Na internet, uma imagem faz toda a diferença. O serviço de proteção animal da região de Orange County (OCAS), na Flórida, percebeu na prática que o poder da fotografia também pode refletir positivamente transformando a realidade da adoção de animais. No último mês, a instituição quebrou um recorde de 48 anos de números de adoções – ao todo, 922 animais foram adotados – e reconheceu o papel da fotografia nesse resultado. Por meio de uma série de imagens de “antes e depois” divulgada pela própria organização, é possível notar a grande diferença que imagens de qualidade podem fazer.
O que geralmente acontece com as instituições que trabalham com divulgação de animais resgatados para adoção é a utilização de fotos tiradas no momento do resgate, com qualidade reduzida. “Com frequência o animal está assustado, machucado, e não está conectado a uma família. Por muito tempo, esse foi o único ou o principal meio de fotografia que alguns abrigos tinham, incluindo o nosso. A qualidade da imagem faz a diferença para motivar alguém a vir conhecer o animal pessoalmente”, afirmou a OCAS ao portal PetaPixel.
A organização também conta que a fotografia chegou ao abrigo inicialmente por meio de trabalho voluntário de fotógrafos profissionais e amadores e, ao identificarem o impacto das imagens de qualidade, decidiram fazer a contratação do fotógrafo Albert Harris, um dos voluntários. “Nada se compara a uma imagem cativante. Descobrimos que as pessoas estão se conectando de uma forma nunca vista com os animais de abrigo. A fotografia permite à família ver a personalidade do cachorro, sua energia e, claro, como são adoráveis”, dizem. A OCAS também considera que o alcance das redes influencia positivamente nos altos índices de adoção do período, já que as belas imagens tiveram um potencial muito maior de divulgações e compartilhamentos.
Veja abaixo como as sessões de fotos com os pets fizeram toda a diferença para que encontrassem um novo lar!
Que tal dar a ideia para um amigo fotógrafo ou, se você mesmo tem habilidades na área, abraçar uma causa como essa? É fácil encontrar os abrigos da sua cidade procurando em grupos no Facebook ou mesmo visitando feiras de adoção e fazendo contatos por lá. Você pode ser responsável pela mudança de vida de um animal que precisa. 💛