DICA DO DIA (Nº 314): O CAMINHÃO

BASCULANTE. Com a sílaba inicial “bas”, a palavra “basculante” dá nome à “parte móvel nos veículos que se inclina para despejar a carga”. Esse vocábulo tem também o sentido de “caminhão equipado com esse aparelho”. Atenção: Não existem as formas variantes (grafia diferente e mesmo sentido) vasculante (com “vas”) e vasculhante (com “vas” e “lhante”).

ACONDICIONAR/CONDICIONAR. Com a sílaba inicial “a”, o verbo “acondicionar” quer dizer “embalar ou acomodar (objetos) para transporte” (Exemplo: No caminhão, os funcionários acondicionam a carga.). Com a sílaba inicial “con”, “condicionar” tem a ver com “condição” e significa “dar condição a, tornar dependente de condição” (Exemplo: O cantor condicionou a apresentação dele a um altíssimo cachê.).

CARROCERIA. Veja-se que se grafa “carroceria” com a sílaba “ce”. Esse vocábulo nomeia “a parte traseira de um veículo, geralmente aberta, que se destina a acomodar a carga”. Também correta, existe a forma variante “carroçaria” com a sílaba “ça”. Que se lembre de que formas variantes apresentam palavras com grafias diferentes e com mesmo sentido. No Brasil, a forma “carroceria” é mais empregada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *