O objetivo é tornar a geração de energia solar ainda mais sustentável e eficiente, o estudante de engenharia elétrica Carvey Maigue criou um painel solar que capta a luz ultravioleta que atravessa as densas coberturas de nuvens, garantindo geração de energia mesmo sem a incidência direta de luz.
Batizados como AuReus painéis tem outra característica sustentável: Um dos componentes mais importantes da invenção é derivado de resíduos orgânicos de frutas e vegetais reciclados.
Os testes preliminares apontam que os painéis solares podem produzir energia em quase 50% do tempo, Com a invenção, Maigue recebeu o Prêmio de Sustentabilidade do James Dyson Awards, premiação da Fundação Dyson para inventores.
Maigue explicou que a ideia dos painéis surgiu quando seus óculos, que reage à luz do sol, escureceram em um dia nublado e chuvoso. A luz ultravioleta ainda é existente nos dias sem sol, as placas convencionais só conseguem absorver a luz direta.
Os painéis podem ser aplicados em janelas ou fachadas A estratégia tem o objetivo de transformar qualquer edifício em um gerador solar, capturando os raios UV que refletem nas calçadas e nos edifícios ao redor.