DICA DO DIA (Nº 272): AS ELEIÇÕES

ELEGIDO/ELEITO.  Emprega-se a palavra “elegido” depois dos verbos “ter” e “haver” (Exemplos: 1. O capixaba tem elegido bons políticos? 2. Os eleitores haviam elegido candidatos despreparados.). Usa-se o vocábulo “eleito” depois dos verbos “ser” e “estar” (Exemplos: 1. Dizem que ele já está eleito. 2. É possível que ele seja eleito.).

 PLEITO/PREITO.  Em período de eleições, lê-se e se ouve bastante a palavra “pleito” (com a sílaba “plei”) com este sentido: “Escolha de pessoa para ocupar um cargo, um posto ou desempenhar determinada função” (Exemplo: pleito eleitoral). Com a sílaba “prei”, o termo “preito” quer dizer “homenagem, veneração de respeito” (Exemplo: Patrícia e Paulo receberam nosso preito de admiração e gratidão.).

CÂMARA/CÂMERA. É preciso ficar muito atento aos vocábulos “câmara” e “câmera”. A fim de empregar essas palavras corretamente, deve-se atentar a duas situações. Com o sentido de “instrumento que capta imagens”, empregam-se câmara e câmera (Exemplo: O político destruiu a câmara/câmera do jornalista.). Usa-se apenas “câmara” para se referir a “recinto, assembleia de poderes e atribuições legislativa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *