Espaço consagrado para momentos de convívio em família e amigos, a cozinha não se limita ao preparo de refeições. Em sintonia com as tendências de um novo morar, este ambiente se consolidou como um ponto de fuga dentro do lar e, por isso, precisa ser capaz de acolher os moradores e transmitir a atmosfera de refúgio em meio ao cotidiano.
Sob esta perspectiva, há tempos as formas orgânicas figuram como as preferidas para projetos que valorizam a harmonia. Agora, essa premissa também pode ser aplicada às cozinhas.
O charmoso toque curvilíneo surge em diferentes elementos, inclusive em elementos de destaques como móveis e bancadas. Através de laterais e cantos arredondados, valoriza-se um design orgânico.
Móveis e mobílias se destacam como grandes aliados na hora de compor projetos que favorecem o bem-estar e a circulação dentro do cômodo.
Armários com bordas arredondadas
Formas orgânicas promovem encaixe perfeito e aproveitamento total de todos os espaços. As opções de armários com bordas arredondadas são atemporais, robustas e otimizadas para projetos modernos. Além de trazerem uma importante sensação de amplitude e continuidade, eles também oferecem um amplo espaço de organização e armazenamento em seu interior.
Ilha com cantos arredondados
Cada vez mais presente nos projetos de cozinhas e áreas externas, a ilha gourmet pode ser considerada uma evolução do conceito de ‘cozinha americana’, na qual os ambientes são integrados a partir de um balcão entre a cozinha e a sala de estar ou sala de jantar.
Este estilo de bancada é uma excelente ideia para evitar que a pessoa que prepara a refeição fique de costas em relação ao restante da casa, como ocorre muitas vezes nas cozinhas tradicionais, onde a pessoa fica com o olhar voltado para a parede do frontão ou backsplash da pia.
Mais do que um mero apoio ou bancada de refeições, a ilha gourmet passou a ser projetada tanto para receber o fogão/cooktop quanto a pia – e quando há espaço, ela pode absorver tudo isso, agregando função, praticidade e sociabilidade.
“Obras de arte”
Para dar ainda mais personalidade ao ambiente, os móveis arredondados ganham status de obra de arte na cozinha. Esta forma escultural também pode ser utilizada nas ilhas centrais, deixando o layout do espaço mais fluido e sendo um excelente recurso tanto para o preparo das refeições, quanto para os momentos de confraternização.
O que achou? Você ousaria com a marcenaria curvilínea na sua cozinha? Me conte nos comentários!