PADRE-NOSSO. Com hífen, “Pai-Nosso” (Plural: Pais-Nossos) diz respeito ao nome da oração (A oração do Pai-Nosso). Com o mesmo sentido, existe a forma “Padre-Nosso” (Plural: Padres-Nossos). Sem o hífen, a expressão “Pai nosso” aparece no texto da oração. Isso porque se dirige a Deus (Exemplo: “Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome…”).
SACRISTÃO. Não há dúvida quando se pergunta o plural de sacristã: sacristãs. É importante dizer que sacristã pode se referir à “mulher do sacristão” ou à “mulher que auxilia o sacerdote, como o padre, na celebração da missa”. A dúvida sempre recai sobre o plural de sacristão: sacristãos ou sacristães? Essa resposta também é fácil: As duas formas de flexão de número estão corretas.
TERSOL/TERÇOL. Com a sílaba “sol”, a palavra “tersol” tem a ver com a “toalha com que o sacerdote enxuga suas mãos na missa” (Exemplo: O padre secou as mãos com o tersol.). Com a sílaba “çol”, o termo “terçol” refere-se a uma “pequena inflamação que geralmente ocorre na borda das pálpebras” (Exemplo: Voltei de Marilândia com terçol no olho esquerdo.).