Com muitas curvas, repleta de natureza e espaços para se divertir e entreter. Nem parece a descrição de uma casa construída originalmente em torno de 1850, mas é. Um projeto de renovação e extensão elaborado pelo escritório australiano Austin Maynard Architects preservou a história do local ao mesmo tempo em que construiu um lar onde até adultos se divertem.
Localizado nas vibrantes ruas de Fitzroy, um bairro na cidade australiana de Melbourne, a residência nomeada King Bill é a “casa para sempre” de uma família “dinâmica e animada” de quatro pessoas.
Com rede onde as pessoas podem ficar suspensas no teto, caminho de vidro pelo jardim, áreas sociais amplas, espaços para contemplação e muito mais, não faltam opções de atividades
“Os espaços criados variam muito em natureza, permitindo assim que os usuários ocupem espaços que melhor se adaptem ao seu humor, em qualquer momento específico. O introvertido que quer se esconder e ler um livro em um espaço escuro; ou alguém que quer deslizar pelas paredes e estar no meio do jardim”, descreve o próprio escritório.
A residência conta com com terraço de dois andares, jardim e um pavilhão construído recentemente. Pela sua história e significado patrimonial, a fachada original do terraço foi mantida intacta. Um corredor envidraçado atravessa o jardim conectando a casa original ao novo pavilhão.
O projeto também buscou preservar o jardim oriental que estava escondido por trás de uma cerca. A casa e a estrutura foram meticulosamente projetadas para garantir que as árvores existentes permanecessem intactas durante toda a construção.
Além das áreas externas de interação com a natureza, os moradores também contam com ambientes que podem ser vivenciados de forma dinâmica e conforme o desejo de cada pessoa da família.