo. Ele acredita que a parceria com o Bandes representa um passo importante para que mais empresas possam conhecer e avaliar seus indicadores climáticos, contribuindo para um futuro mais sustentável no Espírito Santo.
Os diagnósticos realizados no projeto seguiram rigorosamente protocolos internacionais – como a ferramenta de cálculo de emissões de carbono GHG Protocol e os padrões de materialidade do SASB, um sistema que define padrões para riscos e oportunidades de sustentabilidade, permitindo que as empresas participantes avaliassem suas emissões de gases de efeito estufa, práticas de sustentabilidade e riscos climáticos de maneira abrangente e eficaz. Com base nessas análises detalhadas, essas empresas estão agora mais preparadas para implementar estratégias de mitigação de emissões e para avançar na transição para uma economia de baixo carbono.
A expectativa é de que a parceria entre o Bandes e a ECO55 inspire mais empresas capixabas a promoverem um ciclo positivo de inovação e de investimentos em sustentabilidade no Estado – Guilherme Barbosa, da ECO55, também ressaltou a necessidade de criar um Sistema de Mensuração, Reportagem e Verificação (MRV) estadual, alinhado à Taxonomia Sustentável Brasileira e ao Plano de Descarbonização do ES. Esse sistema é considerado essencial para monitorar as emissões de carbono e a resiliência da economia capixaba na transição para um modelo mais sustentável, permitindo que o Estado avance em direção às suas metas climáticas com precisão e transparência.
Vídeo
Festival do Rio lança campanha contra pirataria com criação da 11:21 – Com uma linguagem gráfica que remete aos cartazes de cinema de várias épocas diferentes, a campanha contra a pirataria de filmes lançada pelo Festival do Rio no RioMarket tem apoio do Disque Denúncia, convocado pela agência 11:21 para ser o operador das denúncias geradas pela campanha. Os cartazes estão espalhados por todo o festival, vão se tornar cartazes nas fachadas de cinemas e ainda vão para a mídia digital, OOH e redes sociais. As peças mostram sempre piratas de filmes e fazem uma comparação com os piratas da vida real, e os títulos dos cartazes chamam para a conscientização, mas com humor e leveza: “Tem o pirata da perna de pau e o pirata da cara de pau.” “Se o filme tem pirata, me chama. Se a cópia é pirata, chama a polícia.”
O cartaz “Pode ter um pirata morando na sua casa” – fala especificamente das caixinhas IPTV, responsáveis por um número enorme de cópias piratas, chamando a atenção das pessoas do fato de que elas são na verdade verdadeiros hackers, podendo roubar seus dados e senhas. Os textos dos cartazes falam em quantos empregos e investimentos a indústria gera e apela pelo apoio de todos. Uma das forças da campanha é o layout baseado em cartazes de cinema de diferentes décadas do século 20, sempre parecendo ser um lançamento de filme de pirata. Uma peça em especial vai falar diretamente com a mídia das agências, que ao autorizar mídia programática pode estar fazendo seus clientes financiarem a pirataria em sites clandestinos de download de filmes.
“Programática pirata – tocando o terror no seu departamento de mídia” tem layout que mistura a estética dos filmes de pirata e de terror. Segundo Gustavo Bastos, CEO e CCO da agência e criador da campanha em dupla com o diretor de arte Diego Crisóstomo, “A campanha segue a linha do humor com layouts lindos e impactantes para conquistar as pessoas e conscientizar de maneira leve, mas contundente.” Já o Diretor de Arte Diego Crisostomo observa que “fomos muito felizes na linguagem gráfica com referências claras a vários tipos de cartazes e com um craft impecável . Já Renato Almeida, Diretor Geral do Disque Denúncia, comemora o investimento na campanha: “O Disque Denúncia está pronto para colaborar com o esforço do Festival do Rio pelo fim da pirataria no Brasil.”
