A TRISTEZA SEM FIM DE MEL
Essa cadelinha fofa aí se chama Mel e teve 3 filhotes. Assim que os cachorrinhos nasceram ela não quis saber deles. Abandonou os bichinhos e um acabou morrendo de fome. Como a cadela não dava leite os filhotes, a família que cria os animais procurou ajuda e passou a alimentá-los com leite em pó próprio para cachorros. Por enquanto está dando certo e os dois sobreviventes estão bem gordinhos. Já a mãe está abatida e dorme o dia todo.
O dono dos animais, o garotinho Fabinho, nos enviou as fotos e perguntou se existe depressão pós- parto em cadelas. O garoto de 11 anos soube que é comum mulheres depois do parto terem sintomas de depressão e rejeitarem o filho e por isso ficou com isso na cabeça.
Fomos em busca de resposta . O veterinário Samuel Costa explicou que muitas cadelas rejeitam seus filhotes e não possível afirmar que se trata de sintomas de depressão : ” Por instinto as cadelas costumam rejeitar os filhotes com algum problema de saúde para que eles morram sozinhos. Parece cruel, mas essa é uma das leis da natureza”
No caso da cadela Mel , os filhotes aparentemente estavam saudáveis, então não seria depressão pós-parto ? O veterinário disse que assim como nós humanos, cachorros podem sim ter sintomas de depressão. Eles aparecem por solidão, maus tratos ou porque o animal pode estar sentindo falta de alguma coisa. Mas segundo doutor Samuel, não é comum cadelas que acabaram de parir apresentarem esse quadro. O que pode justificar a apatia da Mel é a questão hormonal : ” quando a cadela tem os filhotes uma grande quantidade de hormônios é liberada e isso pode alterar o comportamento do animal. Normalmente isso passa nos primeiros dias ”.
A tristeza da Mel não passou , já dura mais de 15 dias e então a orientação é que ela seja levada imediatamente ao veterinário para que o profissional avalie o que pode estar acontecendo.