Em uma cidade onde a arquitetura impressiona com arranha-céus entre os mais altos do mundo, incluindo o mais alto de todos, o Museu do Futuro de Dubai se destaca pelo seu design único, que rendeu a ele o reconhecimento como um dos 14 museus mais bonitos do mundo, segundo a National Geographic.
A construção tem o formato de um toro assimétrico revestido em aço e vidro com escritas em árabe ao longo de toda sua fachada. A estrutura projetada pelo arquiteto Shaun Killa foi inaugurada em fevereiro deste ano e representa a visão que Dubai tem do futuro.
As escritas em seu exterior são três linhas de poesia. A tradução para uma delas é “O futuro pertence a quem pode imaginá-lo, projetá-lo e executá-lo. Não é algo que se espera, mas que se cria.”
O Museu do Futuro de Dubai já se tornou um marco famoso da cidade. Chamado de “museu vivo”, ele explora como a sociedade pode evoluir nas próximas décadas usando ciência e tecnologia, incorporando elementos de exposições tradicionais, teatro imersivo e atrações temáticas.
O objetivo é permitir aos visitantes que desenvolvam o olhar para além do presente e em direção às possibilidades ilimitadas do futuro. Assim, contribuindo para uma humanidade melhor e uma economia global mais forte, mostrando como as soluções de próxima geração podem melhorar as vidas de todos.
De inteligência artificial a realidade aumentada, diferentes tecnologias revolucionárias são apresentadas ao público, que tem a oportunidade de se envolver. Cada andar do museu foi projetado como um cenário de filme expansivo e interativo, trazido à vida por contadores de histórias experientes, tecnólogos e artistas visionários.
Alguns dos temas abordados são mudanças climáticas e ecologia, o futuro das viagens espaciais, saúde, bem-estar e espiritualidade.
Veja mais fotos do museu
Ficou com vontade de conhecer o Museu do Futuro?