DICA DO DIA (Nº 181): O CHATO

BLÁ-BLÁ-BLÁ/NHE-NHE-NHEM. Durante um diálogo com uma pessoa chata, ouve-se um “falatório que não leva a nada, inútil, também chamado de conversa fiada”. Geralmente, dá-se a essa “conversa fiada” o nome de “blá-blá-blá” ou de “nhe-nhe-nhem”. E qual o plural de blá-blá-blá e nhe-nhe-nhem? Resposta: blá-blá-blás e nhe-nhe-nhens.

DEMAIS/DE MAIS. A palavra “demais” quer dizer “excessivamente” (Exemplo: Uma das características de pessoas chatas é falar demais/muito.). Já a expressão “de mais” tem o sentido de “a mais” (Exemplo: Ao pagar o produto, recebi troco de mais/a mais.). Ela se contrapõe à outra expressão: “de menos” (Exemplo: Maria não usa nem açúcar de mais, nem açúcar de menos.).

TACHAR/TAXAR. Com “ch”, a palavra “tacha” quer dizer “pequeno prego de cabeça redonda, larga e chata”. Com “x”, o vocábulo “taxa” significa “tipo de tributo” (Exemplo: taxa de recolhimento de lixo). Se houver a inclusão da letra “r”, ocorrerá a formação dos termos “tachar” (= expor defeitos, acusar) e “taxar” (= aplicar um tributo). Leiam-se estes exemplos: 1. João foi tachado de chato. 2. O governo não quer taxar algumas mercadorias exportadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *