ALEMÃO: O GANSO DE ESTIMAÇÃO QUE FAZ SUCESSO EM PAUL
Há 3 anos um ganso que foi rejeitado pela mãe virou o xodó de um aposentado , o Seu Kunsch mora em Paul , Vila Velha e anda pelas ruas do bairro com seu ‘pet exótico’. O ganso que atende pelo nome de Alemão é uma figura. É manso, carinhoso e segue os comandos do dono.
Na semana passada ALEMÃO participou ‘ao vivo’ do meu quadro ‘TRAILER DO CIDADE ALERTA ES’ e fez muito sucesso. Todos queriam saber quem era esse charmoso animal que parecia gostar das câmeras.
A história de amor entre seu Kunsch e o Alemão começou quando o ganso tinha 2 dias de vida e foi abandonado pela mãe no sítio de um amigo da família . Aí seu Kunsch botou o bichinho em uma caixa e levou pra casa. Cuidou dele como se fosse um bebê e aí o ganso se apaixonou pela aposentado.
Alemão dorme em uma casinha no quintal , mas em acesso a toda a casa. Ele assiste tv , deita no sofá e passeia pelas ruas do bairro diariamente. Adora maçã picada, folhas e milho. Ele também gosta de tomar sol e de brincar com garrafas vazias.
Conversei com a veterinária Tayara Sanches e ele explicou que o ganso é um animal selvagem , mas com carinho e amor pode sim ser domesticado. Mas é importante lembrar que ele precisa se espaço para viver bem, passear e exercitar os músculos . Não se deve manter um ganso preso em uma gaiola por muito tempo. Também é preciso entender que a ave tem suas ‘manias’ como fazer barulho logo cedo . Ou seja, quem tem ganso em casa não consegue dormir até tarde.
Sobre o Alemão, seu Kunsch cuida dele com muito carinho . O ganso vai no veterinário e está com a saúde em dia.
Os gansos são da família ANATIDAE , família dos cisnes e patos. Tem ganso de tudo que é tipo. São mais de quarenta variedades. A história conta que os gansos começaram a ser domesticados no antigo EGITO. Eles comiam a carne e usavam as penas para fazer flechas. E olha que fato curioso: eles tem muito sentido territorial e em alguns países são usados como ‘cães de guarda’. E tem mais…o ‘froi gras’ , um patê caríssimo ( iguaria típica francesa) é feita de fígado de ganso.
Pra encerrar, se você pensa em adotar um ganso de estimação , saiba que em cativeiro, ele pode viver mais de 30 anos.