Em 2024, até o mês de outubro, mais de 800 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Espírito Santo. Grande parte desse número envolveu a combinação bebida e direção. Vidas que são tiradas, sonhos que são apagados, por uma decisão irresponsável de ingerir álcool antes de dirigir. E com a chegada das festividades de fim de ano, em parceria com a MP Publicidade, o Detran|ES lança uma campanha impactante, com uma mensagem sensível sobre os perigos de combinar álcool e direção.
“Uma combinação que apaga sonhos e tira vidas”, o conceito da campanha convida a população a colocar luz na sua consciência nesse período de festas, fazendo um contraponto sobre as vidas que já foram apagadas este ano. Com um toque dramático e com o objetivo de gerar reflexão no público, as peças trazem personagens sendo apagados, que representam as vidas apagadas no trânsito este ano. O lançamento da campanha aconteceu dia 10 de dezembro, com o Detran|ES apagando a imagem do seu perfil nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube. Uma ação inédita e corajosa para transmitir o impacto que o tema merece.
Filme 1:
Campanha educativa com foco nos riscos da mistura “bebida e direção” – “Toda a campanha foi pensada com o tema “vidas apagadas”, que vai desde a ideia de apagar o perfil das redes sociais do Detran|ES, até os personagens nas peças. O objetivo é impactar e gerar reflexão do público. Buscamos ser realistas nas mensagens, por isso pesquisamos como os noticiários abordam os acidentes envolvendo bebida e direção e levamos esse tom para as peças, principalmente nos filmes”, disse João Pitanga, diretor de criação da MP. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que a campanha publicitária educativa com foco nos riscos da mistura “bebida e direção” é uma das estratégias do Órgão para, neste final de ano, sensibilizar os capixabas para a necessária mudança de comportamento na hora de pegar o volante, já que essa é uma conduta que potencializa significativamente as chances de ocorrência de acidentes e mortes nas vias.
Engajar os capixabas em um movimento a favor da vida – “As pessoas não podem seguir normalizando comportamentos proibidos, como dirigir sob a influência de álcool, e muito menos ficarem alheios ao assustador número de capixabas que perdem a vida todos os dias devido, principalmente, à imprudência no trânsito. Além de reforço na fiscalização, uso da tecnologia e ações educativas, utilizamos recursos arrecadados com multas para investirmos em comunicação com o objetivo de transmitir, de forma estratégica, uma mensagem que sensibilize e impacte o público-alvo. E essa campanha no ar que faz analogia com o “acender o alerta e apagar sonhos” pretende também engajar os capixabas em um movimento a favor da vida e fazer com que a sociedade reflita sobre o seu papel ao utilizar um veículo para que mude a própria conduta na direção de um trânsito mais seguro”, pontua Givaldo. A campanha já está no ar e é composta por dois filmes de 30”, filmes de 15” e 6”, Spot 30”, conteúdo de redes sociais e peças para portais online.
Filme 2:
Ficha Técnica
Agência: MP Publicidade
Cliente: Detran|ES
Título: Vidas apagadas
Direção de Arte: Felipe Favarato
Redação: João Pitanga
Head de Criação: Felipe Favarato
Direção de Criação: João Pitanga e Mônica Debbané
Gerente de Atendimento: Evandro Santos
Gerente de Mídia e Planejamento: Haiane Rocha
Atendimento: Morgana Inocêncio e Marília Oaks
Mídia: Eliz Bonadiman e Rodrigo Dantas
Arte-Final: Renato Wanick e Adenilton Nunes
RTVC: Maria Cláudia Marchesin
Produtora de vídeo: On Filmes
Produtora de áudio: Nova Arte
Direção de cena: Yuri Barichivich
Direção de fotografia: Hugo Reis
Produção: Bob Redins
Produção de elenco: ElencoES (Sarah Stein Barichivich)
Figurino: Edpo Gaspar e Gabriella Vasconcelos
Maquiagem: Ane Mendes
Planejamento: Paulo Ricardo
Digital: Paula Coutinho da Silva e Gabriela Dadalto
Aprovação: Georgia Fafá, Rhayan de Araújo, Simone Patrocínio e Raphaella Navarro
Rede Extrabom Supermercados arrecada mais de R$ 67 mil para APAES do ES na 16ª edição de Campanha Solidária – A Rede Capixaba Extrabom Supermercados arrecadou R$ 67.569,00 em mais uma edição do Dia do Pãozinho Solidário, realizada no dia 3 de dezembro. A quantia foi destinada à Federação das Apaes do Espírito Santo (Apae), superando o valor obtido em 2023. A ação reforça o compromisso da rede em apoiar iniciativas que promovem a inclusão e a qualidade de vida para pessoas com deficiência e suas famílias. As Apaes são organizações sem fins lucrativos que atuam na defesa de direitos e na prestação de serviços essenciais para pessoas com deficiência. A parceria com o Extrabom fortalece o trabalho dessas instituições, que impactam centenas de famílias em todo o Estado capixaba.
