PMs. Na indicação de plural da sigla PM (Polícia Militar), ocorrem dois equívocos frequentemente: 1. PMS (com “s” maiúsculo). 2. PM´s (com apóstrofo e com “s” minúsculo). Para indicar o plural de siglas corretamente, deve-se somente acrescentar o “s” minúsculo: PMs. Vejam-se outros exemplos em que essa regra é aplicada: TVs, CDs, DVDs e CPIs.
FRENTE. A expressão “de frente” pode aparecer depois das palavras “enfrentar” e “encarar”. Caso isso ocorra, acontecerá um pleonasmo (Exemplo: O policial encarou de frente o criminoso.). Para corrigir esse vício de linguagem, há duas opções: 1. Excluir essa expressão. 2. Trocá-la por “com firmeza”, por exemplo. Vale lembrar que, na expressão “frente a frente”, não se usa crase.
AGENTE/A GENTE. Com três sílabas (a-gen-te), o termo “agente” teve a ver com um “profissional” (Exemplo: José aposentou-se como policial militar.). Com o termo “a” separado da palavra “gente”, a expressão “a gente” equivale a “nós” (Exemplo: A gente se reuniu no último fim de semana.). Vale lembrar que essa expressão deve ser empregada em contexto informal.