Cão Terapeuta traz conforto a amigos e familiares em velórios

Ele chega de mansinho e vai ganhando espaço entre as pessoas, que fazem um afago, abraçam, e têm ali um momento sereno. Essa é a função do Cãozinho Terapeuta, que usa um colete com cartões contendo mensagens de conforto aos amigos e familiares presentes em velórios.

imagem_release_557165O funcionário de quatro patas vem chamando a atenção durante os velórios do Memorial Necrópole Ecumênica, o Memorial de Santos, localizado no litoral de São Paulo. Freud, um Schnauzer de 11 anos, faz parte de um projeto pioneiro do mais alto cemitério vertical do mundo, que conta com a colaboração do pet para levar mais conforto a quem está passando pelo difícil momento da perda de um ente querido.

Este serviço é utilizado pelo Memorial Necrópole Ecumênica, o maior cemitério vertical do mundo (no Guinness Book desde 1991). A ideia inovadora veio do empresário Pepe Altstut, que buscou na Dr. Au Au apoio experiente com cães terapeutas. “Essa iniciativa com o Memorial é inédito. Nos EUA há um trabalho com cães envolvendo pessoas que passaram por grandes traumas, mas com pessoas enlutadas é a primeira vez no mundo”, comenta Victoria Girardelli, presidente da Dr. Au Au, que realiza o trabalho há 10 anos.

O Freud só participa da cerimônia com a autorização da família. “Desde o início não tive dúvidas de que ele seria o cão ideal para o projeto”, comemora Victoria. “Ele se adaptou muito rápido ao trabalho. Costumo dizer que ele é um encantador de pessoas”, completa.

imagem_release_557167O atendimento é gratuito e realizado três vezes por semana, às segundas, quintas e sextas-feiras. “Somos reconhecidos pelo pioneirismo em serviços que buscam amenizar o momento da perda, e essa foi mais uma forma que encontramos de confortar as pessoas, uma vez que elas terão algo positivo para recordar em meio a uma passagem tão delicada de suas vidas”, comenta Pepe Altstut. “Todos os nossos funcionários são altamente treinados para lidar com a situação, mas nada se compara à alegria e bem-estar que os animais são capazes de transmitir ao ser humano”, finaliza.

Serviço:

Memorial Necrópole Ecumênica (Memorial de Santos)

0800 77 077 34

www.memorialsantos.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *