DICA DO DIA (Nº 294): OS NEGÓCIOS

DIRETOR-GERAL. Veja-se que se emprega o hífen em “diretor-geral”. Motivo: Deve-se usar o hífen antes do termo “geral” na indicação de cargos (Exemplo: O diretor-geral da empresa foi afastado do cargo temporariamente.). Essa regra vale também na indicação de órgãos ou instituições (Exemplo: O novo diretor criou a secretaria-geral na empresa.).

GERIR. Algumas flexões verbais provocam estranheza quanto à pronúncia. Como exemplo, cita-se aqui a primeira pessoa do singular do verbo “gerir”: Eu giro. A título de sugestão, por causa dessa estranheza, é possível trocar “giro” por “gerencio, administro” (Exemplo: Gerencio os negócios da família.). O termo “giro” pode ser também a flexão do verbo “girar”.

SANEAR/SANAR. Os vocábulos “sanear” e “sanar” vêm do latim “sanus”. Eles significam “tornar são”. Apesar de terem o mesmo sentido, usam-se essas palavras em contextos diferentes. Nas expressões “sanear as contas” e “sanear as finanças”, por exemplo, emprega-se a forma “sanear”. Já em “sanar um doente” e “sanar um erro”, usa-se a forma “sanar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *