Com a tendência cada vez forte de integrar os ambientes e a maior vivência do lar pelas famílias, tem horas em que faz falta um espaço mais reservado para ficar sozinho e se concentrar em si mesmo. Seja para refletir, estudar ou trabalhar, algumas estratégias podem ser adotadas para conquistar mais privacidade dentro de casa.
Quando a vida íntima está sendo “invadida” por vizinhos ou pessoas que transitam pela rua, instalar cortinas e adotar plantas altas contribui para bloquear a visão do interior. Mas as vezes a perda do espaço privado ocorre na área interna.
Nesses casos, recorrer a objetos para delimitar áreas e ajustar a decoração, por exemplo, são meios simples de promover momentos privados.
Se sente falta de ter um tempo reservado para si e encontra dificuldades mesmo dentro de casa, confira essas cinco dicas que o Momento Décor preparou para você:
1. Utilize biombos
Os biombos são práticos, versáteis e funcionais no dia a dia. Na estética, dão um toque aconchegante ao ambiente. Além disso, podem cumprir diferentes funções: abertos bloqueando a visão, promovem a privacidade; já quando o objetivo é explorar a amplitude e abertura do espaço, podem ser dobrados e recolhidos.
2. Considere estantes vazadas
Elas não bloqueiam totalmente a visão, mas criam uma interferência e delimitam áreas. De madeira, metal ou o material que desejar, elas incrementam o décor e ainda criam área de armazenamento para livros, adornos e outros objetos.
3. Aposte em cobogós
Se o receio é que uma parede bloqueie a ventilação e a luminosidade, os cobogós podem ser a solução. Além de que não é necessário criar grandes fechamentos; eles podem ser utilizados para criar divisórias de ambientes discretas mas cheias de personalidade.
4. Decore uma área para contemplação
Se o propósito é ter um espaço para se concentrar em si, reserve um local da casa para isso. Pode ser uma área pequena, mas ambientada com tapete, almofada e outros itens que promovem o conforto e que são favoráveis para a reflexão.
5. Invista em isolamento acústico
Se alguém da casa gosta de ouvir som alto ou é um tanto barulhento, o isolamento acústico só tem a acrescentar na rotina na família. Para o responsável pelos barulhos, a vantagem é de poder continuar com suas atividades sem se preocupar em incomodar os outros. Por outro lado, o restante dos moradores não tem sem conforto interrompido.
Tem outras ideias de como conquistar mais privacidade dentro de casa? Me conte nos comentários!