Oito andares em 100 dias: Conheça o primeiro prédio modular off-site do Brasil

Já imaginou que seria possível construir um prédio de oito andares em apenas 100 dias? Pois esta já é uma realidade aqui no Brasil. Menos de três meses e meio foi tempo suficiente para a construção do primeiro prédio modular off-site do País.

A agilidade na execução do projeto se deve ao sistema construtivo que consiste na produção de módulos em ambiente industrial com posterior alocação no canteiro de obras.

Etapa de acoplagem e instalação dos módulos. Foto: Divulgação / BR3

Dos cem dias de construção do edifício Level, 80 foram dedicados à fabricação e 20 à acoplagem e instalação sobre a fundação. O empreendimento foi concluído em abril de 2021 com 3,3 mil m² na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina.

O prédio abriga a sede da empresa responsável pelo projeto, a BR3 (Brasil ao Cubo), além de dois andares destinados a áreas coworking com espaço de convivência.

Edifício Level já finalizado. Foto: Divulgação / BR3

Diferente de obras modulares tradicionais com containeres, o projeto do edifício Level utilizou a construção modular metálica 3D, que permite maiores dimensões e personalização do projeto.

Todas as estruturas da edificação foram fabricadas com aço. Foram utilizadas cerca de 500 toneladas de aço no projeto, o que equivale a 25% de todo o volume de material empregado na obra.

Interior do prédio. Foto: Divulgação / BR3

Além de ter viabilizado a construção em tempo recorde no Brasil, o sistema off-site ainda reduz a perda de materiais. A estimativa é que obras nesse modelo reduzem em até 10 vezes o desperdício. Além disso, a demanda sobre matérias primas e recursos naturais, como a água, tende a ser expressivamente menor.

Veja vídeo de como foi a produção na fábrica, o transporte e a instalação no canteiro de obras:

Confira outras imagens com detalhes do projeto

Fotos: Divulgação / BR3

Quer entender mais sobre esse método obras de preza pela agilidade e pela economia? Já falei sobre este tema aqui na coluna no texto “Obra rápida e sem desperdício? A solução é optar por Sistemas construtivos industrializados“.

19 Respostas para “Oito andares em 100 dias: Conheça o primeiro prédio modular off-site do Brasil

  1. Bom dia,
    Gostaria de ter mais informações sobre o sistema construtivo e custos.
    Achei muito interessante.
    Sou de Salvador e gostaria também de saber se é viável o frete para uma obra aqui .
    Parabéns.
    Atenciosamente,
    André Kottler

  2. Super prático, rápido, moderno e sem desperdício.
    Espetáculo. Tem que avaliar a viabilidade no meu caso como investidor . Achei muito bacana essa modalidade.

  3. Entedi às vantagens desse modelo construtivo, mas questiono o isolamento acústico e térmico, como funcionam as instalações hidrosanitarias? Qual a possibilidade de se fazer alterações e manutenção interna e na faixada? Gostaria de conhecer também o projeto elétrico e de climatização dos ambientes e etc.

  4. Incrível esta tecnologia ,vai modernizar a indústria de construção civil no país ,mais o mais importante é queos módulos serão reaproveitados em futuro distante caso o prédio ter que ser desmanchado para uma nova construção .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *