DICA DO DIA (Nº 118): O CRIME

DESCRIMINAR/DISCRIMINAR. Com a sílaba “des”, o verbo “descriminar” significa “deixar de ser crime”. Aceita-se “descriminar” com o sentido de “inocentar”.  Vale dizer que se pode empregar “descriminalizar” no lugar de “descriminar” (deixar de ser crime). Com a sílaba “dis”, a palavra “discriminar” quer dizer “distinguir, listar”. Trata-se de palavras parecidas quanto à escrita e à pronúncia.

LINCHAMENTO. Qual o sentido da palavra linchamento? Espancamento? Não! O verbo “linchar” não quer dizer “espancar”. Apesar disso, o sentido equivocado é empregado diariamente. O linchamento somente se concretizará se ocorrer a morte da vítima. Caso isso não aconteça, os usuários da língua portuguesa devem dizer que houve “espancamento” ou “tentativa de linchamento”.

TRÁFICO/TRÁFEGO. A palavra “tráfico” (com as sílabas “fi” e “co”) indica um “negócio clandestino, ilícito, ilegal” (Exemplos: tráfico de drogas e tráfico de influência). Vale lembrar que, em “tráfico ilegal”, o termo “ilegal” é desnecessário. Já o vocábulo “tráfego” (com as sílabas “fe” e “go”) tem a ver com “movimento ou fluxo de veículos” (Exemplos: tráfego aéreo, tráfego marítimo e tráfego rodoviário).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *