Com o objetivo de incentivar o contato das crianças com a natureza, considerando que vivem em uma região densamente povoada por casa e fábricas, uma escola infantil localizada na Ala Arakawa de Tóquio, no Japão, pensou seu projeto em torno de um elemento central: um jardim.
O Jardim de Infância Tomonoki-Himawari incentiva e aumenta a curiosidade e as atividades das crianças através de vários elementos de design.
Vendo que o ambiente do entorno de onde a instituição de ensino seria instalada, o escritório de arquitetura responsável pelo projeto, o Mamm Design decidiu criar um espaço que contribuísse para o crescimento da mente e do corpo das crianças, e onde os professores e as crianças pudessem se senti rodeados pela natureza.
Para isso, organizaram as salas de aula e a sala de jogos em torno de um jardim exuberante, verde e cheio de luz, criando um pátio que traz o exterior para dentro da escola.
Para corresponder às mudanças de desenvolvimento das crianças, foram criados diversos espaços, como salas de aula com diferentes alturas de teto, casinhas suspensas acima do pátio e corredores externos em loop para que as crianças possam ter uma variedade de espaços para brincar.
Além disso, os usos de cada espaço não foram definidos de antemão para dar aos professores e crianças a liberdade de desfrutar e usar os espaços de maneira que os beneficie.
Para estimular e enriquecer ainda mais a sensibilidade das crianças, toda a instalação é plantada tridimensionalmente de uma forma que mostra as quatro estações e as mudanças na vegetação. À medida que a natureza se transforma com as estações do ano, os insetos e pássaros que a vegetação atrai podem ser apreciados pelas crianças.