Realizada anualmente desde 2008, a campanha faz parte do movimento global Dia de Doar – que incentiva a solidariedade e a cultura de doação. Nesta edição, a ação contou novamente com a participação de Karol Tristão e seu filho Mateo como Embaixadores, mobilizando clientes e colaboradores das 37 lojas do Extrabom, presentes em Cariacica, Colatina, Guarapari, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Ao longo dos anos, o Dia do Pãozinho Solidário tem se consolidado como um exemplo de como o varejo pode contribuir para causas sociais, conectando comunidades e ampliando o impacto de iniciativas beneficentes.Na foto acima, da esquerda para direita Vanderson Pedruzzi Gaburo, superintendente, Yuri Corrêa, Gerente de Marketing Extrabom, Karol e Mateo Tristão – embaixadores da campanha, Fabio França, Gerente Extrabom, Thaina e Maria das Graças Vimercarti, presidente da Apae, Alynne Berlando, Coord. de Marketing Extrabom e quem está na frente, Murilo Ferreira Silva, Encarregado de padaria Extrabom, Vitor Rodrigues e Eduardo Pinheiro – Padeiros do Extrabom
Unimed Sul Capixaba tem reconhecimento nacional – O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Fernando Lemgruber Prado Costa, foi reconhecido como um dos 100 Mais Influentes da Saúde 2024 na categoria Qualidade e Segurança. A premiação, organizada pelo Grupo Mídia, é uma das maiores honrarias do setor e destaca profissionais e instituições que impulsionam avanços significativos na saúde brasileira. A cerimônia reuniu lideranças de destaque em São Paulo e reafirmou a posição da Unimed Sul Capixaba como referência nacional em qualidade assistencial e práticas inovadoras. Fernando Lemgruber atribuiu a conquista ao trabalho coletivo e ao compromisso com a excelência no cuidado. “Este prêmio reflete o esforço contínuo da nossa equipe em oferecer um atendimento de qualidade e segurança para os nossos clientes. É uma honra ver o reconhecimento de um trabalho que coloca os pacientes no centro de todas as nossas decisões e práticas”, destacou o diretor-presidente.
O prêmio consolida o papel da cooperativa como protagonista no cenário nacional e referência de inovação no sistema de saúde. Além de Lemgruber, a Unimed Sul Capixaba tem um histórico de líderes premiados no evento, reforçando a continuidade de sua gestão pautada pela excelência. Ex-presidentes da cooperativa, também já receberam o reconhecimento em edições anteriores. Com essa premiação, a Unimed Sul Capixaba consolida sua posição como uma das melhores operadoras do Brasil, sempre comprometida em transformar e aprimorar a saúde no Espírito Santo e no país.
Sebastião Salgado no Sesc Glória – “Encontros com a Fotografia Contemporânea”– O Sesc Espírito Santo e a Mosaico Fotogaleria apresentam a projeção “Amazônia” de Sebastião Salgado, nesta quinta-feira, 19 de dezembro, no Sesc Glória, em Vitória. O evento será aberto ao público, para maiores de 16 anos, mediante doação de, no mínimo, 1 kg de alimento não perecível. Os ingressos solidários foram disponibilizados nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro, ao meio-dia, na plataforma Lets. Na noite de quinta-feira, a Orquestra Experimental Sesc fará uma apresentação às 19h, como introdução e recepção aos participantes, com um concerto natalino especial. A Orquestra Experimental é um projeto realizado pelo Sesc Orquestras do Programa Cultura Sesc-ES que propicia a jovens músicos a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas musicais em grupo.
