25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data importante para lembrar o valor desse ato e conscientizar a população sobre como de forma simples e indolor uma pessoa pode salvar outras vidas. Mas você, tutor, já pensou que os pets também podem precisar de transfusões de sangue?
A doação de sangue para cães e gatos é uma possibilidade existente para auxiliar pets vítimas de doenças – a conhecida Doença do Carrapato é uma causa bastante comum –, intoxicações ou mesmo acidentes que ocasionem hemorragias. Assim como para os humanos, há requisitos que tornam o animal apto a realizar uma doação. Com uma bolsa de sangue doada, um cão pode salvar até três vidas; com um limite de quatro doações ao ano, um único animalzinho pode salvar até doze vidas! Assim fica simples transformar um pet num herói. 🙂
O procedimento de doação é indolor e breve, coletando uma bolsa de 450ml de sangue. Não é necessário sedar o animal e o tutor pode acompanhar o procedimento, portanto não há complicações envolvidas no ato. É bom considerar também que geralmente o doador também receberá uma triagem no momento da coleta do sangue, auxiliando a analisar a saúde do pet.
Para saber se seu animalzinho cumpre os requisitos necessários para a doação, confira se ele se encaixa nos seguintes critérios:
Cães
– Ser dócil e saudável;
– Estar com vacinação e vermifugação em dia;
– Pesar acima de 25Kg;
– Ter entre 1 e 8 anos de idade;
– Não estar no cio ou prenha (fêmeas);
– Nunca ter recebido transfusão de sangue;
– Não estar sendo medicado.
Gatos
– Temperamento dócil;
– Peso mínimo de 4 kg;
– Idade entre 1 e 7 anos;
– Vacinação e vermifugação atualizadas;
– Controle de pulgas e carrapatos;
– Não apresentar doença ou transfusão prévia.
Se seu pet está apto a ser um herói, saiba que Vitória possui um banco de sangue veterinário, no SOS Hospital Veterinário, localizado em Vila Velha. Entre em contato com o estabelecimento para tirar todas as dúvidas: (27) 3058-1114 / 3339-0541 / 98806-4423.
Além disso, o tutor também pode conversar na clínica veterinária de confiança sobre o interesse de tornar o pet um doador para ser encaminhado à realização de um cadastro na região em que vive. Vale a pena e os pets necessitados agradecem. 💙