Com Isabeli Fontana, TRUSS eleva o Estado da Arte em Desfile Revolucionário no Beleza Experience, Maior Premiação de Beleza da América Latina – TRUSS, parte do Grupo Boticário e especializada em tratamentos capilares, apresentou um desfile inovador e repleto de conceito durante o Beleza Experience, maior premiação de beleza profissional da américa latina, desenvolvida por Beleza na Web e Beleza na Web PRO. Com base em seus pilares de arte, tendência e inovação, a marca trouxe à passarela a “Revolução Loira”, destacando o lançamento de sua nova coleção de loiros, Blond Expression, e sua mais nova campanha focada no cuidado com os fios claros: Blond Revolution. O desfile foi dividido em três atos. No Ato 1, intitulado The House, a marca apresentou a sua essência em ser uma marca que apresenta tendências, celebrando sua expertise em cabelos loiros. Os stylings dos cabelos vieram com propostas comerciais, mas elevados à máxima potência. Nos looks, a predominância da cor preta da marca foi complementada por elementos prateados, fazendo as modelos brilharem na passarela. Transformando profissionais em modelos, a marca destacou seus experts. Melissa Schukiebier, embaixadora da marca, desfilou com um look preto com dourado e um cabelo estruturado com referência em Barbarella, enquanto Mário Henrique, embaixador global de TRUSS, apareceu loiro pela primeira vez.
TRUSS homenageou os cabelos com disrupção e conceito – No Ato 2, The Art, o desfile trouxe uma dose de ousadia, apresentando looks fashion que elevaram a estética na passarela com cabelos esculturais. Nesta fase, a paleta de cores evoluiu para incorporar ainda mais elementos prateados e dourados e, fazendo uma conexão entre o atual e o clássico, a marca trouxe uma violinista e uma harpista tocando seus instrumentos ao vivo para complementar a trilha do desfile. Surpreendendo o público com a sua entrada sincronizada, os gêmeos influenciadores Vinicius e Venâncio também marcaram presença desfilando juntos e com cabelos loiros esplêndidos. Por fim, no Ato 3, The Revolution, TRUSS homenageou os cabelos com disrupção e conceito, ressaltando ainda mais as variações de tons loiros em conexão com a coleção Blond Expression. Isabeli Fontana, parceira de TRUSS, apresentou um visual com cabelos e maquiagem dourados. Tendo se apresentado em um desfile internacional antes de se juntar ao BLZ Experience, a supermodel veio ao Brasil especialmente para desfilar para a TRUSS. Isabeli brilhou na passarela com uma uma capa dourada de 3 metros, incorporando o conceito da revolução loira.
Para complementar e embelezar ainda mais o desfile, a marca trouxe as modelos Vivi Orth e Ale Berriel, reconhecidas por suas icônicas presenças em desfiles do São Paulo Fashion Week e do mundo todo. O diretor criativo Augusto Mariotti liderou a produção do desfile, trazendo sua vasta experiência no mundo da moda, enquanto a concepção cenográfica foi realizada pelo estúdio Bijari, reconhecido por sua pesquisa nas interseções de arte, design e tecnologia. O desfile foi marcado por looks muito dourados, vestidos feitos de cabelos, peças estruturadas e muita sofisticação de um verdadeiro desfile haute couture, com styling de Marden Lopes, conhecido por seus trabalhos com o Grupo Boticário. Nesta edição, ele colaborou com o estilista Kaio Koia, que desenvolveu looks para diversas celebridades e publicações de moda. O conceito dos cabelos foi assinado por Rick dos Anjos e Léo Barroso, que criaram penteados conceituais reforçando a visão fashion e criativa da TRUSS. A maquiagem, elaborada por Daniel Hernandez, foi pensada para cada ato, destacando a conexão entre os cabelos e a proposta do desfile.
Asilo dos Idosos de Vitória lança amanhã o novo site com plataforma de doações online – O Asilo de Idosos de Vitória se moderniza e lança um novo site. Com um design intuitivo e funcionalidades avançadas, a plataforma oferecerá uma experiência completa para os visitantes, que agora podem fazer doações diretamente pelo ambiente virtual, acessar a Loja do Asilo online e acompanhar o calendário de eventos e o dia a dia dos idosos. O lançamento oficial acontecerá no dia 31 de outubro (https://asilodevitoria.org.br/). Desenvolvido pela Parresia, empresa responsável por grandes projetos nacionais como o portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de instituições regionais como o Convento da Penha, o site do Asilo ganhará um layout moderno e responsivo. Isso significa que ele se adaptará automaticamente a qualquer tipo de dispositivo, proporcionando uma experiência de navegação agradável tanto em computadores quanto em celulares e tablets.