Encontros com a Fotografia Contemporânea – O Centro Cultural Sesc Glória recebe o fotógrafo Sebastião Salgado, em apresentação única da projeção “Amazônia”, em Vitória. O evento faz parte do projeto “Encontros com a Fotografia Contemporânea” da Mosaico Fotogaleria, em parceria com o Cine Sesc Glória, promovendo uma rica conversa sobre o trabalho e a importância da consciencialização ambiental. Considerado um dos maiores fotógrafos do mundo, Salgado apresentará imagens da floresta e dos povos indígenas, resultado de mais de 40 anos de pesquisa sobre a Amazônia, ao lado da esposa e curadora, Lélia Wanick Salgado. A projeção combina fotografias e a obra de Heitor Villa-Lobos, em uma experiência audiovisual exibida em famosas salas de concerto ao redor do mundo. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Sesc Mesa Brasil, programa de solidariedade que atua contra a fome e o desperdício, unindo doadores e pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Bradesco ressignifica o conceito de amigo secreto em campanha de final de ano – O final de ano é tempo de refletir, renovar esperanças e olhar para o próximo com mais carinho, cuidado e empatia. Inspirado pela brincadeira de amigo secreto, o Bradesco apresenta uma nova campanha, que reinventa essa tradição para celebrar os “amigos secretos reais” – aqueles que cruzam nossos caminhos e, com pequenos gestos fazem a diferença. Assinada pela aldeiah., a campanha será dividida em três fases. Na primeira, um vídeo de 90”, foi exibido no domingo (15), no Fantástico, da TV Globo, traz histórias que mostram como a gentileza pode transformar o cotidiano, embaladas por uma versão da música “Stand by Me”, produzida exclusivamente para a campanha do Bradesco pela produtora de áudio Mr Pink.
A ideia é trazer todo lado emocional de um clássico da música internacional que aborda justamente a “presença” e a “empatia”. A direção dos filmes fica por conta de Claudio Borrelli, da O2, que já dirigiu os dois últimos filmes de fim de ano da marca, criando assim uma tradição. Entre as cenas, há uma mulher que de forma compreensiva pede para o motorista de ônibus aguardar um menino que está vindo correndo; pessoas que percebem o estado de ansiedade de sua amiga no trabalho e deixam um bilhete de apoio; e voluntários ao ar livre que recebem capas em um dia de chuva, enviadas por meio de um aplicativo por uma moradora da região, como um gesto de cuidado e gentileza. Essas ações que parecem simples, mas que são extremamente significativas, revelam como pequenas atitudes que muitas vezes podem passar despercebidas, refletem laços genuínos de empatia e cuidado.
Tudo isso sob uma locução carismática, que remete no tom de voz a uma “contação de história” envolvente. Com a assinatura “#AmigoSecretoReal. Gente que coloca o outro em primeiro o ano inteiro” o Bradesco convida o público a pensar sobre o poder desses encontros inesperados e as oportunidades que todos têm de praticar boas ações no dia a dia. “A campanha celebra os ‘amigos secretos reais’ que encontramos ao longo do caminho. Queremos evidenciar a importância dos pequenos gestos, aqueles que criam grandes memórias afetivas”, afirma José Mauricio Lilla, head de comunicação do Bradesco. Após o lançamento desse filme, a campanha avança para uma segunda etapa, em que influenciadores no TikTok e no Instagram incentivam o público a compartilhar histórias sobre seus próprios “amigos secretos reais”, aqueles que marcaram suas vidas.
