Quem for a cidade do Porto, em Portugal, não pode deixar de conhecer o mais novo atrativo nos arredores da cidade: o World Of Wine (WOW, que em português significa “mundo do vinho”). A arquitetura Tatiana Pradal esteve por lá este mês e compartilhou o seu olhar sobre o novo ponto turístico.
Inaugurado em 2020, o WOW começa a ganhar vida agora com a desaceleração da pandemia e promove uma imersão no mundo do vinho. Com vista para a Ponte Luis I, que é cartão postal da cidade, está localizado em Vila Nova de Gaia, em frente a cidade do Porto, da qual é separada pelo rio Douro.
O complexo conta com sete museus interativos e instagramáveis, entre elas o Wine Experience, o Cork Experience, o Porto Through the Ages, o Fashion & Design Museum e o History of Drinking Vessels. Abriga ainda doze restaurantes e cafés, lojas, uma escola de vinho, um espaço de exposições e vários locais para eventos.
O projeto é assinado pela Broadway Malyan, escritório de arquitetura com sede em Lisboa, com supervisão da arquiteta Margarida Caldeira.
“Uma das premissas do projeto foi a valorização da vista, que abrange vários cartões postais da cidade. Alguns galpões foram totalmente renovados e outros mais deteriorados foram mantidos somente as fachadas. Além de dois edifícios novos, com linguagem mais contemporânea, mas respeitando o entorno histórico do local”, relata a Tatiana Pradal.
Projeto do grupo The Fladgate Partnership – a quem pertencem grandes marcas de vinhos do Porto, de hotelaria, de restaurantes, de distribuição e de sustentabilidade -, o World of Wine foi construído em galpões desativados, em uma área de 55 mil m², constatou a arquiteta em sua pesquisa sobre o complexo. Com recursos próprios, o investimento foi de 100 milhões de euros e a estimativa é receber mais de 1 milhão de visitantes por ano.
“Detalhes do interior também chamam muita atenção, como uma parede toda em mármore entalhado formando uma grande parreira, o piso, a iluminação…As lojas, cafés e restaurantes com decoração impecável. Realmente incrível”, destaca Tatiana.
“O WOW já coleciona vários prêmios, e encanta não só os amantes do vinho, como os amantes da arquitetura! Fiquei encantada com o local, com o projeto e com as ideias empregadas nesse mais novo complexo cultural que a Europa ganhou através de Portugal”, acrescenta Pradal.
O acesso a praça central, restaurantes, cafés, lojas e ao mirante é livre. Para visitar os museus o ingresso individual custa 20 euros, mas existem pacotes para família ou para visitar mais de um museu.
Lindos registros 🤩