A castração dos pets está no topo da lista de prioridades ao se pensar em começar a cuidar de um bichinho. Muita gente ainda não percebe a importância dessa cirurgia no início da vida do animal, que previne uma série de doenças. Além disso, traz benefícios tanto aos machos como às fêmeas, para gatos e cachorros.
O que é a castração?
A cirurgia de castração é um método de esterilização. Ele consiste na retirada do útero e ovários das fêmeas e, nos machos, a retirada dos testículos. O procedimento só pode ser realizado por um veterinário cirurgião, que irá também avaliar a idade, saúde e condições do animal para a esterilização.
Não existe ao certo uma idade certa para a cirurgia. A maioria dos veterinários recomenda que seja feita logo após os seis meses de vida. O quanto mais cedo for realizada, maior a probabilidade de prevenir problemas futuros.
Benefícios
Para as fêmeas, as vantagens da castração estão principalmente na diminuição drástica do número de gravidez psicológicas e o câncer de mama. Algumas infecções comuns, porém sérias, como piometra e hemometra, que podem ser fatais, também são prevenidas.
Já com os machos, há um menor índice de câncer de próstata. Uma das maiores diferenças é a diminuição do instinto territorialista do cachorro, podendo até mesmo amenizar comportamento agressivo.
Outro benefício, é claro, é o controle de natalidade. A castração impede procriação indesejada e não planejada, diminuindo assim a possibilidade de animais de rua em estado de abandono.
Controle de natalidade em Vitória
No ano de 2019, a prefeitura de Vitória planeja castrar cerca de 5 mil cães e gatos. Segundo a prefeitura, serão realizadas as castrações em áreas de maior necessidade, conforme a Secretaria municipal do Meio Ambiente estudou. A ação prevê a diminuição a longo prazo dos animais abandonados em vias urbanas.