Dóceis e brincalhões, cães e gatos, adultos e filhotes, que foram recolhidos e tratados pela equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) serão colocados para adoção, neste sábado (19), das 9 às 13 horas, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto.
Além de estimular a adoção dos animais, a feira tem o objetivo de promover a guarda responsável e divulgar as ações de prevenção de zoonoses e outros agravos. “Adotar é um ato de amor à vida”, afirma a veterinária Renata Bessa, da equipe do CVSA.
Segundo ela, um dos exemplos mais felizes de recuperação e adoções realizadas pela equipe é o da Évora, uma cachorra que foi recolhida após um atropelamento que a deixou com a bacia fraturada e que estava amamentando ainda os filhotes. Ela foi tratada durante oito meses pela equipe.
“Era uma cachorrinha que podia ter morrido, mas a equipe não desistiu. Ela foi tratada e recuperada e hoje mora em uma cobertura de Jardim da Penha, feliz no novo lar. Todos os seus filhotinhos também foram adotados”, contou.
Os interessados em adotar um animalzinho devem ter mais de 18 anos e portar documento de identidade (Carteira de Identidade e CPF) e comprovante de residência. Segundo a veterinária, os animais disponíveis para a adoção foram avaliados clinicamente, vacinados (V10 e antirrábica), vermifugados e, os maiores de seis meses, castrados.
Conheça os animais
Miuke: cadela adulta que foi recolhida no estacionamento do Shopping Vitória com seis filhotes, que já foram adotados. Ela foi castrada, vermifugada, vacinada contra doenças infectocontagiosas (V10) e antirrábica e está pronta para ser adotada.
Diana: foi recolhida no Bairro São Pedro com sarna generalizada e está totalmente recuperada. É dócil e carinhosa. Castrada, vacinada com V10 e antirrábica.
Maicon: cão macho de 2 anos, castrado. Está socializado e gosta de crianças.
Bebel: fêmea, 2 anos, castrada, vacinada. É dengosa, carinhosa e logo demonstra o quanto quer brincar quando alguém chega perto.
Além desses, há três filhotes caninos de 2 meses e meio, já vermifugados, vacinados com a V10 duas doses, e quatro filhotes felinos, com 4 meses, vacinados com F4 e antirrábica, vermifugados. Eles foram abandonados na quadra do bairro Piedade. São fofos e dóceis.
Quem quiser, também pode visitar a sede do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental durante a semana, das 9 às 11h30 e das 13 às 17 horas para conhecer os animais e decidir sobre a adoção.
O CVSA fica na Rua São Sebastião, s/nº, bairro Resistência, próximo às empresa Corpus e Vital. O telefone de contato, em caso dúvidas, é o 3324-5864.