A plataforma permitirá acesso à loja da instituição e acompanhamento das atividades dos residentes, para atrair mais voluntários e doadores – Um dos destaques do novo site é a sua abordagem voltada para acolhimento e transparência, refletindo a missão do Asilo dos Idosos de Vitória de cuidar e promover o bem-estar dos seus residentes. Com uma interface amigável e intuitiva, o site permite que os visitantes conheçam em detalhes as atividades da instituição. “O lançamento do site traz um novo olhar para o trabalho desenvolvido no Asilo, em que o protagonismo dos idosos e a assistência social ganham maior destaque. Estamos confiantes no sucesso dessa ferramenta de integração com a sociedade”, afirma Robson Melo, diretor-presidente da instituição. Com esse lançamento, o Asilo dos Idosos de Vitória reforça seu compromisso com a comunidade, aproximando o público do trabalho social desenvolvido ao longo de anos em prol dos idosos. A expectativa é que o site se torne um canal importante para fortalecer laços, atrair novas doações e ampliar a participação de voluntários.
Marketeiro maranhense foi bem sucedido em campanha para prefeito de Viana – renomado marketeiro nordestino, Carlos Vieira, natural do Maranhão, foi peça-chave na bem-sucedida campanha de reeleição de Wanderson Bueno à Prefeitura de Viana. Com uma taxa de sucesso de 80% em mais de 12 campanhas majoritárias, Carlos trouxe sua expertise em marketing político para criar estratégias vencedoras. Ele foi responsável por desenvolver o mote “É daqui pra melhor,” que refletiu a alta aprovação popular e projetou um futuro promissor para a cidade. Além disso, Carlos também idealizou o programa “Minha Rua Melhor” e o movimento “Acelera, Viana,” consolidando sua importância nas conquistas políticas do Espírito Santo. Sua habilidade em entender e prever as necessidades dos consumidores e eleitores rapidamente o consolidou como uma referência no setor em estados do sudeste, como MG e o ES. Expandindo sua atuação para o marketing político, Carlos coordenou com sucesso mais de 12 campanhas majoritárias, alcançando em uma delas a votação recorde de 2024 em Viana de 92,4% dos votos. Sua competência em estratégia e comunicação foi fundamental para esses resultados.
Sicredi inaugurou agência para empresas com faturamento anual superior a R$ 30 milhões – No Espírito Santo há apenas três anos, o Sicredi reuniu jornalistas e empresários capixabas na quinta-feira passada (24), para a inauguração da agência especializada no segmento empresarial de alto valor. Localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, Praia do Canto, em Vitória. A nova plataforma irá atender empresas de cinco municípios da Região Metropolitana (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana) com faturamento anual superior a R$ 30 milhões. O projeto visa fortalecer a atuação da instituição financeira no Espírito Santo. “Trouxemos não apenas o nosso negócio para o Estado, mas nosso jeito de ser. Estamos aqui com o compromisso de colaborar com o desenvolvimento econômico e social, contribuindo com a qualidade de vida dos associados e da sociedade. A inauguração desta agência voltada para o empresariado capixaba vem para reforçar esse compromisso”, afirmou Marcos André Balbinot, ( foto) presidente da Sicredi Serrana RS/ES.
O diretor-executivo da Sicredi Serrana RS/ES, Fabrício Cambruzzi, reforçou que o Sicredi tem o objetivo de continuar sua expansão no Espírito Santo. “Atualmente, estamos presentes em 45 municípios, com 56 agências, e alcançamos a marca de 100 mil associados em 2024. Até o final do ano, vamos inaugurar mais 11 agências, e nosso objetivo para 2027 é estar presentes em 100% dos municípios capixabas”. Pautada por um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados, a instituição possui cerca de 2.800 agências em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros. No Espírito Santo, o Sicredi administra R$ 3,3 bilhões em recursos, sendo 63% em crédito e 37% em captação.
Plataforma Sicredi Empresas – Um modelo já implantado no Rio Grande do Sul, o Sicredi Empresas é uma plataforma exclusiva da cooperativa de crédito, voltada para empresários com faturamento anual acima de R$ 30 milhões. Com profissionais seniores e com expertise no segmento empresarial, a agência oferece atendimento personalizado por meio de consultorias financeiras de valor, que buscam a prosperidade dos associados. A gerente da agência Sicredi Empresas, Janaína Queiroz da Costa, destacou que a nova plataforma oferecerá um atendimento humanizado e próximo, focado em um genuíno interesse pelos negócios dos associados. “Nosso compromisso é fazer negócios que entendemos, com pessoas que conhecemos. Estamos comprometidos em oferecer alternativas justas e sustentáveis com base nos negócios de cada associado, proporcionando soluções financeiras adequadas às suas necessidades”, afirma.