No Instagram, essas histórias farão parte de uma grande rede de narrativas reais de cada um desses criadores de conteúdo. No TikTok, além dessa rede, os criadores farão parte de uma Branded Mission, reforçando a conexão entre a mensagem principal e a audiência. Na terceira etapa, durante a fase final da comunicação, os relatos enviados pelos seguidores do banco serão reunidos em um vídeo especial, exaltando essas demonstrações de empatia, fortalecendo o conceito central da campanha. Presente em múltiplas plataformas, a campanha terá veiculação em streaming, TV aberta e fechada, mídias digitais, spots de rádio e conteúdos DOOH e anúncios, garantindo amplo alcance e impacto.
Filme
Ficha Técnica
Cliente: Bradesco
Campanha: Fim de Ano
Título: Amigo Secreto Real
Aprovação do Cliente: Nathália Garcia, José Mauricio Lilla, Ricardo Moreira, Leticia Nascimento Costa, Bruna Agopian, Camila Fachin, Vagner Soares
Agência: Aldeiah.
Produtora: O2 Filmes
Diretor: Claudio Borrelli
Direção de Fotografia: Fernando Bertoluci
Dir.ª de Prod Executiva: Flávia Zanini
Prod Executiva: Ed Tamachiro
Assist Executiva: Tiemi Fujise
Diretora de Atendimento: Rejane Bicca
Atendimento: Rose Bichara e Ivan Caetano
Diretora de Produção: Ana Soares
Direção de Arte: Larissa Cambauva
Assistente de Direção: 1ª AD: Tina Ponte e 2ª AD: Rafaella Della Rosa
Produtores de Elenco: Carminha Prado e Edu Piva
Produção de Figurino: Katia Gimenez
Makeup e Hair: Fernando Andrade
Pós Produção: O2 Pós
Atendimento de Pós: Carolina Moysés
Montador: Cláudio Borrelli e Marcelo Cavalieri
Color: O2 pós / psycho’ n’ look
Finalizador: Andréia Figueiredo
Coordenador de Pós: Mariana Falcão e Henrique Gomes
Supervisor de VFX: Thiago Corá
Prod. Audio Mr. Pink Music
Produção Musical: Silvio Piesco
Produção Executiva: Chica Mauger e Renata Costa
Finalização e mixagem: Edilson Martins e Beto Freitas
Coordenação: Ligia Menegon e Malu Leite
Fonograma: Stand by me
Autores: Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller
Editora: Sony Music Publishing
Licenciamento: Santé Music Agency
Audiodescrição: VER COM PALAVRAS
Fotografo Still: Paulo Mancini
Shell Select lança campanha para apresentar seus novos combos exclusivos – A Shell Select, rede de lojas de conveniência oficial dos postos de combustíveis Shell, acaba de lançar uma nova campanha que reforça os combos exclusivos da rede, a “Promo Shell Select”. A partir de dezembro até o fim de abril de 2025, as lojas Shell Select passam a contar com quatro opções de combos. Para apresentar as novidades, a agência Mestiça desenvolveu uma campanha que detalha como combo se encaixa em momentos diversos no dia dos consumidores, como café da manhã, para quando a fome bater à tarde e para se refrescar.
filme 01 – bate bola
Quatro promoções integram o cardápio de foodservice da rede por meio da “Promo Shell Select” – “Há mais de um ano criamos as promoções em combos na Shell Select e entendemos que a iniciativa foi muito bem aceita pelos consumidores, que buscam praticidade e preço acessível. Por meio da nova campanha, reforçamos nosso posicionamento que Shell Select é um lugar para todos! Estamos desmistificando a percepção de que o canal de convivência possuí preços elevados, levando aos nossos consumidores diversas opções de bebidas geladas, salgados, snacks e picolés – perfeito para diversos momentos de consumo”, explica Igor Figueiredo, Gerente de Marketing e Digital da Shell Select.
