QUILO. As expressões “comida por quilo” e “comida a quilo” provocam dúvidas sobre o uso de “por” e de “a” antes da palavra “quilo”. Aceitam-se as duas construções. Quanto à norma culta, rejeitam-se as expressões “à quilo” (com crase) e “a kilo” (com “k”). A dúvida persistirá também quando se procurar um restaurante “à la carte”; nesse caso, que se use sempre a “crase”.
DE MAIS/DEMAIS. A expressão “de mais” tem o sentido de “a mais” (Exemplo: No restaurante, recebi troco de mais/a mais.). Ela se contrapõe à outra expressão: “de menos” (Exemplo: Em suas sobremesas, Sandra não usa nem açúcar de mais, nem açúcar de menos.). Já a palavra “demais” quer dizer “excessivamente” (Exemplo: Algumas mulheres falam demais/muito.).
NHOQUE. Como se sabe, o termo “nhoque” refere-se a uma “à base de batata e farinha de trigo, típica da cozinha italiana, dividida em pequenas porções arredondadas e servida com molho, especialmente o de tomate”. Note-se que se grafa “nhoque”, com a sílaba “nho”, e não “inhoque” (Exemplo: No restaurante, o prato predileto de Simone é nhoque.).