Viva Magenta – Cor do ano Pantone 2023

Foto: Divulgação Pantone

Um assunto que vem ganhando cada vez mais visibilidade nas últimas semana, foi a divulgação da cor do ano Pantone 2023, denominada VIVA MAGENTA. 

Mas você á parou para pensar em como essa cultura surgiu e ganhou tanta força durante o passar dos anos?

Foto: Divulgação Pantone

Quando começou?

Em 1999 a Pantone iniciou um programa educacional de cores com o objetivo de engajar a comunidade de designs e entusiastas de cor mundo afora. Relacionando cultura e cor.

Quem decide a cor do ano Pantone?

Para chegar em um consenso, um time global de experts em cores do Pantone Color Institute busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo. Incluindo na pesquisa, indústria do entretenimento e produção de filmes, coleções, exposições de artes, moda e todas as áreas do design. As influências podem vir de novas tecnologias, matérias-primas e texturas.

A verdade é que a inspiração pode vir de todas as coisas que acontecem durante o ano todo, resultando em uma nova fonte o ano todo. 

Foto: Divulgação

Como acontece a rotina do processo seletivo?

O processo é meticuloso, envolve uma análise cuidadosa de tendências e a pesquisa é conduzida ao longo do ano. No posicionamento, escolha é feito de forma autentica e nenhum dos profissionais chega na reunião sobre a cor do ano Pantone com viés comercial ou com preferências pessoais. Cada um se coloca aberto a novas cores com o lema “nós amamos a todas as cores de forma igual” 

A cor selecionada para ser a  Cor do Ano Pantone é maior do que uma região ou um setor do design. É uma cor que veremos cruzar todas as áreas do design, uma cor que serve para a expressão de um mood ou de uma atitude por parte dos consumidores, uma cor que irá reverberar em todo o mundo, uma cor que reflete o que as pessoas estão buscando, uma cor que pode ser a resposta em relação àquilo que elas estão buscando e necessitando.

Por que a cor do ano é importante?

A Cor do Ano Pantone mostra para as empresas que a cor é um fator predominante de decisão de consumo de algo ou não. Para o consumidor a cor oferece uma impressão consciente que só se dá através do uso da cor. Num dia qualquer, as cores que você escolhe para usar afetam o seu humor e o seu desejo de ser percebido pelos outros. Cor é uma parte importante da nossa linguagem e de como nos apresentamos para o mundo.

 

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