O que era tendência para uns, terapia para outros, se tornou para muitos uma gostosa necessidade! Cada vez mais, ter uma horta dentro do lar está na lista de desejo quando o assunto é casa e decoração. Além de contribuir com uma vida mais saudável, com o consumo de vegetais livres de agrotóxicos, e também ajudar na economia da casa, as plantas renovam a energia do lar.
E se engana quem pensa que para cultivar uma horta é preciso, necessariamente, morar em uma casa e ter um quintal. Independente do tamanho do imóvel, até mesmo nos apartamentos mais compactos, os profissionais de arquitetura e paisagismo tem encontrado grandes soluções para satisfazer esse desejo dos clientes.
” A procura por horta e ervas plantadas em casa aumentou muito. Primeiro que as pessoas estão investindo mais em área gourmet. Além disso, não só as mulheres cozinham, os homens também passaram a ter mais interesse por culinária e querem ter em mãos esses temperos e ervas” disse a paisagista Sínthia Ferrari, que destacou a procura por temperos e hortaliças como manjericão, alecrim, tomilho, sálvia, salsinha, cebolinha, cuentro e hortelã.
Mas para que a horta dure, a paisagista chama atenção para o local onde será feita. O primeiro ponto que Sínthia destaca é a luminosidade, já que os temperos necessitam de sol. Mas atenção, é preciso dosar, eles não aguentam sol o dia inteiro.
“O ideal é escolher um local que receba cerca de quatro horas de sol, por dia. Além disso, o solo tem que estar bem drenado. Não pode ser só aquela terra barrenta é preciso ter um substrato misturado, fazer uma camada usando argila, uma manta bidim e depois colocar a terra, porque são plantas que gostam de umidade, mas ao mesmo tempo não pode ter água encharcada, a água tem que passar drenar e ir embora”, orientou.
Outra atenção é com o vento, já que são plantas mais sensíveis. O ideal é estar em algum lugar que tenha uma parede de proteção que bloqueie o vento.
Somando todos esses cuidados, de um modo geral, os locais que costumam ser mais bem vindos para receber a horta é a cozinha, a área de serviço e a varanda indicou a profissional.
Agora que você já está por dentro de todas as dicas, fica mais fácil pensar em uma horta na sua casa, não é mesmo?!
Linda reportagem
Me interesso muito por médias e pequenas plantas de decoração. Frutíferas tbm. Chás. Sempre morei em casa e tenho praticamente uma floresta aqui com meus pais. Agora estou mudando pra um apto. E quero levar um pouquinho de tudo. Gostei muito desse artigo e queria ver muitos mais.