PRONTO-SOCORRO/PRONTO ATENDIMENTO. Como se vê, “pronto-socorro” escreve-se com hífen; e “pronto atendimento”, sem hífen. Nessa situação específica, não há lógica quanto ao uso do hífen. Na dúvida, consulte e/ou pergunte. O hífen nasceu para “infernizar” (ou “hifernizar”) a vida das pessoas. Que se lembre de que a pronúncia do plural de “pronto-socorro” é /prontos-socórros/.
RAIOS X. A título de informação, vale lembrar que a abreugrafia é um “método de fixar em chapa fotográfica de dimensão reduzida a imagem obtida por radioscopia”. Esse conceito lembra a expressão “raios X” (tipo de radiação eletromagnética), a qual rigorosamente deve ser grafada com “raio” no plural e com “X” maiúsculo”. Diante disso, a grafia “raio x” é incorreta.
PENSAR. O significado de “pensar” vai além de raciocinar, refletir. Para entender mais um sentido desse verbo, leia-se a frase seguinte: Carlos pensa sua ferida diariamente. Nesse exemplo, “pensar” significa “pôr penso em”. Nesse caso, o termo “penso” não tem relação com pensar (eu penso). Ele quer dizer “curativo”. Assim, “pensar uma ferida” corresponde a “cobri-la com curativo”.