LACTENTE/LACTANTE. As palavras “lactente” e “lactante” fazem parte do universo da “amamentação”. A primeira (“lactente”) refere-se à “criança que ainda mama” (Exemplo: O lactente mama até o fim da primeira dentição.). A segunda (“lactante”) diz respeito à “mulher que amamenta” (Exemplo: A lactante precisa de uma cota extra de cálcio.).
IDADE DE CRIANÇA. De vez em quando, ouve-se ou se lê que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ocorrerá em crianças de 0 a 5 anos. O emprego de “0” é inadequado na expressão de “0 a 5 anos”. Explica-se: Somente se conta o ano a partir de 365 dias. Por essa razão, deve-se excluir o “0” dessa expressão (Correção: …ocorrerá em crianças de até 5 anos.).
DAR À LUZ. Como se sabe, a expressão “dar à luz” quer dizer “parir”. Veja-se que se emprega o sinal de crase no termo “a”. Infelizmente, é possível encontrar estas construções equivocadas: 1. Dar a luz a (sem crase e com o elemento “a” depois de luz). 2. Dar à luz a (com o elemento “a” depois de luz). Para confirmar o emprego correto, leia-se este exemplo: Simone deu à luz Isabella (sem “a” depois de luz).