MAU/MAL. Que não sejamos o “lobo mau” ou o “lobo mal” da história? O vocábulo “mau” diz respeito ao contrário do termo “bom” (Exemplo: mau humor/bom humor). Já a palavra “mal” tem a ver com o contrário do termo “bem” (Exemplo: mal-estar/bem-estar). Resposta da pergunta: Que não sejamos o “lobo mau” da história.
MALEVOLÊNCIA/MALEMOLÊNCIA. Com a sílaba “vo”, a palavra “malevolência” diz respeito à “qualidade daquele que é malevolente (de má índole)”, ao “ato de praticar a maldade”. Com a sílaba “mo”, o vocábulo “malemolência” tem a ver com “moleza ou preguiça”, entre outros sentidos. Veja-se que a diferença entre esses termos está apenas nas letras “v” e “m”.
MÁS/MAS/MAIS. A palavra “más” (com acento agudo) indica o plural do feminino de “mau” (Exemplo: Alguns amigos de Patrícia são pessoas más.). O vocábulo “mas” (sem acento agudo) equivale a “porém, contudo, todavia” (Exemplo: O filho de Bianca estuda, mas não aprende.). O termo “mais” é o oposto de “menos” (Exemplo: Vinícius comprou mais livros para seu filho.).