Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google acaba de inaugurar um novo campus com foco em sustentabilidade. O local abriga a maior instalação geotérmica da América do Norte e conta com 90 mil painéis solares, além de parques eólicos.
A nova estrutura está localizado em Bayview, na Califórnia, Estados Unidos. O projeto foi concluído nove anos após o seu anúncio, em meados de 2013.
Este é o primeiro campus desenvolvido completamente pela empresa, que se comprometeu a operar integralmente com energia livre de carbono até 2030. A expectativa é que este campus ajude a alcançar esse objetivo.
Os 90 mil painéis solares instalados no teto da construção têm capacidade de fornecer 40% da necessidade energética dos novos escritórios. O abastecimento de energia para a operação da sede, totalmente elétrica, também serão obtidos através de parques eólicos.
Assim os sistemas de controle térmico operam sem o consumo de combustíveis fósseis para resfriar ou aquecer todo o local. Bombas absorvem o calor do solo durante o inverno e enviam calor para o solo no verão. Além disso, ainda há redução de 90% na quantia de água utilizada para o resfriamento.
O edifício ainda explora tecnologias arquitetônicas, como persianas automatizadas, para explorar ao máximo a iluminação natural durante o dia, e sistema de ventilação que aproveita 100% do ar externo.
Segundo o Google, para o desenvolvimento do projeto, os funcionários foram consultados sobre o que desejariam ter em um ambiente de trabalho. O levantamento constatou que os colaboradores se sentem mais felizes, produtivos e criativos quando se reúnem em equipe, embora precisem de espaços com proteção acústica para manter o foco. Assim, foram desenvolvidas separadamente espaços de reunião e áreas de foco e de colaboração.