“Uma oportunidade única de expressar uma imagem de criatividade e inovação, enraizada no senso de lugar.” Foi a partir desse pensamento a respeito da Copa do Mundo, evento global com audiência superior a três bilhões de pessoas, que se desenvolveu o projeto do Estádio Lusail, que irá sediar a final da competição deste ano no Catar.
Além da partida que irá definir o campeão do mundo de 2022, o estádio será palco da cerimônia de abertura e de outros dez jogos. A instalação tem capacidade para um público de 80 mil pessoas.
O projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Foster + Partners teve como base o patrimônio climático e cultural do Catar. A fachada apresenta aberturas triangulares que reforçam visualmente a grade estrutural da bacia e formam uma tela perfurada para fornecer sombra e filtrar a luz nos saguões internos.
As fachadas de alto desempenho e um design inovador da cobertura reduzem o consumo de energia do estádio. As tecnologias de resfriamento ao ar livre são usadas para maximizar o conforto interno. Dessa forma, o projeto obteve uma classificação de cinco estrelas no Global Sustainability Assessment System.
Brincando com escala e geometria de forma elegante, o Estádio Lusail será um símbolo duradouro do legado pós-Copa do Mundo no Catar. A pureza e a simplicidade da forma do estádio o tornam uma adição icônica ao horizonte da cidade.
O estádio foi concebido como uma peça central singular e unificada no coração da nova cidade, nomeada Luisal, que abrigará quase meio milhão de pessoas quando estiver totalmente construída. A construção desempenhará um papel fundamental no futuro da cidade. Localizado no final da grande avenida, o estádio faz parte da visão urbana da cidade.