Já imaginou que seria possível construir um prédio de oito andares em apenas 100 dias? Pois esta já é uma realidade aqui no Brasil. Menos de três meses e meio foi tempo suficiente para a construção do primeiro prédio modular off-site do País.
A agilidade na execução do projeto se deve ao sistema construtivo que consiste na produção de módulos em ambiente industrial com posterior alocação no canteiro de obras.
Dos cem dias de construção do edifício Level, 80 foram dedicados à fabricação e 20 à acoplagem e instalação sobre a fundação. O empreendimento foi concluído em abril de 2021 com 3,3 mil m² na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina.
O prédio abriga a sede da empresa responsável pelo projeto, a BR3 (Brasil ao Cubo), além de dois andares destinados a áreas coworking com espaço de convivência.
Diferente de obras modulares tradicionais com containeres, o projeto do edifício Level utilizou a construção modular metálica 3D, que permite maiores dimensões e personalização do projeto.
Todas as estruturas da edificação foram fabricadas com aço. Foram utilizadas cerca de 500 toneladas de aço no projeto, o que equivale a 25% de todo o volume de material empregado na obra.
Além de ter viabilizado a construção em tempo recorde no Brasil, o sistema off-site ainda reduz a perda de materiais. A estimativa é que obras nesse modelo reduzem em até 10 vezes o desperdício. Além disso, a demanda sobre matérias primas e recursos naturais, como a água, tende a ser expressivamente menor.
Veja vídeo de como foi a produção na fábrica, o transporte e a instalação no canteiro de obras:
Confira outras imagens com detalhes do projeto
Quer entender mais sobre esse método obras de preza pela agilidade e pela economia? Já falei sobre este tema aqui na coluna no texto “Obra rápida e sem desperdício? A solução é optar por Sistemas construtivos industrializados“.
Bom dia,
Gostaria de ter mais informações sobre o sistema construtivo e custos.
Achei muito interessante.
Sou de Salvador e gostaria também de saber se é viável o frete para uma obra aqui .
Parabéns.
Atenciosamente,
André Kottler
Super prático, rápido, moderno e sem desperdício.
Espetáculo. Tem que avaliar a viabilidade no meu caso como investidor . Achei muito bacana essa modalidade.
Entedi às vantagens desse modelo construtivo, mas questiono o isolamento acústico e térmico, como funcionam as instalações hidrosanitarias? Qual a possibilidade de se fazer alterações e manutenção interna e na faixada? Gostaria de conhecer também o projeto elétrico e de climatização dos ambientes e etc.
Teria como fazer neste estilo de construção casas?
Desde já agradeço e fico no aguardo.
Incrível esta tecnologia ,vai modernizar a indústria de construção civil no país ,mais o mais importante é queos módulos serão reaproveitados em futuro distante caso o prédio ter que ser desmanchado para uma nova construção .