Um colar de pérolas. Este é o formato de uma ilha, nomeada The Pearl, que é considerada uma joia da arquitetura e da engenharia. Localizada em Doha, capital do Catar, é um dos maiores empreendimentos imobiliários do Golfo Pérsico.
“A Pérola” é uma ilha artificial, ou seja, foi projetada e construída pelo homem. Em sua área de 14 km², reúne residências, hotéis luxuosos, shoppings, estabelecimentos gastronômicos e atrações turísticas variadas para entreter os visitantes.
O nome, assim como todo o conceito do projeto, se baseia na história da região. Antes do fortalecimento da extração de petróleo, o Catar havia sido um dos maiores exportadores de pérolas do mundo e onde a ilha foi construída era um dos principais locais no País onde era localizadas as pedras preciosas.
Os distritos e suas referências de arquitetura
The Pearl é dividida em doze distritos com características distintas, cada um seguindo referências de um estilo de arquitetura. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:
- Abraj Quartier: Onde estão localizadas os dois prédios mais altos de The Pearl, cada torre com 42 andares. É uma localização prestigiada que oferece espaços comerciais, pódios de estacionamento com oito níveis e um restaurante renomado.
- Beach Villas: É uma distrito residencial com amplas moradias com vista para o mar. A arquitetura é inspirada nos designs francês, italiano e espanhol.
- Costa Malaz: O distrito conta com uma variedade de moradias localizadas perto ou ao longo das margens da praia com estilo que remete a ilhas tropicais.
- Floresta Gardens: Sua característica única é o seu layout concêntrico remete ao estilo do Coliseu em Roma, Itália. Os moradores têm acesso a uma praça central, um clube de lazer e centros de bem-estar.
- Giardino Village: Com várias moradias espaçosas e de luxo, é a pedida para quem busca um bairro privado. Abriga muitas atividades de lazer e esportivas.
- Isola Dana: Separada da ilha principal, o projeto prevê as propriedades mais exclusivas e palacianas de The Pearl, garantindo total privacidade e reclusão.
- Medina Centrale: Uma das principais áreas comerciais da ilha, conta com inúmeros estabelecimentos, que incluem um complexo de cinemas, centro de entretenimento e opções variadas de restaurantes.
- La Plage South: Consiste em arranjos circulares com grandes apartamentos.
- Perlita Gardens: É um condomínio fechado com paisagismo exuberante com casas espaçosas e um lago sereno de água salgada.
- Porto Arabia: Aposta no estilo de vida cosmopolita com uma grande variedade de opções de restaurantes e compras. Aqui está o principal porto de The Pearl.
- Qanat Quartier: A estrutura deste bairro foi inspirado em Veneza, na Itália, com vistas singulares e moradias próximas à água.
- Viva Bahriya: Um bairro mais descontraído, com uma faixa de areia branca acompanhada por águas calmas e tranquilas do mar. A arquitetura das construções tem inspiração marroquina.
Algum dos distritos atraiu mais a sua atenção? Me conte nos comentários!
Amei!! Nunca tinha ouvido falar!!