CACHORROS, GATOS E AS DOENÇAS DE INVERNO
O frio está bombando em todo o país e aqui no estado também . Temperaturas caíram e aí todo mundo se agasalha . Assim como os seres humanos, cães e gatos precisam de cuidados porque ficam mais expostos aos vírus.
A veterinária Andressa Simora explica que os cuidados são parecidos com os que que nós humanos temos que tomar para prevenir essas chamadas ‘doenças de inverno’.
É preciso muita atenção, pois uma gripe simples pode evoluir para uma pneumonia no seu cachorrinho ou gato . O bom mesmo é evitar, já que o tratamento da gripe é feito com antibiótico e pode passar de um mês. Outro detalhe importante é que a gripe em animais se propaga muito rapidamente , por isso se você tiver mais animais em casa deve redobrar os cuidados.
Mas como descobrir se meu pet está doente ?O focinho quente e seco é um sinal de febre e ela pode ser causada por diversos motivos, mas durante o inverno é comum alguns cães apresentarem esse sinal por terem contraído gripe canina, que pode ser prevenida com vacinação também. Consulte o veterinário.
Os sintomas desse tipo de gripe são : febre, espirros, tosse persistente e, até mesmo, coriza.
Reduza a quantidade de banhos, em vez de 1 por semana, dê um banho de 15 em 15 dias. Banho deve ser dado em local fechado, sem entrada de vento. Evite a tosa também. O animal pelado corre mais riscos.