Você já ouviu falar de Neuroarquitetura?
A arquiteta Bruna Sardinha, especialista na área de arquitetura comercial e corporativa. Bruna defende a ideia do significado dos ambientes, assim como eles são potenciais influenciadores no comportamento e qualidade de vida das pessoas.
“A Neuroarquitetura para muitos é um termo recente e pouco conhecido, porém, já faz parte da vida dos profissionais da arquitetura há bastante tempo. Ele simplifica a soma de duas ciências muito importantes para a sociedade: neurociência e arquitetura, responsável por nos ajudar a compreender como os ambientes podem influenciar no comportamento humano.
Considerando que passamos no mínimo 8 horas por dia dentro dos escritórios ou espaços de trabalho, os ambientes corporativos precisam ser projetados com muita responsabilidade e preocupação com a saúde e bem-estar dos usuários daquele espaço. Um olhar mais cuidadoso e técnico na escolha das texturas e cores, no tipo de iluminação e na escolha dos mobiliários, visando poder influenciar diretamente na produtividade e resultados das empresas.
O projeto corporativo, quando pautado na Neuroarquitetura, precisa cumprir a função de promover a felicidade e conforto para os colaboradores. Quando estamos felizes e confortáveis estimulamos a produção de hormônios e liberação de neurotransmissores importantíssimos para a cognição, memória, raciocínio e concentração.
Além disso, precisamos considerar que o projeto corporativo se trata de um projeto comercial, pois, além de cumprir a função de “ambiente de trabalho”, também carrega o conceito, posicionamento e branding da empresa. Sendo assim, fica atribuída à função do arquiteto, estudar como tudo isso será transmitido através do projeto e ambientação dos espaços.
Ao contrário do que muitos acham sobre a Neuroarquitetura, não se trata apenas da escolha de paleta de cores, isso na realidade é uma pequena parcela, apenas uma variável ambiental que conseguimos utilizar como ferramenta para projetar. Além das cores, temos a iluminação natural e artificial, formato dos mobiliários, adornos, revestimentos e tudo que compõe o espaço, aromas, texturas, sons, biofilia e um mundo de possibilidades para a personalização dos espaços, por exemplo.
Hoje, com a tecnologia que temos, todos esses materiais de altíssima qualidade, nós conseguimos oferecer muitas resoluções ambientais com poucas intervenções nos espaços. Tecidos acústicos, pisos e revestimentos de parede que aquecem e resfriam, iluminação artificial que imita a iluminação natural, automatização dessa iluminação e dos sons presentes no ambiente, existe uma infinidade de materiais e soluções que nos auxiliam na nossa função.
Uma empresa carrega consigo sua visão, missão e valores, quanto mais compreendemos como tudo isso é vivido dentro dessa empresa, mais repertório nós temos para criar ambientes que consigam traduzir isso.
Somando o conhecimento do arquiteto sobre a empresa projetada ao conhecimento do comportamento humana e Neuroarquitetura, temos projetos corporativos que transmitem essência e experiência positiva, sendo tudo que uma empresa precisa.”