Promo Shell Select – Em um clima que remete ao verão, o garoto-propaganda Maurício Mendes retorna na campanha trazendo quatro situações diferentes por meio de uma conversa informal com algumas pessoas perguntando suas preferências para o café da manhã, para dar um up na fome da tarde e para refrescar. A cada resposta ele cita um dos combos da Promo Shell Select e o preço promocional. O filme encerra com assinatura Shell Select: Vale a Parada.
filme 2 – ofertas
Ficha Técnica
Agência Mestiça
CEO: Paulo Sanna
Direção de Criação: Leandro Sanches e André Figueiredo
Criação: João Manfrinato, Fabio Croatti, Luiza Mendonça e Felipe Sato
Atendimento: Eduardo Lovro, Carolina Miranda, Arthur Santos e Luccas Marques
RTVC: Andressa Zeni, Ana Luisa Cardoso, Giovanna Lippolis
Mídia: Paulo Leocadio, Danilo Carvalho, Eduardo Costa, Rafael Lira, Thais Macena.
Planejamento: Leandro Correa
Social: Lisandra Caravalho, Luisa Assaf
Aprovação do Cliente: Igor Figueiredo, Larissa Costa, Igor Carvalho
Produção – MakeMeProud Filmes
Direção: Bel Aragão
Direção de Produção: Rafael Bedoni
Produção: Jamille Nemer
Direção de Fotografia: Yuri Alexei
Assistentes de Câmera: Ruan Nascimento
Som direto: Júlio Abreu
Gaffer: Daniel Cardoso
Montagem: Soa Lobato
Motion: Tom Allison
Elenco: Maurício Mendes
Carajás Home Center apresenta a campanha “Casa da Gente”, pautada no valor das relações entre as pessoas – Um lar é muito mais do que paredes e móveis. São as pessoas que dão vida ao espaço. Afinal, melhor do que construir a casa dos sonhos é compartilhar grandes momentos com quem faz a diferença na vida. Essa é a mensagem que permeia a campanha “Casa da Gente”, da Carajás Home Center, traduzindo que um lar ganha cores e vida quando é habitado por conexões. Assinada pela agência TKS Group, a campanha publicitária 360° inclui filme de 30” e 60”, com exibição nos principais canais de televisão dos estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, além das redes sociais da Carajás Home Center até o dia 15 de janeiro.
Tradicionalmente, a varejista de destaque na região Nordeste apresenta uma campanha para o período, visando fortalecer a relação com as pessoas, deixando sempre uma mensagem positiva para o próximo ano. Nessa edição, a mensagem convida à reflexão sobre a importância das conexões, priorizando os relacionamentos e laços afetivos. “Nós contribuímos para a realização de sonhos, mas acreditamos que não faz sentido alcançar nossos objetivos se não tivermos com quem compartilhar cada conquista. Essa é a principal mensagem que desejamos transmitir com a campanha”, ressalta Antoine Mendonça, Diretor de Marketing da Carajás Home Center.
Presente em cinco estados do Nordeste, a Carajás Home Center tem dentre seus pilares a proximidade com as pessoas. Antoine Mendonça relembra as origens da própria Carajás, que nasceu em 2000, fundada por quatro irmão, como um pequeno varejo de material de construção em Maceió, mas com um jeito único de empreender. “Nosso propósito sempre foi oferecer soluções completas em construção, reforma e decoração. Também acreditamos que o atendimento diferenciado e acolhedor nos permitiu chegar ao sexto maior varejo do Brasil, com o total de 14 unidades, presentes nos lares nordestinos há mais de duas décadas”, conta o executivo. É a partir da transparência com clientes, fornecedores e colaboradores que, de acordo com Mendonça, a varejista cresce continuamente. “Investimos em um varejo de materiais de construção cada vez mais completo, mas também valorizamos as relações para transformar sonhos em realidade”, finaliza.
Filme
Ficha técnica – Campanha de Natal
Agência TKS Group
Título: Casa da Gente
Cliente: Carajás Home Center
Direção de Criação: Alisson Levi/ Gustavo Almeida/ Hélder França
Atendimento: Yasmim Queiroz/ Roberta Goulart/ Anna Beatriz Gomes
Mídia: Reinaldo Soares/ Natalia Siqueira
Produtora: Preview Filmes
Direção: David Almeida
Produtora de Som: OdB
Aprovação: Erika Miareli e Antoine de Mendonça