O foco do atendimento será a consultoria empresarial, com produtos e serviços personalizados – Com um ambiente moderno e acolhedor, a plataforma oferece estacionamento exclusivo, ambientes de coworking e salas privativas para atender os associados. O foco do atendimento será a consultoria empresarial, com produtos e serviços personalizados. “Além de oferecer condições diferenciadas de prazos, taxas e tarifas para os clientes, nós disponibilizamos educação financeira para colaboradores das empresas, por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis”, contou Janaína. Atendendo empresas de cinco municípios da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana), a agência já em pleno funcionamento. “Já temos 195 empresas capixabas na nossa plataforma, dos mais diversos segmentos, incluindo café, pimenta, granito, indústria, comércio, serviço e exportação. Com essa abordagem da agência, queremos fortalecer a relação do Sicredi com os associados e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região”, reforça Fabrício.
Conhecendo o Sicredi – Com mais de 120 anos, o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Hoje, é o maior grupo econômico do Rio Grande do Sul e o segundo maior da Região Sul do Brasil, com mais de 8,5 milhões de associados. Com agências em cerca de dois mil munícipios brasileiros, o Sicredi é a sexta maior instituição financeira do país em operações de crédito, com ratting AAA, avaliação máxima nas três principais agências globais de classificação de risco. O Diretor de Negócios da Sicredi Serrana RS/ES, Odair Dalagasperina, frisou que o modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos associados, que exercem papel de donos do negócio. “Temos cerca de 2.800 agências em todo o Brasil, sendo que em mais de 200 municípios somos a única instituição financeira com presença física. Nosso modelo de negócio forma um círculo virtuoso, que se inicia no interesse genuíno com as pessoas, gera bons negócios e fortalece o nosso compromisso com a economia local”. A Sicredi Serrana, por sua vez, é a maior cooperativa de crédito do Rio Grande do Sul em recursos administrados, e a quarta maior cooperativa do sistema Sicredi, com mais de 193 mil associados. “Encerramos o terceiro trimestre de 2024, registrando o melhor desempenho da história, com R$ 17 bilhões de recursos administrados, crescimento de 36% nos últimos 12 meses”, conta Dalagasperina.
Melhor empresa para trabalhar no Brasil – O Sicredi foi reconhecido como melhor empresa para trabalhar no Brasil, no ranking do Great Place To Work®️ (GPTW) 2024, na categoria Empresas Gigantes. Com mais de 47 mil colaboradores, sendo 583 no Espírito Santo, a instituição financeira também conquistou o Destaque em Saúde Emocional, figurando em uma lista composta por 10 empresas com ótimos índices relacionados à saúde e bem-estar.
Sicredi tem objetivo de estar em 100% do ES até 2027 – Há três anos no Espírito Santo, o Sicredi está presente em 45 municípios, com 56 agências. Durante o evento de inauguração do Sicredi Empresas, plataformas exclusivas para empresários com faturamento anual superior a R$ 30 milhões, o presidente da Sicredi Serrana RS/ES, Marcos André Balbinot, anunciou o projeto de expansão no Estado. “Alcançamos a marca de 100 mil associados em 2024 e, até o final do ano, vamos inaugurar mais 11 agências. Já administramos R$ 3,3 bilhões em recursos, sendo 63% em crédito e 37% em captação. Nosso objetivo para 2027 é estar presentes em 100% dos municípios capixabas”, contou. A comunicação da Sicredi Serrana ES é realizada pela Vero Comunicação, do jornalista e amigo Breno Arêas. A agência, que completará seu primeiro aniversário em novembro de 2024, tem na sua carteira clientes como o Sicredi, Bluzz Saúde, Hospital de Olhos Vitória, Acacci, ADB Advogados, Global Atacadista e Casa e Casa, além de trabalhos com o Carone, Peça Rara, Portocel e Suzano. Na foto acima, Breno Arêas, Fabricio Cambruzzi e Marcos André Balbinot.
Todas as fotos são de Mônica Zorzanelli.