GATOS E CACHORROS PODEM CONVIVER BEM ?
Sim, podem sim . A convivência no início não é das melhores principalmente quando o cachorro já estava na casa antes. Cães costumam ser territorialistas e gostam de saber que estão no comando e por isso reagem mal com a chegada de um novo pet. O contrário também acontece, quando a casa já tem um gato e chega um cachorro o desconforto acontece . E a reação do gato pode ser sumir ou se isolar. Por isso é importante ficar atento quando um novo membro chega na família.
A veterinária Nailla Souza explica que é preciso iniciar a adaptação entre os bichos logo que o novo membro chegue na casa : ”uma dica boa é deixar os bichos próximos um do outro sempre observando a reação deles. Também dar um pano ou brinquedo com o cheiro do cachorro para que o gato sinta ajuda muito ”
Nos primeiros dias de convivência uma dica boa é dar carinho aos dois bichos ao mesmo tempo. Mas não force a presença um do outro . Vá com calma. O gato filhote costuma ser muito curioso, vai cheirar e querer brincar . O cachorro filhote tem o mesmo comportamento . Deixe eles saciarem essa curiosidade, mas fique por perto para evitar uma possível briga.
Sobre a alimentação e a cama dos seus bichos é muito importante manter esses itens separados . Gato com suas coisas, cachorros com suas coisas. Com o tempo os brinquedos podem ser compartilhados, mas no início para evitar brigas, deixe cada um com suas coisinhas.
Também não esqueça da carteira de vacinação. Se o gato e o cachorro estiverem vacinados e vermifugados não existe problema nenhum em eles conviverem. Pelo contrário, a diversão é garantida !!