DICA DO DIA (Nº 244): O HINO NACIONAL E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

OUVIR. Como se sabe, o verbo “ouvir” inicia o Hino Nacional. Que não se confunda esse verbo com o verbo “escutar”. O termo “ouvir” quer dizer “perceber pela audição”; já a palavra “escutar” tem o sentido de “prestar atenção para ouvir ou atender aos conselhos de” (Exemplo: Alguns filhos não escutam seus pais.).

MARGENS. No Hino Nacional, em “as margens plácidas”, já “inventaram” um sinal indicador de crase no artigo “as” (às margens). O emprego da crase nesse termo não pode ocorrer. Isso porque, na ordem direta (sujeito + verbo + complemento), o trecho inicial do hino seria apresentado desta forma: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico (…)”.

POVO. Outra palavra presente no início do Hino Nacional é “povo”. E existe diferença entre “povo” e “população”? Sim. Eis os significados: povo – conjunto de cidadãos (Exemplo: Em 2022, espera-se que o povo brasileiro vote de forma consciente.); população – conjunto de habitantes (Exemplo: Parte da população da cidade foi retirada às pressas por causa da explosão na usina nuclear.).

4 Respostas para “DICA DO DIA (Nº 244): O HINO NACIONAL E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

  1. As margens de um rio não falam , não escutam e nem ouvem . O povo heroico ( aqui , segundo as lendas, representado pelo imperador que deu o grito da independência : ” “independência ou morte ! “estava nas margens plácidas do rio e deu um brado retumbante que foi ouvido.
    Eu entendo assim o começo do Hino Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *