MULTIÚSO. Para nomear “o que pode ser usado de várias formas”, encontram-se estas três grafias equivocadas: “multi uso”, “multi-uso” e “multiuso”. Deve-se escrever “multiúso” junto e com acento agudo (Exemplo: Joaquim criou um revolucionário produto multiúso para cozinha.). Outra palavra que vale conferir a escrita dela é “reúso” (também junto e com acento agudo).
EXTRATO/ESTRATO. Com a sílaba “ex”, a palavra “extrato” tem dois sentidos: 1. “Cópia de movimentação de conta-corrente” (Exemplo: Extrato bancário). 2. “Preparação solúvel e concentrada obtida de um alimento” (Exemplo: Extrato de tomate). Com a sílaba “es”, o vocábulo “estrato” quer dizer “faixa ou camada” (Exemplos: Estrato social e estrato geológico).
COMPOTA/CONSERVA. Em certos dicionários, o leitor não encontra o sentido preciso de alguns vocábulos. A título de exemplo, citam-se aqui as palavras “compota” e “conserva”. A primeira (a compota) diz respeito a “doce”. A segunda (a conserva) tem a ver “com doce ou com salgado” (Exemplo: Na sacola da moça, havia compota de pêssego e pepino em conserva.).