Ter uma variedade de plantas em casa parece uma ótima ideia para trazer harmonia e ar puro para o nosso lar! Porém, por mais inofensivas que elas sejam para nós, há muitas plantas comuns que podem ser extremamente tóxicas e perigosas para os animais.
Calma: não é impossível cultivar as flores que gostamos tendo pets em casa! Só é importante que saibamos quais as principais plantas que podem ser perigosas para eles, para redobrar o cuidado e mantê-los afastados. .
Tipos de plantas mais comuns que também são tóxicas para os animais
- Antúrio: Bastante comum nos lares e quintais, o antúrio causa várias reações tóxicas nos animais. Irrita as mucosas, causa diarreia, vômitos, salivação e até asfixia em casos mais graves.
- Comigo-ninguém-pode: Por seu fácil cultivo, não é difícil de encontrá-la por ai na sua casa ou nas casas próximas. Porém, as folhas dessas plantas são tão tóxicas para humanos quanto para animais. O contato pode causar irritação e a ingestão até ao óbito.
- Bico de Papagaio: Essas flores, que lembram o Natal, podem fazer muito mal para cachorros e gatos.
- Espirradeira: A ingestão dessa flor pode alterar o coração do bichinho. Além de arritmia, perda de movimentos, vômitos e até a morte por complicações maiores.
- Espada de São Jorge: Muito comum no Brasil, essa planta pode causar a diminuição dos movimentos e dificuldade respiratória por conta da irritação causada nas mucosas.
- Copo de Leite: Essa conhecida flor também causa irritação da mucosa dos animais, o que pode resultar em dor aguda e edema de glote.
- Violeta: Tanto o caule quanto a semente da violeta são tóxicos aos animais, e ainda mais perigosos se ingeridos em grandes quantidades. Entre os sintomas causados estão diarreia, vômitos, gastrites, dificuldade respiratória e complicações de circulação.
- Azaleia: A ingestão dessa planta pode causar distúrbios de digestão e também disfunções cardíacas.
- Hortência: O envenenamento por essa flor pode causar náuseas, vômitos, cólicas, fraqueza e, em casos mais complicados, convulsões e até coma.
- Lírios: Todos os tipos são extremamente tóxicos, principalmente para os felinos, podendo causar falência renal nesses animais. Porém, existem tipos de lírios que também fazem muito mal aos cães.