MEL. Não há dúvida quando se pensa no coletivo de abelha: enxame. Observe-se que se escreve enxame com “x”, assim como se grafam enxada e enxaqueca. Ainda no universo das abelhas, destaca-se o plural de mel. Há duas formas de pluralizar esse termo: “méis” (com acento agudo) e “meles” (com a inclusão de “es”).
PÉ DE MOLEQUE. Os filhos certamente farão este pedido aos pais: Quero pé de moleque! Com o Novo Acordo Ortográfico, não se usam mais os hifens em “pé de moleque” (o doce). As crianças amam essa “variedade de doce de amendoim e açúcar”. Por esse motivo, elas comem seguidamente dois, três, quatro… pés de moleque (somente com o primeiro termo no plural).
BALAS SORTIDAS. Com a sílaba “sor”, a palavra “sortir” significa “abastecer(-se)” (Exemplo: Antes da pandemia, muitas famílias sortiram a despensa.). Quanto a “balas sortidas”, o termo “sortir” equivale a “misturar, variar” (balas sortidas = balas de diversos sabores). Com a sílaba “sur”, o vocábulo “surtir” quer dizer “dar como resultado, provocar” (Exemplo: A dieta não surtiu efeito.).