As bolas de pelo surgem por causa de um dos principais instintos dos gatos: o de se limpar frequentemente. Os felinos costumam fazer essa limpeza utilizando a língua, e portanto, ao alisar a pele, é comum que acabem ingerindo certa quantidade de pelo.
Os acúmulos desses pelos se agrupam, formando bolas que começam a incomodar o felino. O mais comum é que coloquem para fora naturalmente, vomitando e evacuando esses excessos, mas nem sempre é tão fácil assim.
Confira algumas dicas que podem te ajudar a evitar problemas mais graves causados pelas bolas de pelo.
-
Lubrificantes
Algumas substância podem auxiliar a expelir os pelos ingeridos. A parafina cumpre bem esse papel, sendo necessária algumas gotas na ração do seu animal para que lubrifique os canais de digestão. Apesar de eficaz, alguns estudos afirmam que o uso da parafina pode reduzir a capacidade de absorção de nutrientes. Em petshop’s é possível encontrar opções de lubrificante específicos para gatos.
-
Escovação
Escovar o gato ajuda a retirar os pelos soltos, e assim, evitar que esse seja engolido pelo animal. Em casos de felinos com o pelo longo, o ideal é a escovação diária, em casos de pelo curto, a semanal é o suficiente.
-
Água
Beber muita água e manter-se hidratado faz com que as bolas de pelo passem com mais facilidade. Os gatos costumam não gostar de beber água e comer ao mesmo tempo. Por isso, mantenha seu recipiente com água longe da comida, isso irá estimulá-lo a beber mais água.
-
Alimentação
Existem tipos de rações especiais para evitar a queda do pêlo, e assim, a ingestão do mesmo. Outra opção são rações com alto teor de fibras, que incentivam a evacuação e eliminação dos pêlos.
-
Veterinário
Consulte seu veterinário caso perceba que seu gato anda expelindo pêlos em excesso. As bolas de pêlo podem causar obstrução intestinal ou do esôfago.